O Ubuntu é um sistema operativo popular de código aberto que oferece uma interface fácil de utilizar e uma vasta gama de aplicações pré-instaladas para aumentar a produtividade. Se é um utilizador do Windows 7 que pretende mudar para o Ubuntu, pode instalar os dois sistemas operativos lado a lado utilizando uma configuração de arranque duplo. Isto permite-lhe escolher o sistema operativo a executar sempre que iniciar o computador.
Passo 1: Criar um USB ou DVD inicializável
Para instalar o Ubuntu, você precisará criar um USB ou DVD inicializável. Baixe o arquivo ISO do Ubuntu do site oficial e use uma ferramenta como o Rufus para criar um USB inicializável ou gravar o arquivo ISO em um DVD.
Antes de instalar o Ubuntu, precisa de criar espaço livre no seu disco rígido para instalar o Ubuntu. Para isso, pode usar a ferramenta de Gestão de Disco no Windows para reduzir a partição do Windows. Clique com o botão direito do rato na partição do Windows e seleccione “Diminuir volume”. Escolha a quantidade de espaço que pretende atribuir ao Ubuntu e clique em “Shrink”.
Passo 3: Arrancar a partir do USB ou DVD do Ubuntu Insira o USB ou DVD de arranque no seu computador e reinicie-o. Prima a tecla apropriada para entrar no menu de arranque. Prima a tecla adequada para aceder ao menu de arranque e seleccione a unidade USB ou DVD. O instalador do Ubuntu deve carregar.
Passo 4: Instalar o Ubuntu
Siga as instruções para instalar o Ubuntu. Quando chegar ao ecrã “Installation Type”, escolha “Something Else”. Isto permitir-lhe-á particionar manualmente o disco rígido.
Crie uma nova partição clicando no botão “+”. Escolha o ponto de montagem como “/” e seleccione o espaço livre que criou anteriormente. Escolha o sistema de ficheiros como “ext4” e seleccione “OK”.
Seleccione a partição que acabou de criar e clique em “Install Now” (Instalar agora). Siga as instruções para concluir a instalação.
Passo 5: Configurar o Dual Boot
Depois de ter instalado o Ubuntu, pode configurar o dual boot para que possa escolher entre o Windows e o Ubuntu sempre que iniciar o computador. Quando reiniciar o computador, o carregador de arranque GRUB deverá aparecer e permitir-lhe escolher o sistema operativo a arrancar.
Para mudar do Windows 7 para o Ubuntu, basta reiniciar o computador e escolher o Ubuntu no gestor de arranque GRUB. Para voltar ao Windows, reinicie o seu computador e escolha Windows no gestor de arranque GRUB.
Em conclusão, a instalação do Ubuntu juntamente com o Windows 7 é um processo simples que pode ser efectuado utilizando uma configuração de arranque duplo. Seguindo os passos acima, você pode facilmente alternar entre os dois sistemas operativos e desfrutar dos benefícios de ambos.
Para desinstalar o Windows e instalar o Linux, precisa de seguir estes passos:
1. Faça backup de seus arquivos e dados importantes.
2. Crie um USB ou DVD de arranque da distribuição Linux que pretende instalar.
3. Insira o USB ou DVD de arranque no seu computador.
4. reinicie o seu computador e arranque a partir do USB ou DVD.
5. Siga as instruções no ecrã para instalar o Linux em vez do Windows.
6. Durante o processo de instalação, poderá ser-lhe pedido para particionar o disco rígido. Certifique-se de alocar espaço suficiente para a instalação do Linux.
7. Quando a instalação estiver concluída, remova o USB ou DVD e reinicie o computador.
8. Configure sua nova instalação do Linux e transfira seus arquivos e dados de volta para o seu computador.
Para instalar o Windows 7 no Linux através de uma pen drive, terá de criar uma unidade USB de arranque com o ficheiro ISO do Windows 7 e depois arrancar o seu computador a partir da unidade USB. Pode utilizar ferramentas como o UNetbootin ou o Rufus para criar a unidade USB de arranque. Depois de arrancar a partir da unidade USB, pode seguir as instruções no ecrã para instalar o Windows 7 no seu computador. No entanto, tenha em atenção que isto irá substituir a sua instalação Linux existente, por isso recomenda-se que faça uma cópia de segurança dos seus dados antes de prosseguir com a instalação.
Para criar uma partição para instalar o Windows no Linux, você pode usar uma ferramenta de gerenciamento de partição como o GParted. Primeiro, precisa de reduzir a partição Linux existente para criar espaço para a nova partição Windows. Em seguida, crie uma nova partição NTFS para o Windows usando o espaço não alocado. Uma vez criada a partição, pode instalar o Windows na mesma. Depois de instalar o Windows, pode utilizar um programa gestor de arranque como o GRUB para seleccionar o sistema operativo a arrancar.