Se você está tentando acessar uma pasta compartilhada no Windows 10 e encontra a mensagem de erro “não configurado para aceitar conexões na porta de compartilhamento de arquivos e impressoras SMB”, você não está sozinho. Este erro ocorre quando o protocolo Server Message Block (SMB) não está configurado corretamente no dispositivo que está a tentar aceder.
Para corrigir este erro, é necessário activar o SMB no dispositivo a que está a tentar aceder. Veja como fazer isso no Windows 10:
1. Abra o Painel de Controlo e clique em “Programas”.
2. Clique em “Ativar ou desativar recursos do Windows”.
3. role para baixo até “Suporte para compartilhamento de arquivos SMB 1.0/CIFS” e marque a caixa ao lado dele.
4. Clique em “OK” para guardar as alterações e reinicie o computador.
Assim que tiver activado o SMB no dispositivo, deverá conseguir aceder à pasta partilhada sem problemas.
Se estiver a utilizar Linux, pode utilizar o Samba para partilhar ficheiros e impressoras com computadores Windows na sua rede. O Samba é um conjunto de software de código aberto que fornece serviços de ficheiros e impressão a clientes SMB/CIFS. Veja a seguir como usar o Samba no Linux:
1. Instale o pacote Samba usando o gerenciador de pacotes da sua distribuição.
2. Abra o arquivo de configuração do Samba (/etc/samba/smb.conf) e adicione uma nova seção de compartilhamento para a pasta que deseja compartilhar.
3. defina as permissões apropriadas para o compartilhamento e salve o arquivo.
4. reinicie o serviço Samba usando o comando “sudo systemctl restart smb.service”.
Para aceder à pasta partilhada a partir de um computador Windows, abra o Explorador de Ficheiros e escreva o nome de anfitrião ou o endereço IP do computador Linux na barra de endereços (por exemplo, \192.168.1.2). Deverá ver a pasta partilhada e ser capaz de lhe aceder.
O código fonte do servidor Samba está disponível no site do Samba (https://www.samba.org/). O projecto é mantido por uma equipa de programadores e colaboradores que trabalham para melhorar e actualizar o software.
O Samba 4 é a versão mais recente do conjunto de software Samba. Inclui suporte para o protocolo Active Directory (AD), que permite aos servidores Linux actuarem como controladores de domínio para clientes Windows. O Samba 4 também inclui melhorias nos serviços de ficheiros e de impressão, bem como uma melhor integração com outros serviços Linux.
Para libertar a porta 443 no seu router, terá de aceder às definições de configuração do router. O processo para o fazer varia consoante a marca e o modelo do seu router. Geralmente, terá de introduzir o endereço IP do router no seu browser e iniciar sessão com o seu nome de utilizador e palavra-passe.
Depois de aceder às definições do router, procure a secção “Port Forwarding” ou “NAT”. Encontre a entrada para a porta 443 e elimine-a. Guarde as alterações e reinicie o router. Isso deve liberar a porta 443 para que outros aplicativos a usem.
A porta HTTPS é a porta número 443. É utilizada para comunicações seguras através da Internet e é normalmente utilizada para sites seguros que requerem encriptação, tais como sites de bancos online ou de comércio electrónico.
Para verificar se a porta 443 está aberta e a aceitar ligações, pode utilizar uma ferramenta de scanner de portas de rede, como o Nmap ou o Port Scanner. Em alternativa, pode utilizar o comando telnet para testar se a porta está aberta, escrevendo “telnet [endereço IP] 443” na linha de comandos ou no terminal. Se a porta estiver aberta, deverá receber um ecrã em branco ou uma mensagem a indicar que a ligação foi bem sucedida. Se a porta estiver fechada, você receberá uma mensagem de erro.
Para saber a versão do Samba instalada no seu sistema, você pode executar o seguinte comando no terminal: `smbd -V`. Isso mostrará o número da versão do Samba instalado no seu sistema.