- Pressione a tecla Windows, digite ‘cmd’ e tecle ‘Enter’.
- Agora, digite o comando “tasklist“, que, como o nome indica, lista todas as tarefas em execução no PC.
- Digite o comando “taskkill /f /im (nome-do-programa).exe“.
Fechar programas a partir do prompt de comando é uma maneira rápida e fácil de gerenciar os processos do seu computador sem ter que navegar pelos menus ou usar o gerenciador de tarefas. Neste artigo, vamos guiá-lo através dos passos para fechar programas a partir do prompt de comando, bem como responder a algumas perguntas relacionadas.
Como fechar programas a partir do prompt de comando
Passo 1: Abrir o prompt de comando
Para abrir o prompt de comando, pressione a tecla Windows + R, digite “cmd” e pressione enter. Alternativamente, pode procurar por “prompt de comando” no menu iniciar.
Passo 2: Ver processos em execução
Para ver uma lista de processos em execução, digite “tasklist” e pressione enter. Isto irá mostrar uma lista de todos os programas actualmente em execução no seu computador, juntamente com o seu ID de processo (PID) e utilização de memória.
Passo 3: Terminar um processo Para terminar um processo, digite “taskkill /pid [PID]” e pressione enter. Substitua “[PID]” pelo ID do processo do programa que deseja fechar. Por exemplo, para fechar o Google Chrome, digite “taskkill /pid 1234”, em que “1234” é o ID do processo do Chrome. Também pode utilizar o comando “taskkill /im [nome do processo]” para terminar um processo pelo seu nome.
Como iniciar o Cmd no arranque Se pretender iniciar automaticamente a linha de comandos quando o computador arranca, pode adicioná-la à pasta de arranque. Para fazer isso, pressione a tecla Windows + R, digite “shell:startup” e pressione enter. Isto irá abrir a pasta de arranque. Clique com o botão direito do rato num espaço vazio da pasta, seleccione “Novo” e depois “Atalho”. No campo “Digite a localização do item”, introduza “cmd” e clique em “Seguinte”. Dê um nome ao atalho e clique em “Concluir”. Da próxima vez que iniciar o computador, a linha de comandos abrir-se-á automaticamente.
Como instalar um programa a partir do terminal do Windows Para instalar um programa a partir do terminal do Windows, pode utilizar o comando “choco”, que é a abreviatura de Chocolatey, um gestor de pacotes para o Windows. Primeiro, terá de instalar o Chocolatey abrindo a linha de comandos como administrador e executando o comando “powershell Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString(‘https://chocolatey.org/install.ps1’))”. Depois que o Chocolatey estiver instalado, você pode usar o comando “choco install [nome do pacote]” para instalar um programa. Por exemplo, para instalar o Google Chrome, digite “choco install googlechrome”.
Como criar um programa a partir do prompt de comando Para criar um programa a partir do prompt de comando, você pode usar um editor de texto como o Bloco de Notas ou uma linguagem de programação como Python. Para criar um arquivo em lote, que é um programa simples que executa uma série de comandos, abra o Bloco de Notas e digite seus comandos, um por linha. Guarde o ficheiro com uma extensão “.bat” e pode executá-lo a partir da linha de comandos, escrevendo o seu nome. Para criar um programa mais complexo, terá de aprender uma linguagem de programação como Python ou Java.
Comando para abrir o Explorador de Arquivos
Para abrir o Explorador de Arquivos a partir do prompt de comando, digite “explorer” e pressione enter. Isso abrirá o File Explorer e exibirá sua pasta padrão.
Como abrir o Explorador de Arquivos a partir do Gerenciador
Para abrir o Explorador de Arquivos a partir do gerenciador de tarefas, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione “Gerenciador de Tarefas”. No gestor de tarefas, clique no menu “Ficheiro” e seleccione “Executar nova tarefa”. Na janela “Criar nova tarefa”, escreva “explorer” e clique em “OK”. Isto irá abrir o Explorador de Ficheiros.
O atalho responsável por abrir o File Explorer é “Windows + E”.
Para copiar arquivos mais rápido com o cmd, você pode usar o comando robocopy. A sintaxe para usar o robocopy é a seguinte:
`robocopy [origem] [destino] [arquivo(s)] [opções]`
Por exemplo, se você quiser copiar todos os arquivos de `C:UsersAliDesktopSource` para `D:BackupDestination`, você usaria o seguinte comando:
`robocopy C:UsersAliDesktopSource D:BackupDestination /E /Z /ETA`
A opção `/E` copia subdiretórios, `/Z` copia arquivos em modo reinicializável e `/ETA` exibe o tempo estimado de chegada dos arquivos que estão sendo copiados. Estas opções podem ajudá-lo a copiar arquivos de forma mais rápida e eficiente.
O comando xcopy é um comando de prompt de comando usado no Windows para copiar arquivos e diretórios de um local para outro. É uma ferramenta poderosa que pode copiar diretórios inteiros, incluindo subdiretórios, preservando a estrutura original do diretório e os atributos do arquivo. O comando xcopy também pode ser utilizado para copiar ficheiros entre unidades diferentes e suporta várias opções que permitem personalizar o seu comportamento.