Em primeiro lugar, abra um novo documento do Word e clique no separador “Inserir”. No grupo “Ilustrações”, seleccione “SmartArt”. Aparecerá uma caixa de diálogo com vários gráficos SmartArt. Desloque-se para baixo e seleccione a categoria “Ciclo”. Na lista, seleccione o gráfico “Processo Chevron Básico” e clique em “OK”.
Agora, pode ver um gráfico de chevron básico com caixas de texto. Este gráfico pode ser utilizado como base para criar um gráfico de Ishikawa. Para o modificar, clique em cada caixa de texto e introduza as categorias que pretende utilizar no gráfico. Por exemplo, se estiver a criar um gráfico para identificar as possíveis causas de um defeito num produto, pode utilizar categorias como “Mão-de-obra”, “Método”, “Máquina”, “Materiais”, “Medição” e “Ambiente”.
Depois de ter introduzido as categorias, pode adicionar as causas ou subcategorias de cada categoria. Para o fazer, clique na caixa de texto onde pretende adicionar uma subcategoria e prima “Enter”. Isto criará uma nova caixa de texto por baixo da caixa seleccionada. Repita este passo para todas as categorias e subcategorias.
Também pode personalizar o design e a disposição do gráfico de Ishikawa. Para o fazer, clique no gráfico e seleccione os separadores “Design” e “Formato” no menu superior. A partir daí, pode alterar as cores, o tipo de letra e o estilo do gráfico.
Em conclusão, criar um gráfico de Ishikawa no Word é fácil e directo. Seguindo as etapas mencionadas acima, você pode criar um gráfico com aparência profissional que pode ajudá-lo a identificar as possíveis causas de um problema ou evento. Este gráfico é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a melhorar os seus processos de gestão de projectos, desenvolvimento de produtos e controlo de qualidade.
Perguntas relacionadas:
Ali, como desenhar um diagrama no Word?
Para desenhar um diagrama no Word, pode utilizar a ferramenta “Formas” disponível no separador “Inserir”. A partir daí, pode seleccionar várias formas, como rectângulos, círculos, triângulos e setas, e personalizá-las de acordo com as suas necessidades.
Onde construir o Diagrama de Ishikawa?
Pode criar um diagrama de Ishikawa em qualquer software que suporte gráficos SmartArt. Alguns softwares populares incluem o Microsoft Word, PowerPoint e Excel.
Tendo isto em mente, como é que os 5 porquês funcionam?
Os 5 porquês são uma técnica utilizada para identificar a causa principal de um problema, perguntando “porquê” cinco vezes. Ao perguntar “porquê” repetidamente, é possível aprofundar o problema e descobrir as causas subjacentes.
As pessoas também perguntam como fazer um diagrama de blocos no Word?
Para criar um diagrama de blocos no Word, pode utilizar a ferramenta “Formas” disponível no separador “Inserir”. A partir daí, pode seleccionar a forma “Rectângulo” e personalizá-la de acordo com as suas necessidades. Também pode adicionar outras formas, como círculos, triângulos e setas, para criar um diagrama mais complexo.
O Ishikawa 6m é uma variação do diagrama de Ishikawa que inclui seis categorias: Mão-de-obra, Método, Material, Máquina, Medição e Mãe Natureza. Este diagrama é normalmente utilizado nos processos de fabrico e de controlo de qualidade.
O diagrama de espinha de peixe, também conhecido como gráfico de Ishikawa, funciona organizando e visualizando as possíveis causas de um problema ou resultado. O diagrama assemelha-se ao esqueleto de um peixe, com o problema ou resultado na cabeça do peixe e os potenciais factores contribuintes ou causas a ramificarem-se a partir da coluna vertebral. Ao identificar e categorizar as causas potenciais, o diagrama de espinha de peixe ajuda a analisar sistematicamente e a compreender os factores subjacentes que contribuem para um problema ou resultado.
Claro, eis como pode desenhar um diagrama de Venn no Word:
1. Clicar no separador “Inserir” no Word.
2. Clique no botão “Formas” e escolha “Formas básicas”.
3. escolher a forma “Círculo” e desenhar dois círculos que se sobrepõem um ao outro.
4. seleccione os dois círculos e clique no separador “Formatar”.
5. Clique no botão “Preenchimento da forma” e escolha uma cor para cada círculo.
6. Clica no botão “Contorno da forma” para alterar a cor e a espessura do contorno dos círculos.
7. Adicione texto a cada círculo clicando no separador “Inserir” e seleccionando “Caixa de Texto”.
8. Posicione as caixas de texto sobre cada círculo e escreva o seu texto.
9. Utilize as opções “Alinhar” e “Organizar” para posicionar e ajustar o tamanho dos círculos e das caixas de texto, conforme necessário.
É isso mesmo! Criou um diagrama de Venn no Word.