Para fazê-lo, acesse o endereço https://corrupt-a-file.net/ em um navegador de internet. Esse website pode corromper os tipos de arquivos mais comuns, como MP3s, documentos do Word, planilhas do Excel e outros.
Corromper um ficheiro:
1. Editar o arquivo em um editor hexadecimal, excluir alguns bytes aleatórios e salvá-lo. O ficheiro ficará corrompido e ilegível.
2. Mudar o nome da extensão do ficheiro para um formato diferente, por exemplo, mudar um ficheiro .doc para .pdf. O ficheiro ficará ilegível.
Transferir o ficheiro para um dispositivo de armazenamento corrompido ou para um dispositivo com espaço insuficiente no disco. O ficheiro ficará corrompido e ilegível.
Utilizar uma ferramenta de software de corrupção para destruir intencionalmente os dados ou a estrutura do ficheiro.
Recuperação de um ficheiro corrompido:
1. Use o recurso de recuperação incorporado do software que criou o arquivo, como o recurso Recuperar documentos não salvos do Microsoft Word.
3. Restaurar o ficheiro a partir de uma cópia de segurança. Se tiver um sistema de cópia de segurança instalado, pode restaurar a versão anterior do ficheiro.
Tentar recuperar o ficheiro online utilizando serviços como o File Repair ou o Online File Repair.
Ficheiro Word corrompido:
Se tiver um ficheiro Word corrompido, pode recuperá-lo utilizando a funcionalidade de recuperação incorporada. Abra o Word, clique em Ficheiro, depois clique em Informações e seleccione Gerir Documento. Clique em Recuperar documentos não guardados e aparecerá uma lista de documentos não guardados. Seleccione o documento que pretende recuperar e clique em Abrir.
Ficheiro Excel corrompido:
Se tiver um ficheiro Excel corrompido, pode tentar recuperá-lo abrindo o Excel e clicando em Ficheiro e depois em Abrir. Navegue até à localização do ficheiro e seleccione-o. Clique na seta junto ao botão Abrir e seleccione Abrir e reparar. Se isso não funcionar, tente usar um software de recuperação de arquivos de terceiros.
PDF corrompido:
Um ficheiro PDF corrompido é um ficheiro que não pode ser aberto ou visualizado. Isso pode acontecer devido a vários motivos, como um ataque de vírus, falha do sistema ou download incompleto do arquivo. Pode tentar recuperar um ficheiro PDF corrompido utilizando serviços de reparação de ficheiros online, como o Repair PDF ou o PDF Recovery Online.
Em conclusão, a corrupção intencional ou acidental de um ficheiro não é algo que deva fazer sem uma boa razão. No entanto, se acabar por ter um ficheiro corrompido, existem formas de o recuperar. Tente utilizar a funcionalidade de recuperação integrada do software, software de recuperação de ficheiros de terceiros ou restaurar a partir de uma cópia de segurança.
Existem vários métodos gratuitos que podem ser tentados para recuperar ficheiros Word corrompidos.
Utilize a funcionalidade “Abrir e reparar” incorporada no Word: Abra o Word e clique em “Ficheiro” > “Abrir” e seleccione o ficheiro corrompido. Clique na seta pendente junto ao botão “Abrir” e seleccione “Abrir e Reparar”.
2. Use o conversor “Recuperar texto de qualquer ficheiro”: Abra o Word e clique em “Ficheiro” > “Abrir” e seleccione o ficheiro corrompido. Na caixa de diálogo “Abrir”, seleccione “Recuperar texto de qualquer ficheiro (*.*)” na lista pendente “Ficheiros de tipo”.
Tente abrir o ficheiro numa versão diferente do Word: Por vezes, um ficheiro corrompido pode ser aberto numa versão diferente do Word. Tente abrir o arquivo em uma versão mais antiga ou mais recente do Word.
Utilize uma ferramenta de recuperação de ficheiros de terceiros: Existem várias ferramentas gratuitas de recuperação de ficheiros disponíveis online, como o Recuva e o EaseUS Data Recovery Wizard. Estas ferramentas podem ajudá-lo a recuperar ficheiros Word corrompidos.
Pode haver várias razões para um ficheiro PDF não carregar, tais como um ficheiro corrompido, um leitor de PDF desactualizado ou um problema com o dispositivo ou software utilizado para abrir o ficheiro. Se o ficheiro PDF estiver corrompido, pode não carregar ou não ser apresentado correctamente. Nesses casos, pode tentar recuperar o ficheiro utilizando uma ferramenta de recuperação de ficheiros ou abrindo-o num leitor de PDF diferente. Além disso, pode tentar transferir o ficheiro novamente para garantir que tem uma cópia limpa.