As tabelas dinâmicas são uma ferramenta poderosa para analisar dados no Excel e são frequentemente utilizadas em ambientes empresariais. No entanto, depois de criar uma tabela dinâmica, pode querer bloqueá-la para evitar que outras pessoas alterem os dados ou a estrutura. Veja como fazer isso:
1. Selecione a tabela dinâmica clicando em qualquer célula dentro dela.
2. Vá para o separador “Opções” na secção Ferramentas da tabela dinâmica do friso.
3. clicar em “Tabela Dinâmica” no grupo “Ferramentas”.
4. seleccione “Opções” no menu pendente.
5. na caixa de diálogo “Opções de Tabela Dinâmica”, vá para o separador “Dados”.
6. Marque “Desactivar todos os cabeçalhos de campo, excepto um” para evitar que os utilizadores movam os campos.
7. Marque “Activar pesquisa” se pretender que os utilizadores possam ver os dados subjacentes.
8. Marque “Guardar dados de origem com ficheiro” para impedir que os utilizadores acedam aos dados originais.
9. Clique em “OK” para guardar as alterações.
Se quiser levar a segurança do Excel um passo mais além, pode proteger com palavra-passe o seu livro de trabalho ou folhas ou células específicas dentro dele. Veja como:
Para proteger uma pasta com senha no Android, você precisará usar um aplicativo de terceiros. Existem muitas opções disponíveis na Google Play Store, mas algumas das mais populares incluem Folder Lock, KeepSafe e Norton App Lock. Basta transferir a aplicação, criar uma palavra-passe e seleccionar a pasta que pretende proteger.
Para permitir a edição no Excel online, terá de partilhar o livro de trabalho com outras pessoas e conceder-lhes permissões de edição. Para tal, aceda ao botão “Partilhar” no canto superior direito do ecrã e introduza os endereços de correio electrónico das pessoas com quem pretende partilhar o livro de trabalho. Em seguida, seleccione “Pode editar” no menu pendente.
Se precisar de editar um livro de trabalho do Excel protegido por palavra-passe, terá de introduzir a palavra-passe quando lhe for pedido. Se se esqueceu da palavra-passe, pode tentar utilizar uma ferramenta de recuperação de palavra-passe ou contactar a pessoa que criou originalmente o livro de trabalho.
Para editar uma célula bloqueada no Excel, terá de a desbloquear primeiro. Para tal, seleccione a célula ou o intervalo de células que pretende desbloquear, clique com o botão direito do rato e seleccione “Formatar células”. Na caixa de diálogo “Formatar células”, aceda ao separador “Protecção” e desmarque “Bloqueado”. Em seguida, clique em “OK” para guardar as alterações. Pode então editar a célula ou células conforme necessário.
Finalmente, para ligar dados de um separador a outro no Excel, pode utilizar a fórmula “=Folha1!A1”, em que “Folha1” é o nome da folha a que pretende ligar e “A1” é a célula a que pretende ligar. Basta introduzir esta fórmula na célula onde pretende que os dados ligados apareçam e substituir “Folha1” e “A1” pelas referências de folha e célula adequadas.
Sim, é possível colocar uma palavra-passe numa pasta do Windows. Para o fazer, pode utilizar a funcionalidade de encriptação incorporada no Windows ou utilizar software de terceiros para proteger as suas pastas com uma palavra-passe. A encriptação de uma pasta exigirá uma palavra-passe para aceder aos ficheiros nela contidos, proporcionando uma camada extra de segurança para os seus dados sensíveis ou confidenciais.
No Excel, pode utilizar o símbolo & para combinar dois ou mais valores de texto numa única célula. Este processo é conhecido como concatenação. Para utilizar o símbolo &, basta escrever os valores de texto que pretende combinar em células separadas e, em seguida, seleccionar a célula onde pretende que o valor combinado apareça. Nessa célula, escreva um sinal de igual (=) seguido da referência da primeira célula, do símbolo & e da referência da segunda célula. Por exemplo, se pretender combinar o texto nas células A1 e B1, deve escrever “=A1&B1” na célula onde pretende que o valor combinado apareça.
O artigo “Como bloquear uma tabela dinâmica e outras dicas de edição do Excel” não menciona especificamente nada sobre “sinais do Excel”. Talvez possa fornecer mais contexto ou informações sobre o que quer dizer com “sinais do Excel” para que eu possa ajudá-lo melhor.