Uma imagem ISO é um arquivo que contém uma cópia completa de um CD, DVD ou disco Blu-ray. É um formato popular para distribuição de software, instalação de jogos e backup do sistema. Se descarregou um ficheiro ISO e pretende instalá-lo no seu PC, aqui está um guia passo-a-passo para o ajudar a começar.
Passo 1: Descarregar um emulador ISO Para instalar uma imagem ISO no seu PC, precisa de um emulador ISO. Existem muitos programas emuladores de ISO gratuitos e pagos disponíveis na internet. Alguns dos mais populares incluem Daemon Tools, MagicISO e PowerISO. Pode descarregar qualquer um destes programas a partir dos seus sites oficiais.
Depois de ter descarregado o emulador ISO, faça duplo clique no ficheiro de instalação para iniciar o processo de instalação. Siga as instruções no ecrã para concluir a instalação. Após a conclusão da instalação, deverá ver um novo ícone no seu ambiente de trabalho ou no menu Iniciar.
Passo 3: Montar a imagem ISO
Para instalar a imagem ISO, é necessário montá-la primeiro. Clique com o botão direito do rato no ficheiro de imagem ISO e seleccione “Montar” no menu de contexto. O programa emulador ISO irá então criar uma unidade de CD/DVD virtual e montar o ficheiro de imagem ISO nela. Deverá ser possível ver o conteúdo da imagem ISO no Explorador de Ficheiros.
Passo 4: Instalar o software
Uma vez montada a imagem ISO, pode instalar o software tal como faria a partir de um disco CD/DVD físico. Faça duplo clique no ficheiro de instalação e siga as instruções apresentadas no ecrã para concluir a instalação. Após a conclusão da instalação, pode desmontar a imagem ISO clicando com o botão direito do rato na unidade virtual e seleccionando “Ejectar”.
Além disso, se pretender abrir um ficheiro ISO no telemóvel, pode utilizar uma aplicação emuladora de ISO, como o WinZip, o RAR ou o 7Zip. Estas aplicações permitem-lhe extrair os ficheiros da imagem ISO e visualizá-los no seu telemóvel.
Quando se trata do melhor emulador ISO, depende realmente das suas preferências e necessidades pessoais. O Daemon Tools e o PowerISO são escolhas populares porque oferecem uma vasta gama de funcionalidades e suportam vários formatos de ficheiros.
Para abrir uma imagem ISO no Windows 10, basta clicar com o botão direito do rato no ficheiro ISO e seleccionar “Montar” no menu de contexto. O Windows 10 tem um emulador ISO integrado que permite montar imagens ISO sem a necessidade de software de terceiros.
Se quiser converter um ficheiro de imagem de disco de um formato para outro, pode utilizar um conversor de imagens de disco como o AnyToISO ou o ImgBurn. Estes programas permitem-lhe converter ISO, BIN, DMG e outros formatos de imagem de disco entre si.
Finalmente, para gravar um ficheiro ISO num disco rígido externo, é necessário utilizar um software de gravação de discos como o Nero ou o ImgBurn. Insira o disco rígido externo, abra o software de gravação de discos, seleccione o ficheiro ISO e siga as instruções no ecrã para gravar a imagem ISO no disco rígido externo.
Em conclusão, a instalação de uma imagem ISO no seu PC é um processo simples que requer um programa emulador ISO e alguns passos fáceis. Com este guia, você deve ser capaz de instalar qualquer imagem ISO no seu PC e desfrutar do software ou jogo que ela contém.
Claro, aqui estão os passos para criar uma pen USB de arranque a partir de uma imagem ISO:
1. Primeiro, é necessário inserir uma pen USB no seu computador.
2. Em seguida, descarregue e instale uma ferramenta gratuita, como o Rufus, o UNetbootin ou o Etcher, que lhe permitirá criar um USB de arranque a partir de uma imagem ISO.
Abra a ferramenta que descarregou e seleccione o ficheiro ISO que pretende utilizar.
Escolha a unidade USB que pretende utilizar como dispositivo de arranque.
5. Verifique se as definições da ferramenta estão correctas, como o sistema de ficheiros e o esquema de partições.
6. Clique no botão “Start” (Iniciar) para iniciar o processo de criação da pen USB de arranque.
7. Aguarde a conclusão do processo, que pode demorar vários minutos, dependendo do tamanho do ficheiro ISO e da velocidade do seu computador.
8. Quando o processo estiver concluído, pode remover com segurança a pen USB do seu computador.
É isso mesmo! Agora tem uma pen USB de arranque que pode usar para instalar o sistema operativo ou software a partir do ficheiro ISO.
Para gravar uma imagem img numa pen USB, é necessário criar uma unidade USB de arranque utilizando um software como o Rufus ou o Universal USB Installer. Primeiro, insira a sua pen USB no computador e inicie o software. Em seguida, seleccione o ficheiro de imagem img e a unidade USB como dispositivo de destino. Por fim, clique no botão “Start” (Iniciar) para iniciar o processo de gravação. Quando o processo estiver concluído, pode utilizar a unidade USB para arrancar o seu computador.