As portas série são utilizadas para ligar dispositivos como impressoras, scanners e outros periféricos ao seu computador. Para usar esses dispositivos, é necessário saber qual é a porta serial do seu PC. Eis como a pode encontrar.
Primeiro, é necessário abrir o Gestor de Dispositivos. Isto pode ser feito premindo a tecla Windows + X e seleccionando o Gestor de Dispositivos no menu. Em alternativa, pode procurar por “Gestor de Dispositivos” no menu Iniciar.
Quando o Gestor de Dispositivos estiver aberto, deverá ver uma lista de dispositivos ligados ao computador. Procure a opção “Portas (COM & LPT)” e clique na seta para a expandir. Esta opção mostra todas as portas de série que estão actualmente a ser utilizadas no computador.
Uma das portas de série mais comuns é a COM1. Para abrir esta porta, pode utilizar um programa de terminal como o HyperTerminal ou o PuTTY. Basta seleccionar “COM1” como porta e definir a velocidade de transmissão para corresponder ao dispositivo a que se está a ligar.
Mas o que é exactamente a COM1? É o nome padrão dado à primeira porta de série de um PC. É também conhecida como porta de comunicação e foi originalmente utilizada para ligar modems a computadores. Actualmente, é utilizada para uma variedade de dispositivos, incluindo impressoras, scanners e receptores GPS.
Se estiver a tentar encontrar a porta de um dispositivo específico, pode fazê-lo consultando a documentação do dispositivo ou procurando o nome da porta nas definições do dispositivo. Por exemplo, um receptor GPS pode indicar “COM3” como a porta que utiliza.
Para ver a porta de série no Windows 7, siga os mesmos passos descritos acima. No entanto, se tiver problemas em encontrar o Gestor de Dispositivos, pode também procurá-lo no Painel de Controlo.
Finalmente, se estiver a tentar encontrar o número de série do seu computador, pode fazê-lo abrindo a linha de comandos e escrevendo “wmic bios get serialnumber”. Isto mostrar-lhe-á o número de série do seu PC.
Em conclusão, encontrar a porta de série do PC é um processo simples que pode ser efectuado utilizando o Gestor de Dispositivos. Assim que souber a porta, pode ligar uma variedade de dispositivos ao seu computador e começar a utilizá-los de imediato.
O sistema operativo Windows pré-instalado refere-se à versão do Windows que vem pré-instalada num novo computador ou portátil. A versão específica pode variar consoante o fabricante e o modelo do dispositivo. Algumas versões pré-instaladas comuns do Windows incluem o Windows 10, o Windows 8 e o Windows 7.
A USB001 não é uma porta de série. É uma porta USB virtual utilizada por algumas impressoras nos sistemas operativos Windows. As portas seriais são normalmente rotuladas como portas COM e usam números como COM1, COM2, etc.
Uma chave OEM é uma chave de produto utilizada pelos fabricantes de equipamento original (OEMs) para activar o Windows nos dispositivos que fabricam. Estas chaves são normalmente pré-instaladas no dispositivo e não se destinam à revenda ou distribuição individual.