- Clique no separador Ficheiro.
- Clique em Imprimir.
- Em Definições, clique em Imprimir Apenas um Lado e, em seguida, clique em Imprimir Manualmente nos Dois Lados. Quando imprimir, o Word irá pedir-lhe para virar a pilha e para colocar as páginas novamente na impressora.
Por isso, uma melhor opção é utilizar um scanner que tenha um alimentador automático de documentos (ADF) e uma funcionalidade de digitalização duplex. Isto permite-lhe digitalizar os dois lados de cada página de uma só vez e colocá-los todos num único documento sem ter de ajustar manualmente cada página.
Por exemplo, se tiver um scanner Epson com o software Epson Scan 2, pode digitalizar facilmente mais do que uma folha no mesmo ficheiro. Basta seleccionar a opção “Multipáginas” no menu “Definições de digitalização” e escolher “Duplex” no menu pendente “Origem do documento”. Em seguida, coloque as páginas frente e verso no ADF e clique no botão “Digitalizar”. O software digitalizará automaticamente os dois lados de cada página e guardá-los-á num único ficheiro.
Se não tiver um scanner com um ADF e uma função de digitalização duplex, pode digitalizar mais do que um documento no mesmo ficheiro do Windows. Basta colocar cada documento na mesa do scanner e digitalizá-lo individualmente. Em seguida, utilize um software como o Adobe Acrobat ou o Microsoft Word para os combinar num único documento.
Se não tiver acesso a um scanner, pode utilizar o seu telemóvel como scanner. A maioria dos smartphones tem uma câmara que pode ser utilizada para tirar fotografias de documentos, que podem depois ser convertidos em ficheiros PDF utilizando uma aplicação de digitalização como o CamScanner ou o Adobe Scan. No entanto, tenha em atenção que a qualidade da digitalização pode não ser tão boa como a de um scanner normal.
Para aprender a digitalizar, pode ver tutoriais online ou ler os manuais de utilizador do seu scanner ou aplicação de digitalização. Existem também muitos artigos e vídeos disponíveis online que podem ensinar-lhe as noções básicas de digitalização.
Finalmente, se pretender digitalizar um documento e enviá-lo através do WhatsApp, pode simplesmente guardar o documento digitalizado como um ficheiro PDF e enviá-lo como anexo numa mensagem do WhatsApp. Para tal, abra o ficheiro PDF numa aplicação de visualização de PDF e clique no botão “Partilhar”. Em seguida, escolha “WhatsApp” na lista de opções de partilha e seleccione o contacto ou grupo para o qual pretende enviá-lo.
Para digitalizar um documento, é necessário um scanner. Segue estes passos para digitalizar um documento:
1. Ligue o scanner e certifique-se de que está correctamente ligado ao seu computador.
2. Coloque o documento virado para baixo na mesa do scanner.
3. abra o software de digitalização no seu computador.
4. seleccione o tipo de ficheiro que pretende criar (PDF, JPEG, etc.).
5. Escolha a resolução e as definições de cor para a digitalização.
6. Pré-visualize a digitalização para garantir que o documento está correctamente alinhado.
7. Clique no botão de digitalização para iniciar o processo de digitalização.
8. Guarde o documento digitalizado no seu computador ou num serviço de armazenamento na nuvem.
Lembre-se de nomear e organizar correctamente os documentos digitalizados para facilitar o acesso no futuro.
Para criar um ficheiro PDF no Word, pode ir ao menu Ficheiro e seleccionar “Guardar como”. A partir daí, escolha “PDF” como formato de ficheiro e seleccione um local para guardar o ficheiro. Também pode optar por optimizar o ficheiro para utilização online ou para impressão e proteger o ficheiro com palavra-passe, se necessário. Depois de ter seleccionado as opções, clique em “Guardar” para criar o ficheiro PDF.
Para criar um documento PDF no seu telemóvel, pode utilizar uma aplicação de conversão de PDF que está disponível para transferência na loja de aplicações do seu telemóvel. Depois de ter descarregado a aplicação, pode seleccionar o ficheiro que pretende converter para PDF e convertê-lo utilizando a aplicação. Algumas aplicações populares de conversão de PDF para telemóveis incluem o Adobe Acrobat, o CamScanner e o PDF Converter Ultimate.