Como guardar uma folha de cálculo separada no Excel

O Excel é uma ferramenta poderosa para gerir, analisar e apresentar dados. Ao trabalhar numa pasta de trabalho grande do Excel com várias folhas de trabalho, pode ser necessário guardar uma folha de trabalho separada como um ficheiro autónomo. Isto pode ser útil quando pretende partilhar uma folha de cálculo específica com outras pessoas ou quando pretende utilizá-la para um projecto diferente. Eis como guardar uma folha de cálculo separada no Excel.

Para guardar uma folha de cálculo separada no Excel, comece por abrir o livro que contém a folha de cálculo que pretende guardar. Clique no separador da folha de trabalho na parte inferior do ecrã para seleccionar a folha de trabalho que pretende guardar. Em seguida, clique no menu Ficheiro e seleccione Guardar como. Na caixa de diálogo Guardar como, seleccione uma pasta para guardar a folha de cálculo e dê-lhe um nome. Certifique-se de que selecciona o formato de ficheiro que pretende utilizar, como, por exemplo, Livro de Trabalho do Excel (.xlsx) ou Livro de Trabalho do Excel 97-2003 (.xls). Por fim, clique no botão Guardar para guardar a folha de cálculo como um ficheiro separado.

Seleccionar mais do que uma opção na lista pendente do Excel

As listas pendente do Excel são uma ferramenta útil para a introdução de dados, uma vez que limitam as escolhas que um utilizador pode fazer a opções predefinidas. No entanto, se pretender seleccionar mais do que uma opção numa lista pendente, terá de utilizar um tipo diferente de validação de dados. Uma forma de o fazer é criar uma função personalizada que permita várias selecções.

Para criar uma função personalizada para seleccionar várias opções numa lista pendente, comece por abrir o livro que contém a lista. Seleccione a célula onde pretende criar a lista pendente e clique no separador Dados. Clique em Validação de dados e, em seguida, seleccione Lista no menu pendente Permitir. No campo Fonte, introduza o intervalo de células que contém as opções para a lista, separadas por vírgulas. Em seguida, clique no separador Mensagem de entrada e introduza uma mensagem que explique como seleccionar várias opções. Por fim, clique no separador Alerta de erro e seleccione “Aviso” no menu pendente Estilo. Isto permitirá que os utilizadores seleccionem várias opções da lista pendente sem desencadear uma mensagem de erro.

Alterar o conteúdo de várias células no Excel

Ao trabalhar com grandes folhas de cálculo do Excel, pode ser demorado alterar manualmente o conteúdo de várias células. Felizmente, o Excel fornece várias maneiras de alterar o conteúdo de várias células de uma só vez. Uma forma de o fazer é utilizar a funcionalidade Localizar e Substituir.

Para utilizar a funcionalidade Localizar e Substituir para alterar o conteúdo de várias células no Excel, comece por abrir o livro de trabalho que pretende editar. Clique no separador Página Inicial e seleccione Localizar e Seleccionar e, em seguida, escolha Substituir no menu pendente. No campo Localizar o quê, introduza o texto que pretende substituir. No campo Substituir por, introduza o novo texto que pretende utilizar. Finalmente, clique no botão Substituir Tudo para alterar o conteúdo de todas as células que correspondem aos critérios de pesquisa.

Criar uma base de dados no Excel

O Excel pode ser utilizado para criar bases de dados simples que permitem armazenar, organizar e manipular dados. Para criar uma base de dados no Excel, em primeiro lugar, decida que tipo de dados pretende armazenar e crie uma tabela com colunas para cada tipo de dados. Em seguida, introduza os dados na tabela e formate-os conforme necessário. Por fim, utilize as ferramentas de ordenação, filtragem e análise de dados do Excel para manipular e analisar os dados.

Escrever dentro de uma forma no Excel

O Excel permite-lhe adicionar formas às suas folhas de trabalho, tais como caixas, círculos e setas. Também pode adicionar texto dentro destas formas para fornecer informações adicionais ou clarificar os seus dados. Para escrever dentro de uma forma no Excel, primeiro, seleccione a forma à qual pretende adicionar texto. Clique no interior da forma e, em seguida, escreva o texto. É possível personalizar a fonte, o tamanho e a cor do texto usando a guia Página Inicial.

Criar um formulário automatizado com campos de preenchimento

O Excel pode ser utilizado para criar formulários automatizados com campos de preenchimento que permitem aos utilizadores introduzir dados de forma rápida e fácil. Para criar um formulário automatizado com campos de preenchimento, em primeiro lugar, crie uma tabela com colunas para cada tipo de dados que pretende recolher. Em seguida, adicione controlos de formulário à tabela, tais como caixas de texto, listas pendentes e caixas de verificação. Finalmente, utilize as ferramentas de validação e formatação de dados do Excel para garantir que os dados introduzidos no formulário são exactos e consistentes.

FAQ
Onde está o Formulário no Excel?

A opção Formulário no Excel está localizada no separador Programador do friso. No entanto, este separador pode não estar visível por defeito, pelo que poderá ser necessário activá-lo nas Opções do Excel.

Como inserir o controlo de Formulário no Excel 2016?

Para inserir um controlo de Formulário no Excel 2016, siga estes passos:

1. Clique na guia Desenvolvedor na faixa de opções.

2. Clique no botão Inserir no grupo Controles.

3. escolha o controle de formulário que deseja inserir no menu suspenso.

4. Clique e arraste para desenhar o controlo na folha de cálculo.

5. Personalize as propriedades e opções do controlo conforme necessário no separador Formato do friso.