Os ficheiros PDF são alguns dos tipos de ficheiros mais comuns que se podem encontrar na Internet. Quer se trate de livros electrónicos, manuais ou relatórios, os ficheiros PDF são amplamente utilizados devido à sua capacidade de manter a formatação, independentemente do dispositivo ou software utilizado para os abrir. Mas e se precisar de descarregar todos os ficheiros PDF de um site? Eis como o pode fazer:
1. Use um gerenciador de download
Um gerenciador de download é um aplicativo de software que ajuda a gerenciar seus downloads, fornecendo uma maneira mais rápida e confiável de baixar arquivos. Alguns gestores de descarregamentos podem mesmo detectar todos os ficheiros PDF de um sítio e descarregá-los todos de uma só vez. Exemplos de gestores de descarregamentos incluem o Internet Download Manager (IDM), o Free Download Manager e o EagleGet.
2. Utilizar um Web Scraper
Um web scraper é uma ferramenta que extrai dados de sítios Web. Alguns web scrapers podem ser configurados para descarregar automaticamente todos os ficheiros PDF de um site. Exemplos de raspadores da Web incluem Octoparse, WebHarvy e ScrapeBox.
Utilizar uma extensão de browser Algumas extensões de browser podem detectar todos os ficheiros PDF de um site e descarregá-los todos de uma só vez. Exemplos de extensões de navegador incluem DownThemAll! para Firefox e Download Master para Chrome.
Consequentemente, como abrir um ficheiro MHTML?
MHTML é uma extensão de ficheiro utilizada para guardar páginas Web como um único ficheiro. Os arquivos MHTML contêm todos os elementos de uma página da Web, incluindo imagens, texto e outras mídias, em um único arquivo. Para abrir um ficheiro MHTML, siga estes passos:
1. Abra o navegador da Web e vá para o local do arquivo MHTML no seu computador.
2. Faça duplo clique no ficheiro para o abrir. O browser deve abrir automaticamente o ficheiro MHTML.
Se o seu browser não abrir o ficheiro MHTML, poderá ter de descarregar e instalar um programa que possa abrir ficheiros MHTML. Exemplos de programas que podem abrir ficheiros MHTML incluem o Microsoft Word, o Microsoft Office e o Mozilla Firefox.
Guardar uma página Web no telemóvel pode ser útil se pretender aceder ao conteúdo da página offline ou se pretender partilhá-la com alguém que não tenha acesso à Internet. Eis como pode guardar uma página Web no seu telemóvel:
1. Abra o seu navegador Web e navegue até à página Web que pretende guardar.
2. Toque no botão de partilha no seu navegador Web. Este botão pode parecer um quadrado com uma seta a apontar para cima ou um ícone de três pontos.
3. seleccione a opção “Guardar como PDF”. Isto irá guardar a página Web como um ficheiro PDF no seu telemóvel.
Em alternativa, pode fazer uma captura de ecrã da página Web premindo o botão de ligar e o botão de baixar o volume ao mesmo tempo na maioria dos telemóveis Android.
Os ficheiros HTML são normalmente utilizados para criar páginas Web, mas também podem ser convertidos noutros formatos, como documentos do Word. Eis como pode transformar um ficheiro HTML em Word:
1. Abra o Microsoft Word no seu computador.
2. Clique no menu “Ficheiro” e seleccione “Abrir”.
3. navegue até à localização do ficheiro HTML que pretende converter.
4. seleccionar o ficheiro e clicar em “Abrir”.
5. O Microsoft Word converterá automaticamente o ficheiro HTML num documento Word.
O que é um ficheiro MHTML?
MHTML significa MIME HTML, e é um formato de arquivo usado para salvar páginas da web como um único arquivo. Os ficheiros MHTML contêm todos os elementos de uma página Web, incluindo imagens, texto e outros meios de comunicação, num único ficheiro. Os ficheiros MHTML são normalmente utilizados para arquivar páginas Web ou para enviar páginas Web como anexos de correio electrónico. Os ficheiros MHTML podem ser abertos em navegadores web como o Microsoft Edge, o Internet Explorer e o Mozilla Firefox.
Para descarregar páginas de um sítio Web no telemóvel, pode utilizar uma aplicação de navegador Web que suporte o descarregamento. Abra o sítio Web no navegador Web e navegue até à página que pretende transferir. Em seguida, toque sem soltar na ligação ou na imagem que pretende transferir e seleccione “Transferir” ou “Guardar imagem” nas opções que aparecem. O ficheiro transferido deve ser guardado na pasta Transferências do seu dispositivo. No entanto, nem todos os sítios Web permitem a transferência dos seus conteúdos, por isso, certifique-se de que verifica os termos e condições do sítio Web antes de transferir qualquer conteúdo.
Para abrir uma página offline no Chrome, pode seguir estes passos:
1. Abra a página Web que pretende guardar offline no Chrome.
2. Clique no ícone dos três pontos no canto superior direito da janela do navegador.
3. seleccione “Transferir” no menu pendente.
4. Escolha uma localização no seu computador para guardar a página Web.
5. Clique em “Guardar” e aguarde que a transferência esteja concluída.
Assim que a página Web for guardada offline, pode abri-la no Chrome, mesmo que não tenha ligação à Internet. Para tal, basta navegar para o local onde guardou a página Web e fazer duplo clique no ficheiro para o abrir no Chrome.