Alguma vez teve a experiência de trabalhar num projecto ou documento importante no seu computador, apenas para que este reiniciasse subitamente sozinho? Pode ser frustrante e até desastroso se não tiver guardado o seu trabalho. Felizmente, existem formas de impedir que o Windows reinicie sozinho.
Uma forma de impedir que o Windows reinicie sozinho é desactivar os reinícios automáticos. Para tal, clique com o botão direito do rato no botão do menu Iniciar e seleccione Sistema. A partir daí, clique em Definições avançadas do sistema e, em seguida, clique no botão Definições na secção Arranque e recuperação. Em Falha do sistema, desmarque a caixa junto a Reiniciar automaticamente. Isto evitará que o Windows reinicie sozinho quando encontrar um erro de sistema.
Se o computador portátil falhar no ecrã de reinício, pode tentar arrancar no modo de segurança. O Modo de segurança é um modo de diagnóstico no Windows que inicia apenas com controladores e serviços básicos. Para aceder ao Modo de segurança, prima a tecla F8 repetidamente enquanto o computador está a arrancar. Isto irá abrir o menu Opções de arranque avançadas. A partir daí, seleccione Modo de segurança utilizando as teclas de seta e prima Enter.
Se estiver a ter problemas em entrar no Modo de Segurança, poderá ter de o activar primeiro. Para tal, abra uma linha de comandos elevada premindo a tecla Windows + X e seleccionando Linha de comandos (Admin). Em seguida, escreva “bcdedit /set {default} safeboot minimal” (sem as aspas) e prima Enter. Isto irá activar o Modo de Segurança da próxima vez que iniciar o computador.
Se o Windows 7 não arrancar, pode tentar utilizar a ferramenta Reparação do arranque. Para aceder a esta ferramenta, introduza o disco de instalação do Windows 7 ou um disco de reparação do sistema no computador e reinicie-o. Em seguida, prima qualquer tecla quando lhe for pedido que utilize a ferramenta de reparação do arranque. Em seguida, prima qualquer tecla quando lhe for pedido que arranque a partir do disco. Seleccione as suas preferências de idioma e clique em Seguinte. A partir daí, clique em Reparação do arranque e siga as instruções apresentadas no ecrã.
Finalmente, se pretender sair do ecrã do Windows, pode simplesmente desligar ou reiniciar o computador. Para o fazer, clique no botão do menu Iniciar e seleccione Energia. A partir daí, clique em Reiniciar ou Desligar. Se o computador não responder, pode premir e manter premido o botão de alimentação até que se desligue.
Em conclusão, existem várias formas de impedir que o Windows reinicie sozinho, incluindo desactivar os reinícios automáticos e entrar no modo de segurança. Se o computador não arrancar, pode tentar utilizar a ferramenta Reparação do Arranque. E se quiser sair do ecrã do Windows, pode simplesmente desligar ou reiniciar o computador. Ao seguir estes passos, pode garantir uma experiência de computação mais suave e eficiente.
Para entrar no modo de segurança do Windows 11, siga estes passos:
1. Prima a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar.
2. Escreva “msconfig” sem aspas e prima Enter.
3. na janela Configuração do sistema, clique no separador Arranque.
4. na secção Opções de arranque, assinale a caixa junto a “Arranque seguro” e seleccione “Mínimo” ou “Rede”, consoante as suas necessidades.
5. Clique em Aplicar e depois em OK.
6. Reinicie o computador e ele será inicializado no modo de segurança.
O ecrã azul da morte (BSOD) pode ser causado por uma variedade de factores, incluindo problemas de hardware ou software, tais como RAM defeituosa, controladores desactualizados ou software incompatível. Também pode ser causado por vírus ou malware. Quando ocorre um erro crítico, o Windows exibe a BSOD para evitar mais danos ao sistema.
O ecrã azul no Windows 10, também conhecido como “Ecrã Azul da Morte” (BSOD), pode ser causado por uma variedade de problemas, tais como controladores de dispositivos desactualizados ou corrompidos, problemas de hardware, conflitos de software ou infecções por malware. Também pode ocorrer devido a actualizações automáticas do Windows ou erros do sistema.