Quando liga o computador, pode querer que determinados programas sejam iniciados automaticamente. Pode ser uma ferramenta de produtividade que utiliza todos os dias, uma aplicação de conversação para se manter ligado a amigos e colegas ou um software antivírus para proteger o sistema. Mas como fazer com que estes programas iniciem juntamente com o Windows? Neste artigo, vamos mostrar-lhe como adicionar, alterar e remover programas de arranque no Windows 10.
Você também pode perguntar como adicionar um programa para iniciar. A maneira mais fácil de fazer isso é ir para o atalho ou arquivo executável do programa, geralmente localizado no menu Iniciar ou na área de trabalho ou na pasta de instalação, clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Copiar”. Em seguida, prima a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar, escreva “shell:startup” (sem aspas) e prima Enter. Isto irá abrir a pasta Startup no Explorador de Ficheiros. Clique com o botão direito do rato em qualquer parte da pasta e seleccione “Colar atalho”. Da próxima vez que iniciar sessão no Windows, o programa arrancará automaticamente.
Além disso, como alterar os programas de arranque? Se quiser adicionar ou remover programas da lista de arranque, pode utilizar o Gestor de Tarefas. Clique com o botão direito do rato na barra de tarefas e seleccione “Gestor de tarefas”. Na janela do Gestor de Tarefas, clique no separador “Arranque”. Aqui, verá uma lista de programas que são iniciados com o Windows, juntamente com o respectivo estado (activado ou desactivado), editor e impacto no arranque (o quanto afectam o tempo de arranque do sistema). Para activar ou desactivar um programa, clique com o botão direito do rato sobre o mesmo e seleccione “Activar” ou “Desactivar”. Também pode clicar com o botão direito do rato nos cabeçalhos das colunas e seleccionar “Linha de comando” para ver a localização do ficheiro executável do programa.
Como remover um programa do menu Iniciar do Windows 10? Se não quiser que um programa apareça no menu Iniciar, pode removê-lo da lista de aplicações “Mais usadas” ou “Adicionadas recentemente”. Clique com o botão direito do rato na aplicação que pretende remover e seleccione “Remover desta lista”. Note que isto não desinstala o programa do sistema, apenas o oculta do menu Iniciar. Se pretender desinstalar completamente um programa, vá a Definições > Aplicações > Aplicações e funcionalidades, seleccione o programa e clique em “Desinstalar”.
Relacionado com isto, o que fazer quando aparece o gestor de arranque do Windows? Se vir o Gestor de Arranque do Windows quando liga o computador, isso significa que existem vários sistemas operativos ou dispositivos de arranque instalados no seu sistema e que tem de escolher qual deles utilizar. Utilize as teclas de setas para navegar no menu e prima Enter para seleccionar uma opção. Se pretender alterar a opção de arranque predefinida ou o tempo de atraso antes de o Windows iniciar, pode aceder a Definições > Actualização e segurança > Recuperação > Arranque avançado > Reiniciar agora. Isto irá reiniciar o computador e mostrar-lhe o mesmo Gestor de Arranque, mas com opções adicionais para resolver problemas do sistema ou aceder às definições de firmware UEFI.
Como posso iniciar um programa juntamente com o Windows? Já abordámos este assunto no primeiro parágrafo, mas para recapitular: pode adicionar um programa à pasta Startup no Windows copiando o seu atalho ou ficheiro executável e colando-o na pasta shell:startup. Em alternativa, pode utilizar o Gestor de Tarefas para activar ou desactivar programas a partir do Windows. Lembre-se de que ter muitos programas na lista de inicialização pode diminuir o tempo de inicialização e o desempenho geral do seu sistema, portanto, escolha com sabedoria.
Para fazer com que um programa não seja iniciado juntamente com o Windows, pode seguir estes passos:
1. Pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas
2. Clique no separador “Arranque”
3. Localize o programa que pretende impedir de iniciar com o Windows
4. Clique com o botão direito do rato no programa e seleccione “Desactivar”
5. Fechar o Gestor de Tarefas
O programa deixará de ser iniciado automaticamente quando arrancar o computador. Se quiser activá-lo novamente no futuro, basta seguir os mesmos passos e seleccionar “Activar” em vez de “Desactivar”.
Para iniciar um programa juntamente com o Windows 11, pode adicioná-lo à lista de programas de arranque. Veja como:
1. Pressione a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar.
2. Escreva “shell:startup” (sem aspas) e prima Enter. Isso abrirá a pasta Inicialização.
3. Clique com o botão direito do rato num espaço vazio dentro da pasta e seleccione “Novo” > “Atalho”.
Na janela “Criar atalho”, clique no botão “Procurar” e navegue até à localização do programa que pretende adicionar.
5. seleccionar o programa e clicar em “OK”.
6. Escreva um nome para o atalho e clique em “Finish”.
Da próxima vez que iniciar o Windows 11, o programa será iniciado automaticamente. Se pretender remover um programa da lista de arranque, basta eliminar o respectivo atalho da pasta Arranque.