Se tem um CD com as suas músicas favoritas e gostaria de as transferir para o seu dispositivo digital, precisa de as ripar. A ripagem é o processo de extrair faixas de áudio de um CD e guardá-las num formato digital como o MP3. Neste artigo, vamos guiá-lo através dos passos para extrair músicas de um CD.
Passo 1: Abrir o Windows Media Player
O primeiro passo é abrir o Windows Media Player no seu PC. Pode fazê-lo clicando no menu Iniciar e procurando o Windows Media Player. Depois de abrir o programa, insira o CD que deseja copiar na unidade de CD do seu computador.
Passo 2: Seleccionar o CD e escolher o formato
O Windows Media Player detecta automaticamente o CD e apresenta as faixas no ecrã. Seleccione as faixas que pretende extrair, marcando as caixas junto às mesmas. De seguida, escolha o formato para o qual pretende ripar as músicas. MP3 é o formato mais comum utilizado para música digital, mas também pode escolher outros formatos como WAV ou WMA.
Passo 3: Iniciar o processo de ripagem
Depois de seleccionar as faixas e o formato, clique no botão “Ripar CD” situado no canto superior direito do programa. O Windows Media Player iniciará o processo de extração e salvará as faixas no formato designado no seu computador. O tempo que demora a extrair as músicas depende do número de faixas e da velocidade do seu computador.
Como gravar áudio MP3 no telemóvel?
A gravação de áudio MP3 no seu telemóvel é um processo simples. A maioria dos smartphones vem com um aplicativo de gravador de voz embutido que permite gravar áudio no formato MP3. Para gravar áudio MP3 no seu telemóvel, siga estes passos:
Passo 2: Pressione o botão de gravação e comece a falar ou tocar música
Passo 4: Salve a gravação no formato MP3
Se você tem arquivos M4A que deseja converter para MP3 usando o Windows Media Player, você pode fazer isso seguindo estas etapas:
Passo 2: Clique no botão Organizar e selecione Opções
Passo 4: Escolha MP3 como o formato para ripar
Passo 6: Arraste e solte os arquivos M4A na biblioteca do Windows Media Player
Depois, Onde fazer uma cópia do CD?
Depois de ter extraído as músicas do CD, pode fazer uma cópia do CD utilizando um programa de gravação de CD. O melhor programa gratuito de gravação de CD e DVD chama-se ImgBurn. Para efectuar uma cópia de CD utilizando o ImgBurn, siga estes passos:
Passo 2: Abra o ImgBurn e seleccione a opção Gravar ficheiros/pastas no disco
Passo 4: Insira um CD em branco na unidade de CD do seu computador
Qual é o formato de áudio do CD?
O formato de áudio de um CD é chamado de áudio Red Book. É um formato normalizado que utiliza áudio PCM (Pulse Code Modulation) não comprimido. O áudio Red Book tem uma taxa de amostragem de 44,1 kHz e uma profundidade de bits de 16 bits. Este formato fornece áudio de alta qualidade que é adequado para música e outras gravações de áudio.
É possível converter um ficheiro MP4 num ficheiro MP3 no Windows Media Player, mas é necessário um plugin de terceiros. Um plugin popular que pode fazer isso é chamado “Switch Audio File Converter”. Uma vez instalado, pode abrir o Windows Media Player, seleccionar o ficheiro MP4 que pretende converter, clicar com o botão direito do rato sobre ele, escolher “Converter para” e seleccionar MP3 como formato de saída.
Para extrair música de um CD, pode seguir estes passos:
1. Insira o CD na unidade de CD do seu computador.
2. Abra o seu software de leitor multimédia preferido (por exemplo, iTunes, Windows Media Player, etc.).
3. seleccione a opção para importar ou ripar o CD.
Escolha o formato e as definições de qualidade que preferir para os ficheiros de música extraídos.
Iniciar o processo de ripagem e aguardar a sua conclusão.
6. Quando o processo de ripagem estiver concluído, os ficheiros de música serão guardados no disco rígido do seu computador e poderá aceder-lhes através do seu software de leitor multimédia.
O artigo é especificamente sobre ripar músicas de um CD, por isso não fornece informações sobre como gravar o som que está a ser reproduzido num telemóvel. No entanto, existem várias aplicações e software disponíveis para dispositivos Android e iOS que podem ser utilizados para este fim. Algumas opções populares incluem o Voice Memos, o Audacity e o QuickTime Player.