Digite ping nome do host ou ping endereço de IP . O nome do host costuma ser o endereço de uma página. Substitua “”nome do host”” pelo endereço da página ou do servidor que deseja analisar.
Ao resolver problemas de rede, uma das ferramentas mais importantes do seu arsenal é o comando Ping. O ping é uma ferramenta simples que envia um pequeno pacote de dados para um dispositivo de rede e espera por uma resposta. É óptima para verificar se um dispositivo está online e acessível. Mas como é que se faz ping a um dispositivo pelo nome?
Para fazer ping a um dispositivo pelo nome, primeiro é necessário saber o seu nome de anfitrião. Este é o nome pelo qual o dispositivo é conhecido na rede. Se estiver a tentar fazer ping a um dispositivo na sua rede local, pode normalmente encontrar o seu nome de anfitrião consultando a lista de dispositivos ligados na interface Web do seu router. Quando tiver o nome do anfitrião, pode utilizar o comando Ping seguido do nome do anfitrião. Por exemplo, se o nome de anfitrião do dispositivo que está a tentar fazer ping for “mycomputer”, deve utilizar o comando “ping mycomputer”.
Se estiver a tentar fazer ping a um site, não pode utilizar o nome do anfitrião porque os sites não têm nomes de anfitrião da mesma forma que os dispositivos locais. Em vez disso, é necessário usar o endereço IP do site. Pode encontrar o endereço IP de um sítio Web utilizando o comando “nslookup”. Por exemplo, se quisesse encontrar o endereço IP do Google, usaria o comando “nslookup google.com”. Quando tiver o endereço IP, pode utilizar o comando Ping seguido do endereço IP. Por exemplo, se o endereço IP do Google for “172.217.6.110”, deve utilizar o comando “ping 172.217.6.110”.
Mas o que é exactamente um endereço IP? Um endereço IP é um identificador exclusivo atribuído a cada dispositivo numa rede. É semelhante a um endereço de rua, pois permite que outros dispositivos na rede saibam para onde enviar dados. Os endereços IP são normalmente representados por quatro números separados por pontos. Por exemplo, o endereço IP “192.168.1.1” é um endereço IP comum para routers.
Se precisar de saber a quem pertence um determinado endereço IP, pode utilizar o comando “whois”. Este comando fornece informações sobre a organização proprietária do endereço IP, bem como informações de contacto da organização. Por exemplo, se quiser descobrir quem é o proprietário do endereço IP “8.8.8.8” (que é um servidor DNS operado pelo Google), usaria o comando “whois 8.8.8.8”.
Finalmente, se precisar de ver todos os endereços IP na sua rede local, pode utilizar o comando “arp”. Este comando mostra-lhe uma lista de todos os dispositivos na sua rede juntamente com os seus endereços IP. Por exemplo, se você quisesse ver todos os dispositivos na sua rede, você usaria o comando “arp -a”.
Uma outra coisa que você pode encontrar ao solucionar problemas de rede é a porta 8080. A porta 8080 é uma porta alternativa comumente usada para tráfego HTTP. É frequentemente usada para proxies web ou para executar um servidor web numa porta não padrão. Se estiver a tentar aceder a um site na porta 8080, terá de incluir o número da porta no URL. Por exemplo, se estiver a tentar aceder a um Web site com a porta 8080 no endereço IP “192.168.1.2”, deve utilizar o URL “http://192.168.1.2:8080”.
Em conclusão, quando se trata de solucionar problemas de rede, saber como usar ferramentas como Ping, nslookup, whois, arp e entender conceitos como endereços IP e números de porta pode ser incrivelmente útil. Com essas ferramentas à sua disposição, você poderá diagnosticar e corrigir rapidamente problemas comuns de rede.
Uma porta de site é um endereço numerado usado por um programa de computador para enviar ou receber dados em uma rede. É um local específico num sistema informático para onde o tráfego de rede é direccionado e recebido. A cada serviço ou aplicação numa rede é atribuído um número de porta único para permitir a comunicação entre dispositivos. Por exemplo, o tráfego HTTP usa a porta 80, enquanto o HTTPS usa a porta 443.
Para verificar se existem endereços IP duplicados na rede, pode utilizar uma ferramenta de scanner de rede, como o Advanced IP Scanner ou o Angry IP Scanner. Estas ferramentas analisarão a rede e identificarão quaisquer dispositivos com endereços IP duplicados. Em alternativa, pode utilizar a linha de comandos para fazer ping a todos os dispositivos na rede e verificar se existem respostas duplicadas. Se dois ou mais dispositivos responderem com o mesmo endereço IP, isso indica que há IPs duplicados na rede.
Para descobrir o IP de outra máquina na rede, pode utilizar a linha de comandos de uma máquina Windows ou o terminal de uma máquina Mac ou Linux e escrever “ping” seguido do nome da máquina. Isto irá mostrar o endereço IP da máquina. Em alternativa, pode utilizar o comando “nslookup” seguido do nome da máquina para ver o seu endereço IP. Outra opção é utilizar uma ferramenta de scanner de rede que pode analisar a rede e apresentar todos os dispositivos ligados, juntamente com os respectivos endereços IP.