Unidade de carga eléctrica A unidade de carga eléctrica é o Coulomb (C). Esta unidade representa a quantidade de carga presente num determinado sistema. É definida como a quantidade de carga que passa por um condutor num segundo quando circula uma corrente de um ampere.
Carga eléctrica elementar A carga eléctrica elementar é a carga transportada por um único electrão ou protão. Foi determinada em 1909 por Robert Millikan na sua experiência da gota de óleo. Ele foi capaz de medir a carga em gotas de óleo individuais e descobriu que a carga era sempre um múltiplo da carga elementar. O valor da carga elementar é aproximadamente 1,602 x 10^-19 C.
Há três formas de os objectos ficarem carregados: electrificação por atrito, contacto e indução. A electrificação por fricção ocorre quando dois objectos são friccionados e os electrões são transferidos de um objecto para outro. Isto pode fazer com que um objecto tenha uma carga positiva e o outro tenha uma carga negativa. A carga por contacto ocorre quando dois objectos se tocam e os electrões são transferidos de um objecto para outro. A indução ocorre quando um campo eléctrico é aplicado a um objecto, fazendo com que as cargas no interior do objecto se reorganizem. Isto pode fazer com que uma parte do objecto tenha uma carga positiva e a outra parte tenha uma carga negativa.
Porque é que o protão é positivo?
O protão é positivo porque tem uma carga líquida de +1. Isto significa que tem mais uma partícula de carga positiva (protão) do que partículas de carga negativa (electrões). O número de protões num átomo determina o elemento que ele é.
Átomos electricamente neutros Um átomo é electricamente neutro quando o número de protões (cargas positivas) é igual ao número de electrões (cargas negativas). Isto significa que o átomo não tem carga líquida. Quando um átomo ganha ou perde electrões, torna-se um ião e tem uma carga líquida.
Em conclusão, para determinar se uma carga é positiva ou negativa, é necessário compreender as propriedades fundamentais da matéria, a unidade de carga eléctrica, a carga eléctrica elementar e as diferentes formas como os objectos podem ficar carregados. A compreensão destes conceitos ajudará a compreender melhor como os campos eléctricos e as cargas interagem entre si.
A função dos protões é fornecer uma carga positiva ao núcleo de um átomo.
Um electrão não é constituído por quarks. É uma partícula fundamental e é considerada uma partícula elementar, ou seja, não tem subestrutura.
Quando dizemos que a carga eléctrica é quantizada, significa que ela só pode existir em múltiplos discretos e inteiros da carga elementar, que é a carga de um único electrão ou protão. Isto significa que todas as cargas no universo são constituídas por múltiplos desta carga elementar.