Criar um ícone no Excel é um processo simples que pode ajudá-lo a personalizar as suas folhas de cálculo e torná-las visualmente mais apelativas. Neste artigo, exploraremos as etapas envolvidas na criação de um ícone no Excel, bem como tópicos relacionados, como a criação de um ícone HTML, o uso de ícones personalizados, a obtenção do ícone de um exe e a colocação de um ícone de site na barra de endereços.
Para criar um ícone no Excel, pode utilizar as ferramentas de desenho incorporadas para desenhar o seu ícone e depois guardá-lo como um ficheiro de imagem. Aqui estão os passos a seguir:
2. Clique no botão “Formas” e seleccione a forma que pretende utilizar como ícone. Pode escolher entre uma variedade de formas, incluindo rectângulos, círculos, setas e estrelas.
Utilize o rato para desenhar o ícone na folha de cálculo. Pode ajustar o tamanho e a posição da forma clicando e arrastando os cantos e as extremidades da forma.
4. Quando estiver satisfeito com o ícone, clique com o botão direito do rato na forma e seleccione “Guardar como imagem” no menu de contexto.
Criar um ícone HTML
1. Abra um ficheiro Excel novo ou existente e crie o seu ícone utilizando os passos descritos acima.
2. Guarde o seu ícone como um ficheiro de imagem (como PNG ou JPG).
Abra um editor de texto (como o Bloco de Notas) e crie um ficheiro HTML.
No ficheiro HTML, utilize o seguinte código para inserir o seu ícone:
5. Guarde o ficheiro HTML e abra-o num navegador da Web para ver o seu ícone.
Se pretender utilizar um ícone personalizado no Excel, pode importar um ficheiro de imagem e utilizá-lo como uma forma na sua folha de cálculo. Aqui estão os passos a seguir:
2. Clique no botão “New Drawing Canvas” (Nova Tela de Desenho) para criar uma nova tela.
3. clicar no botão “Inserir imagem” e escolher o ficheiro de imagem.
Utilize o rato para redimensionar e posicionar a imagem na tela.
6. Utilize o ficheiro de imagem como um ícone na sua folha de cálculo utilizando os passos descritos acima.
Se você deseja obter um ícone de um arquivo executável (como um arquivo de programa), você pode usar uma ferramenta gratuita como o Resource Hacker para extrair o ícone. Aqui estão os passos a seguir:
2. Abra o Resource Hacker e seleccione “File” -> “Open” para abrir o ficheiro executável.
3. expandir a pasta “Icon” e seleccionar o ícone que pretende extrair.
Clicar com o botão direito do rato no ícone e seleccionar “Guardar PNG” para o guardar como ficheiro de imagem.
5. Utilize o ficheiro de imagem como um ícone na sua folha de cálculo utilizando os passos descritos acima.
Colocar um ícone de site na barra de endereços Se tiver um site e quiser colocar um ícone de site na barra de endereços do browser, pode criar um ficheiro favicon.ico e carregá-lo no seu site. Eis os passos a seguir:
2. Guarde a imagem como um ficheiro ICO de 256 cores.
3. carregue o ficheiro ICO para o directório raiz do seu sítio Web.
4. Adicione o seguinte código à secção head do seu ficheiro HTML:
5. Substitua “http://www.yourdomain.com” pelo URL do seu sítio Web.
Existem muitos programas disponíveis para a criação de ícones, incluindo o Adobe Photoshop, o GIMP, o CorelDRAW e o IconWorkshop. O melhor programa para criar ícones depende das suas necessidades e do seu nível de competências. Se for um principiante, pode querer começar com um programa gratuito como o GIMP e ir avançando para programas mais avançados à medida que vai ganhando experiência.
Os ícones podem ser criados no Excel utilizando a funcionalidade “Inserir ícones” que pode ser encontrada na secção “Ilustrações” do separador “Inserir” no friso do Excel.
Peço desculpa, mas o título do artigo “Como criar um ícone no Excel: Um Guia Completo” é sobre a criação de ícones no Microsoft Excel, não sobre a colocação de ícones num site. No entanto, para colocar um ícone num sítio Web, normalmente é necessário criar ou obter o ficheiro do ícone num formato compatível (como .ico ou .png), carregá-lo para o servidor do seu sítio Web e, em seguida, adicionar o código HTML adequado para apresentar o ícone na(s) página(s) pretendida(s). Os passos específicos podem variar consoante a plataforma do sítio Web ou o sistema de gestão de conteúdos utilizado.