- fdisk -l. Uma dica é desconectar o máximo de unidades de armazenamento USB conectadas no computador.
- sudo hdparm -r0 /dev/sdb. O “”sdb”” é como o pendrive foi identificado aqui no meu caso.
- sudo apt-get update.
- # yum install hdparm -y.
- # dnf install hdparm.
- # pacman -Syu hdparm.
Antes de avançarmos com as soluções, vamos primeiro perceber porque é que uma unidade flash USB pode ficar protegida contra escrita. Na maioria dos casos, a protecção contra escrita é activada para evitar a eliminação ou modificação acidental de ficheiros importantes. No entanto, também pode ser causada por uma infecção por vírus ou malware, um controlador USB defeituoso ou um sistema de ficheiros danificado.
sudo hdparm -r0 /dev/sdb
Substitua ‘sdb’ pelo nome da sua unidade flash USB. Este comando irá desactivar o modo só de leitura da unidade e permitir-lhe-á escrever novos dados.
Se a solução acima não funcionar, pode tentar formatar a unidade. No entanto, antes de prosseguir, certifique-se de que efectuou uma cópia de segurança de todos os dados importantes da unidade, uma vez que a formatação irá apagar todos os dados da unidade. Para formatar a unidade, siga estes passos:
sudo mkfs.vfat /dev/sdb
Substitua ‘sdb’ pelo nome da sua unidade flash USB. Este comando irá formatar a unidade no sistema de ficheiros FAT.
Se quiser formatar a unidade num sistema de ficheiros diferente, como o NTFS, poderá encontrar uma mensagem de erro a indicar que a unidade está protegida contra escrita. Isto acontece porque o NTFS é um sistema de ficheiros proprietário e requer permissões especiais para ser formatado. Para ultrapassar este problema, pode formatar a unidade com um sistema de ficheiros diferente, como FAT ou exFAT.
Se a unidade continuar a não querer formatar, pode tentar utilizar o utilitário de disco. Abra o utilitário de disco e seleccione a unidade flash USB. Clique na opção “Formatar” e seleccione o sistema de ficheiros da sua preferência. Clique no botão “Formatar” para iniciar o processo de formatação.
Finalmente, vamos responder a algumas perguntas relacionadas. Para formatar uma pen USB que não quer formatar, pode tentar utilizar o utilitário de disco ou o terminal. Se pretender formatar uma pen USB utilizando o cmd win 10, pode abrir a linha de comandos e introduzir o seguinte comando:
Substitua ‘X’ pela letra da unidade do seu dispositivo USB. Este comando irá formatar a unidade no sistema de arquivos FAT32.
sudo dd if=image.iso of=/dev/sdb bs=4M
Substitua ‘image.iso’ pelo nome do ficheiro ISO e ‘sdb’ pelo nome da sua pen USB. Este comando irá criar uma pen USB de arranque da distribuição Linux.
Para criar uma pen USB de arranque no terminal em Linux, pode usar o comando “dd”. Primeiro, insira a pen USB no seu computador e abra o terminal. Em seguida, encontre o nome do dispositivo da pen USB digitando o comando “lsblk”. Assim que tiver o nome do dispositivo, utilize o seguinte comando para criar uma pen USB de arranque:
“`
sudo dd if=/path/to/iso/file.iso of=/dev/sdX bs=4M status=progress && sync
“`
Substitua “/path/to/iso/file.iso” pelo caminho para o ficheiro ISO que pretende utilizar para criar a pen USB de arranque e substitua “/dev/sdX” pelo nome do dispositivo da sua pen USB. Certifique-se de que verifica duas vezes o nome do dispositivo antes de executar o comando para evitar escrever por cima do seu disco rígido acidentalmente. A opção “status=progress” irá mostrar-lhe o progresso do comando e o comando “sync” no final irá garantir que todos os dados são escritos na pen USB antes de esta ser ejectada.
Para formatar uma unidade em NTFS via cmd no Windows, você pode usar o comando “format X: /FS:NTFS” onde “X” é a letra da unidade USB que você quer formatar. Note que isso apagará todos os dados da unidade, portanto, certifique-se de fazer backup de todos os arquivos importantes antes de formatar.
Infelizmente, o Rufus é uma aplicação apenas para Windows e não pode ser usada em Linux. No entanto, existem ferramentas alternativas disponíveis no Linux para criar unidades USB de arranque, tais como Etcher, UNetbootin ou GNOME Disks. Para utilizar qualquer uma destas ferramentas, terá de as descarregar e instalar no seu sistema Linux e seguir as instruções fornecidas pela ferramenta para criar uma unidade USB de arranque.