Um ambiente de trabalho desordenado pode ser esmagador e tornar difícil encontrar rapidamente o que precisa. No entanto, apagar ficheiros ou pastas pode nem sempre ser a melhor solução, especialmente se precisar de os guardar para referência futura. Felizmente, existem várias formas de retirar ficheiros do ambiente de trabalho sem os eliminar.
Uma opção é criar uma pasta na área de trabalho e mover todos os seus arquivos e pastas para ela. Para tal, clique com o botão direito do rato na área de trabalho e seleccione “Nova pasta”. Dê um nome à pasta e arraste e largue nela todos os ficheiros e pastas que pretende manter. Isto ajuda-o a manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, ao mesmo tempo que pode aceder aos seus ficheiros sempre que precisar deles.
Se quiser ir mais longe, pode criar subpastas dentro da pasta principal para categorizar ainda mais os seus ficheiros. Por exemplo, pode criar subpastas para documentos, imagens, música e vídeos. Desta forma, será mais fácil encontrar o que procura e manterá o ambiente de trabalho livre de desordem.
Outra opção é utilizar a pasta “Ambiente de trabalho” na sua pasta de utilizador. Esta pasta contém todos os itens que aparecem no seu ambiente de trabalho e pode aceder-lhe abrindo o Explorador de Ficheiros e navegando para “C:Utilizadores[O seu nome de utilizador]Desktop”. A partir daqui, pode mover ficheiros e pastas para fora da pasta Ambiente de Trabalho sem os apagar. Isto é especialmente útil se tiver vários utilizadores no seu computador e quiser manter os itens do ambiente de trabalho separados.
Para colocar ícones no ambiente de trabalho do Windows 11, basta clicar com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e seleccionar “Novo” e depois “Atalho”. Siga as instruções para criar um atalho para o programa ou ficheiro pretendido. Também é possível arrastar e largar ficheiros e pastas no ambiente de trabalho para criar atalhos.
Para colocar um ícone numa pasta, basta arrastar e largar o ícone na pasta pretendida. Também pode clicar com o botão direito do rato na pasta e seleccionar “Novo” e depois “Atalho” para criar um atalho para a pasta no ambiente de trabalho.
Para aceder ao ambiente de trabalho através do teclado do Windows 10, basta premir a tecla Windows + D. Isto minimiza todas as janelas abertas e leva-o para o ambiente de trabalho.
Para entrar no ambiente de trabalho no Windows 10, basta clicar no mosaico “Ambiente de trabalho” no menu Iniciar ou premir a tecla Windows + D. Isto leva-o para o ambiente de trabalho onde pode aceder aos seus ficheiros e pastas.
Em conclusão, existem várias formas de retirar ficheiros do ambiente de trabalho sem os eliminar. Criar uma pasta no ambiente de trabalho, utilizar a pasta Ambiente de trabalho na pasta de utilizador e organizar os ficheiros em subpastas são métodos eficazes. Além disso, é fácil colocar ícones no ambiente de trabalho e em pastas e pode aceder rapidamente ao ambiente de trabalho utilizando os atalhos do teclado ou o menu Iniciar. Ao manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, pode aumentar a sua produtividade e reduzir o stress.
Os ícones são pequenas imagens ou símbolos que representam um ficheiro, pasta, aplicação ou atalho no ambiente de trabalho. Alguns exemplos de ícones incluem a lixeira, pastas de arquivos, aplicativos de e-mail e navegadores da Web.
Para abrir um novo ambiente de trabalho a partir do teclado, pode utilizar a tecla de atalho “Tecla Windows + Ctrl + D”.
Um sinónimo da palavra “ícone” é “atalho”.