Os gráficos de tartes são uma forma popular de representar dados visualmente. Eles são uma ótima maneira de mostrar a proporção de diferentes categorias em um conjunto de dados. Os gráficos de tartes são particularmente úteis quando se pretende mostrar quanto de um todo é ocupado por cada categoria. Neste artigo, vamos discutir como fazer um gráfico de pizza e responder a algumas perguntas relacionadas.
1. Determinar as categorias: O primeiro passo para fazer um gráfico de tartes é determinar as categorias que pretende incluir no gráfico. Por exemplo, se estiver a fazer um gráfico de pizza para representar as vendas de diferentes produtos, as categorias podem ser os diferentes produtos.
2. Determinar os dados: Depois de determinar as categorias, o passo seguinte é determinar os dados que pretende representar no gráfico. Por exemplo, se estiver a fazer um gráfico circular para representar as vendas de diferentes produtos, os dados podem ser os valores das vendas de cada produto.
Calcular as percentagens: Depois de obter os dados, é necessário calcular a percentagem de cada categoria. Para o fazer, é necessário dividir o valor de cada categoria pelo valor total de todas as categorias e multiplicar por 100. Por exemplo, se as vendas do Produto A forem de $50.000 e o total de vendas de todos os produtos for de $100.000, a percentagem de vendas do Produto A será (50.000/100.000) x 100 = 50%.
4. Crie o gráfico: Quando tiver os dados e as percentagens, pode criar o gráfico de pizza. A maioria dos softwares de folha de cálculo, como o Microsoft Excel ou o Google Sheets, tem funções de gráfico de pizza incorporadas. Basta seleccionar os dados e criar um novo gráfico. Em seguida, é possível personalizar o gráfico, como adicionar um título ou alterar as cores.
Como colocar a percentagem num gráfico de pizza Para colocar a percentagem num gráfico de pizza, pode utilizar a função de etiquetas de dados. Na maioria dos softwares de folha de cálculo, é possível seleccionar o gráfico e, em seguida, seleccionar a opção de etiquetas de dados. Em seguida, é possível optar por exibir o valor percentual de cada categoria.
Como calcular a percentagem de um gráfico Para calcular a percentagem de um gráfico, é necessário dividir o valor de cada categoria pelo valor total de todas as categorias e multiplicar por 100. Isto dar-lhe-á a percentagem de cada categoria.
Como colocar a percentagem no gráfico de pizza no Excel Para colocar a percentagem no gráfico de pizza no Excel, pode utilizar a opção de etiquetas de dados. Selecione o gráfico e, em seguida, selecione a opção de rótulos de dados. Pode então optar por apresentar o valor percentual para cada categoria.
Como fazer um gráfico de pizza no telemóvel Para fazer um gráfico de pizza no telemóvel, pode utilizar uma aplicação de criação de gráficos ou uma aplicação de folha de cálculo que tenha funções de gráfico incorporadas. Basta introduzir os dados na aplicação e criar um novo gráfico. Pode então personalizar o gráfico e adicionar etiquetas ou percentagens.
Como fazer o cálculo de porcentagem Para fazer o cálculo de porcentagem, é necessário dividir o valor de cada categoria pelo valor total de todas as categorias e multiplicar por 100. Isso lhe dará a porcentagem de cada categoria. Em seguida, é possível exibir a porcentagem no gráfico usando rótulos de dados.
Embora os gráficos de pizza sejam comumente usados para representar dados, eles têm algumas limitações. Uma das principais críticas aos gráficos de pizza é que eles podem ser difíceis de ler com precisão. Pode ser difícil comparar com exactidão os tamanhos de diferentes fatias, especialmente se existirem muitas fatias ou se as fatias tiverem tamanhos próximos. Além disso, os gráficos de pizza não são a melhor opção para representar grandes conjuntos de dados ou dados com muitas categorias. Nestas situações, os gráficos alternativos, como os gráficos de barras ou os gráficos de barras empilhadas, podem ser mais adequados.
Um gráfico de pizza é mais frequentemente utilizado para representar dados que são divididos em grupos categóricos ou qualitativos. É uma escolha popular para apresentar proporções ou percentagens de um todo, tais como quotas de mercado, dotações orçamentais ou respostas a inquéritos.
A função de um gráfico de barras é representar visualmente os dados utilizando barras rectangulares, em que o comprimento de cada barra é proporcional ao valor que representa. Os gráficos de barras são úteis para comparar diferentes conjuntos de dados ou mostrar alterações ao longo do tempo.