O sinal chega para as operadoras por cabos de fibra óptica oriundos dos grandes backbones. Depois disso, ele é enviado também por cabo até centrais de distribuição. Para ser levado às antenas, ele passa por grandes roteadores e switches de alto desempenho.
As redes móveis são redes de comunicação que permitem aos dispositivos móveis ligarem-se à Internet e uns aos outros. Estas redes são constituídas por um sistema complexo de estações de base, antenas e routers, que trabalham em conjunto para garantir que o seu dispositivo está sempre ligado à rede. O sinal 4G é transmitido através destas redes, permitindo aos utilizadores aceder à Internet de alta velocidade e fazer chamadas e mensagens de texto com facilidade.
O sinal 4G é transmitido através de um processo conhecido como ondas de rádio. Estas ondas são transmitidas de uma estação de base, também conhecida como torre de telemóvel, para o seu dispositivo móvel. Estas ondas transportam informações sob a forma de pacotes de dados, que o seu aparelho utiliza para aceder à Internet ou fazer chamadas e enviar mensagens de texto. O sinal 4G é transmitido utilizando uma frequência mais elevada do que as gerações anteriores de redes móveis, o que permite velocidades de descarregamento e carregamento mais rápidas.
Quando o seu aparelho não consegue ligar-se a uma rede móvel, isso significa que a rede não está disponível na sua área. Isto pode acontecer por várias razões, como a manutenção da rede ou um sinal fraco na sua localização. Em alguns casos, pode ser possível resolver o problema reiniciando o dispositivo ou deslocando-se para uma área com melhor cobertura de rede.
A rede 2G foi a primeira geração de redes móveis, que permitia a comunicação básica de voz e texto. A rede 2G ainda é utilizada actualmente, mas é sobretudo utilizada para aplicações de baixa largura de banda, como os dispositivos IoT. A rede 3G foi a geração seguinte de redes móveis, que permitiu velocidades de dados mais rápidas e uma melhor qualidade de voz. A rede 4G é a actual geração de redes móveis, que permite velocidades de dados ainda mais rápidas e uma maior fiabilidade da rede.
Em conclusão, o sinal 4G é transmitido através de um sistema complexo de estações de base, antenas e routers, que trabalham em conjunto para garantir que o seu dispositivo está sempre ligado à rede. O sinal 4G é transmitido através de ondas de rádio, que transportam informações sob a forma de pacotes de dados. Quando o seu dispositivo não consegue ligar-se a uma rede móvel, isso significa que a rede não está disponível na sua área. A rede 2G é utilizada principalmente para aplicações de baixa largura de banda, enquanto a rede 3G permitiu velocidades de dados mais rápidas e uma melhor qualidade de voz. A rede 4G é a actual geração de redes móveis, que permite velocidades de dados ainda mais rápidas e uma maior fiabilidade da rede.
O termo 2G refere-se à segunda geração de redes móveis e, normalmente, oferece velocidades de dados até 384 kbps (kilobits por segundo). Por conseguinte, a 2G não mede os dados em megas (megabytes), mas em kbps.
O “g” no sinal de telemóvel significa “geração” e refere-se às diferentes gerações da tecnologia de telemóvel. O “4G” no sinal significa quarta geração, que é o padrão actual para as redes celulares. O “g” é simplesmente uma forma de indicar qual a geração de tecnologia que está a ser utilizada para transmitir o sinal.
LTE (Long-Term Evolution) é, na verdade, um tipo de tecnologia 4G (quarta geração). Por conseguinte, não se trata de saber qual é a melhor entre LTE e 4G, mas sim que a LTE é uma das tecnologias 4G disponíveis. Outras tecnologias 4G incluem WiMAX e HSPA+ (High-Speed Packet Access Plus). Todas estas tecnologias 4G foram concebidas para proporcionar velocidades de Internet mais rápidas e uma melhor fiabilidade da rede em comparação com as suas antecessoras, como a tecnologia 3G (terceira geração).