- No app Utilitário de Disco do Mac, selecione um volume na barra lateral e clique no botão Particionar na barra de ferramentas.
- Clique no botão Adicionar abaixo do gráfico de pizza.
- Leia as informações no diálogo exibido e clique em Adicionar Partição.
- Digite um nome para o volume no campo Nome.
Se é um utilizador de Mac que necessita de utilizar o Windows para fins profissionais ou outros, poderá estar a pensar como instalar o Windows no seu Mac. Uma opção é utilizar o Boot Camp, um utilitário incorporado que permite particionar o disco rígido e instalar o Windows numa partição separada. Eis como o fazer:
Passo 1: Verificar a compatibilidade do seu Mac
Antes de começar, certifique-se de que o seu Mac é compatível com o Boot Camp. Pode encontrar uma lista de modelos de Mac suportados no sítio Web da Apple.
Passo 2: Faça uma cópia de segurança dos seus ficheiros
Particionar o disco rígido pode potencialmente causar perda de dados, pelo que é importante fazer uma cópia de segurança de todos os seus ficheiros importantes antes de prosseguir.
Passo 3: Descarregar o ficheiro ISO do Windows
Vai precisar de um ficheiro ISO do Windows para instalar o Windows no seu Mac. Pode descarregar o ficheiro ISO directamente do site da Microsoft.
Passo 4: Abrir o Boot Camp Assistant
O Boot Camp Assistant é um utilitário incorporado no seu Mac que o guia através do processo de particionamento do seu disco rígido e instalação do Windows. Pode encontrá-lo na pasta Utilitários dentro da pasta Aplicações.
Passo 5: Particionar o disco rígido
Siga as instruções apresentadas no ecrã para particionar o disco rígido. Terá de escolher o tamanho da partição onde irá instalar o Windows, e o Assistente do Boot Camp irá criar uma partição separada para o Windows.
Passo 6: Instalar o Windows
Assim que o disco rígido estiver particionado, o Assistente do Boot Camp pedir-lhe-á que insira o disco de instalação do Windows ou a unidade USB. Siga as instruções no ecrã para instalar o Windows no seu Mac.
Como executar programas do Windows no Mac M1
Se tiver um Mac novo com um chip M1, poderá ter dificuldade em executar programas do Windows utilizando o Boot Camp. No entanto, existem outras opções. Uma delas é utilizar software de virtualização como o Parallels ou o VMware Fusion, que permite executar o Windows e programas do Windows numa máquina virtual no Mac.
Como utilizar o Wine no Mac
O Wine é uma camada de compatibilidade gratuita e de código aberto que permite executar programas do Windows no Mac sem instalar o Windows. Para utilizar o Wine, terá de instalar o XQuartz e, em seguida, transferir e instalar o Wine a partir do sítio Web do Wine. Assim que o Wine estiver instalado, pode fazer duplo clique no ficheiro .exe de um programa Windows para o executar no Mac.
Também pode perguntar como executar um programa com o Wine?
Para executar um programa com o Wine, basta fazer duplo clique no respectivo ficheiro .exe. O Wine irá iniciar o programa na sua camada de compatibilidade, permitindo-lhe utilizar o programa no seu Mac.
Quanto custa a licença do Pacote Office?
O custo de uma licença do Microsoft Office varia consoante a versão que escolher. Por exemplo, o Microsoft 365 Personal, que inclui o Word, Excel, PowerPoint e outros programas, custa $69,99 por ano. O Microsoft 365 Family, que pode ser partilhado por um máximo de seis pessoas, custa 99,99 dólares por ano.
Como formatar o Mac?
Para formatar o Mac, terá de apagar o disco rígido e reinstalar o macOS. Para fazer isso, reinicie o Mac e mantenha pressionado Command + R para entrar no modo de recuperação. A partir daí, seleccione o Utilitário de Disco e escolha o disco rígido que pretende formatar. Clique no botão Apagar e siga as instruções no ecrã para apagar o disco rígido. Assim que o disco rígido for apagado, pode reinstalar o macOS.
Para alternar entre o Windows e o Mac no Boot Camp, siga estes passos:
1. Reinicie o seu Mac e mantenha premida a tecla Option.
2. Quando aparecer o ecrã de selecção do disco de arranque, seleccione o volume do Windows ou do Mac OS X.
3. prima Enter ou clique no botão de seta para iniciar o sistema operativo seleccionado.
4. Para voltar ao outro sistema operativo, reinicie o Mac e mantenha premida a tecla Option novamente e, em seguida, seleccione o outro volume.
Para que um disco rígido externo funcione tanto no Mac como no Windows, é necessário formatá-lo utilizando o sistema de ficheiros exFAT. Isto permite que a unidade seja lida e escrita por ambos os sistemas operativos. Pode formatar a unidade utilizando o Utilitário de Disco no Mac ou a Gestão de Disco no Windows. Tenha em mente que a formatação da unidade apagará todos os dados nela contidos, portanto, certifique-se de fazer backup de todos os arquivos importantes antes de continuar.
Para criar uma pen USB de arranque para o Mac, pode seguir estes passos:
1. Insira uma unidade flash USB no seu Mac.
2. Abra a aplicação Utilitário de Disco a partir da pasta Aplicações > Utilitários.
3. seleccione a unidade USB na lista de unidades disponíveis no lado esquerdo.
4. Clique no botão “Apagar” e escolha “Mac OS Extended (Journaled)” como formato.
5. Dar um nome à unidade USB e clicar no botão “Erase” (Apagar) para a formatar.
6. Descarregar o instalador do macOS a partir da App Store.
7. Abra o Terminal a partir da pasta Aplicações > Utilitários.
8. Digite o seguinte comando: sudo /Applications/Install macOS Mojave.app/Contents/Resources/createinstallmedia –volume /Volumes/Untitled — /Applications/Install macOS Mojave.app
9. Substitua “Mojave” pelo nome da versão do macOS que descarregou.
10. Prima Enter e introduza a sua palavra-passe de administrador quando solicitado.
11. Aguarde que o processo termine, o que pode demorar vários minutos.
Uma vez criada a pen USB de arranque, pode utilizá-la para instalar o macOS noutro Mac ou para iniciar o modo de recuperação.