- Faça o download do arquivo .tar.gz ou (.tar.bz2) desejado.
- Terminal aberto.
- Extraia o arquivo .tar.gz ou (.tar.bz2) com os seguintes comandos. tar xvzf PACKAGENAME.tar.gz.
- Navegue até a pasta extraída usando o comando cd.
- Agora execute o seguinte comando para instalar o tarball.
Existem várias maneiras de instalar um programa no Linux, mas o método mais comum é através do sistema de gerenciamento de pacotes. Dependendo da distribuição do Linux que está a usar, o sistema de gestão de pacotes pode variar. Por exemplo, o Ubuntu usa o gerenciador de pacotes apt, enquanto o Fedora usa o gerenciador de pacotes dnf. Para instalar um programa utilizando o gestor de pacotes, é necessário ter privilégios administrativos. Basta abrir o terminal e digitar o comando para instalar o programa. Por exemplo, para instalar o navegador Firefox no Ubuntu, você digitaria sudo apt install firefox.
Como instalar um pacote no Linux?
Assim como a instalação de um programa, a instalação de um pacote no Linux também é feita através do sistema de gerenciamento de pacotes. Os pacotes são colecções de software que são agrupados para facilitar a instalação. Para instalar um pacote, abra o terminal e digite o comando para instalar o pacote. Por exemplo, para instalar o servidor web Apache no Ubuntu, você digitaria sudo apt install apache2.
Como criar um arquivo Tar no Windows?
Criar um arquivo tar no Windows requer o uso de software de terceiros. Um programa popular é o 7-Zip, que é um arquivador de arquivos gratuito e de código aberto. Para criar um arquivo tar utilizando o 7-Zip, basta seleccionar os ficheiros que pretende arquivar, clicar com o botão direito do rato e seleccionar 7-Zip > Adicionar ao arquivo. No menu pendente do formato de arquivo, seleccione tar e, em seguida, clique em OK.
Como abrir um arquivo Tar no Mac?
O MacOS tem suporte incorporado para abrir arquivos tar. Basta fazer duplo clique no ficheiro de arquivo tar e este extrairá automaticamente o conteúdo. Também é possível usar o terminal para extrair o conteúdo de um arquivo tar. Basta navegar para o diretório onde o arquivo tar está localizado e digitar o comando tar -xvf filename.tar.
Para descompactar um arquivo .gz no Linux, use o comando gzip. Basta abrir o terminal e navegar até o diretório onde o arquivo .gz está localizado. Em seguida, digite o comando gzip -d filename.gz. Isto irá descomprimir o ficheiro e criar um novo ficheiro com o mesmo nome, mas sem a extensão .gz.
Em conclusão, o Linux é um sistema operativo poderoso que oferece uma vasta gama de funcionalidades e ferramentas aos seus utilizadores. Entender como instalar o TAR GZ no Linux é apenas uma das muitas habilidades que os desenvolvedores e programadores precisam dominar. Ao aprender como usar o sistema de gerenciamento de pacotes, criar arquivos tar no Windows e descompactar arquivos .gz no Linux, você estará melhor equipado para tirar proveito de tudo o que o Linux tem a oferecer.
Para abrir um arquivo tar zst no Linux, você pode usar o seguinte comando:
“`
tar -I zstd -xvf seu_arquivo.tar.zst
“`
Este comando usa o comando tar com a opção -I para especificar o algoritmo zstd para descompactar o arquivo, e as opções -xvf para extrair o conteúdo do arquivo. Substitua “seu_arquivo.tar.zst” pelo nome do seu arquivo tar zst atual.
Para descompactar um arquivo ZIP no terminal Linux, pode usar o comando “unzip” seguido do nome do ficheiro. Por exemplo, se o nome do ficheiro for “example.zip”, o comando seria “unzip example.zip”. Isto irá extrair o conteúdo do arquivo ZIP para o directório actual.
O comando tar no Linux é usado para criar e manipular ficheiros de arquivo em formato tar. Pode ser usado para combinar vários ficheiros ou directórios num único ficheiro de arquivo, assim como extrair ficheiros de um ficheiro de arquivo existente. O comando tar é frequentemente utilizado em conjunto com outros comandos, como o gzip ou o bzip2, para criar ficheiros compactados.