Usar um software de terceiros Uma das maneiras mais fáceis de ler um HD formatado para Mac no Windows é usar um software de terceiros como o MacDrive. O MacDrive é um software popular que permite ao Windows ler e gravar em unidades formatadas em HFS+. O software é fácil de usar e vem com muitos recursos, como reparo de disco, gerenciamento de disco e muito mais. No entanto, o MacDrive não é um software gratuito e é necessário comprá-lo para o utilizar.
Outra opção para ler um HD formatado para Mac no Windows é usar uma máquina virtual. Uma máquina virtual é um software que permite executar um sistema operativo diferente no seu PC. Pode instalar uma máquina virtual como o VMware ou o VirtualBox no seu PC Windows e depois instalar o Mac OS. Depois de ter o Mac OS a funcionar na máquina virtual, pode ligar o seu disco rígido formatado para Mac à máquina virtual e aceder aos seus ficheiros.
Utilizar um serviço de armazenamento na nuvem Se não quiser instalar qualquer software no seu PC, pode utilizar um serviço de armazenamento na nuvem, como o Google Drive ou o Dropbox. Pode carregar os ficheiros do seu HD formatado para Mac para o serviço de armazenamento na nuvem e depois aceder-lhes a partir do seu PC Windows. No entanto, este método requer uma ligação à Internet e é necessário ter espaço de armazenamento suficiente na sua conta de armazenamento na nuvem.
Utilizar uma ferramenta de conversão de ficheiros Se tiver alguns ficheiros a que precisa de aceder a partir do seu HD formatado para Mac, pode utilizar uma ferramenta de conversão de ficheiros como o HFSExplorer. O HFSExplorer é um software gratuito que permite aceder a unidades formatadas em HFS+ no Windows. No entanto, só permite ler ficheiros da unidade e não é possível escrever ficheiros na unidade.
Em conclusão, existem diferentes formas de ler um HD formatado para Mac no Windows. Pode utilizar um software de terceiros como o MacDrive ou uma máquina virtual. Também pode utilizar um serviço de armazenamento na nuvem ou uma ferramenta de conversão de ficheiros como o HFSExplorer. Independentemente do método escolhido, certifique-se de que faz uma cópia de segurança dos seus dados antes de tentar aceder aos mesmos a partir de um sistema operativo diferente.
Claro, Ali. Pode criar uma partição do Windows no seu Mac utilizando o Assistente do Boot Camp incorporado. Aqui estão os passos:
1. Abra o Boot Camp Assistant (pode encontrá-lo na pasta Utilities dentro da pasta Applications).
2. Clique em Continuar e seleccione o ficheiro ISO do Windows que pretende utilizar para instalar o Windows.
Escolha o tamanho da partição do Windows (pode ajustar o controlo deslizante para atribuir mais ou menos espaço).
4. Clique em Instalar para iniciar o processo de particionamento.
5. Siga as instruções no ecrã para concluir a instalação do Windows.
Depois de ter criado a partição do Windows, pode alternar entre o macOS e o Windows reiniciando o Mac e mantendo premida a tecla Opção. Isto irá abrir o Gestor de Arranque, onde pode seleccionar o sistema operativo que pretende utilizar.
Para aceder a um servidor de ficheiros, é necessário ter o endereço de rede do servidor e as credenciais de início de sessão. Assim que tiver estas informações, pode ligar-se ao servidor utilizando o explorador de ficheiros do seu computador. No Windows, abra o Explorador de ficheiros e clique em “Rede”. A partir daí, pode navegar para o servidor e introduzir as suas credenciais de início de sessão para aceder aos ficheiros. Se estiver a ter dificuldades em ligar-se ao servidor, poderá ter de contactar o administrador do servidor para obter assistência.
Para mapear uma unidade de rede do Windows num Mac, siga estes passos:
1. Abra o Finder no seu Mac.
2. No menu do Finder, seleccione “Ir” e depois “Ligar ao servidor”.
No campo “Endereço do servidor”, introduza o endereço IP ou o nome de anfitrião do computador Windows ao qual pretende ligar.
Clique no botão “+” para adicionar o servidor à sua lista de servidores favoritos.
5. Clique em “Connect” (Ligar) e introduza o nome de utilizador e a palavra-passe do computador Windows.
6. Seleccione a pasta ou unidade partilhada que pretende mapear e clique em “OK”.
7. A pasta ou unidade partilhada aparecerá agora no Finder em “Partilhada” na barra lateral.
Também pode definir a unidade mapeada para ser montada automaticamente quando iniciar sessão no Mac, adicionando-a aos itens de arranque.