Embora o Windows permita que os utilizadores personalizem os seus ambientes de trabalho com diferentes papéis de parede e temas, a alteração da cor das pastas não é uma funcionalidade incorporada. No entanto, existem várias ferramentas de terceiros disponíveis que podem ajudá-lo a realizar essa tarefa.
Uma ferramenta popular é o Folder Colorizer, que permite atribuir cores diferentes a pastas individuais ou grupos de pastas. O software é fácil de usar e funciona com o Windows 7, 8, 10 e Vista. Depois de descarregar e instalar o Folder Colorizer, basta clicar com o botão direito do rato em qualquer pasta e escolher a opção “Colorize!” para seleccionar uma nova cor.
Outra opção é o Rainbow Folders, que é semelhante ao Folder Colorizer, mas também permite atribuir ícones personalizados às pastas. O Rainbow Folders funciona com o Windows XP, Vista, 7 e 8. Para o utilizar, basta clicar com o botão direito do rato numa pasta e escolher “Rainbowize” para seleccionar uma cor. Também pode escolher “Ícone personalizado” para atribuir um novo ícone à pasta.
Se quiser disfarçar uma aplicação no seu ambiente de trabalho, pode utilizar uma ferramenta como o HideMe. Este software permite-lhe ocultar qualquer aplicação da barra de tarefas e do tabuleiro do sistema, fazendo com que pareça que não está a ser executada. Também é possível definir uma tecla de atalho para exibir a aplicação quando precisar de a utilizar.
Para criar um ícone, pode utilizar um software de design gráfico como o Photoshop ou o GIMP. Basta criar uma nova imagem com um formato quadrado (normalmente 256×256 pixels para ícones do Windows) e guardá-la como um ficheiro .ico. Em alternativa, pode utilizar ferramentas online como o Canva ou o Iconfinder para criar ícones personalizados.
Para alterar a imagem de uma aplicação, pode utilizar uma ferramenta como o Resource Hacker. Este software permite-lhe modificar os recursos (tais como ícones e imagens) de um ficheiro executável. Basta abrir o ficheiro .exe com o Resource Hacker, navegar para a pasta “Bitmap” ou “Icon” e substituir a imagem existente pela nova.
Finalmente, para alterar o fundo do ambiente de trabalho, basta clicar com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e escolher “Personalizar” (ou “Propriedades” nas versões mais antigas do Windows). A partir daqui, pode escolher um novo papel de parede, alterar o tema do ambiente de trabalho e ajustar outras definições de visualização.
Em conclusão, embora o Windows não ofereça opções incorporadas para personalizar as cores das pastas ou disfarçar as aplicações, existem várias ferramentas de terceiros que facilitam estas tarefas. Com um pouco de criatividade e algum software útil, pode personalizar o seu ambiente de trabalho a seu gosto.
Para alterar o fundo do ambiente de trabalho no Windows 10, clique com o botão direito do rato numa área vazia do ambiente de trabalho e seleccione “Personalizar” no menu pendente. Em seguida, seleccione “Fundo” no menu do lado esquerdo e escolha uma nova imagem entre as opções fornecidas ou seleccione “Procurar” para encontrar uma imagem no seu computador. Também pode escolher uma cor sólida ou uma apresentação de várias imagens. Assim que tiver feito a sua selecção, o fundo do ambiente de trabalho será alterado automaticamente.
Para alterar a vista de pasta predefinida no Windows 7, abra uma pasta e seleccione a vista que pretende tornar predefinida (por exemplo, Detalhes, Lista, Ícones grandes, etc.). Em seguida, clique no botão Organizar no canto superior esquerdo da janela e seleccione “Opções de pasta e pesquisa”. Na caixa de diálogo Opções de pasta, clique no separador Vista e, em seguida, clique no botão “Aplicar a pastas”. Isto fará com que a vista actual seja a predefinida para todas as pastas do mesmo tipo (por exemplo, todas as pastas com documentos).
O artigo “Como alterar a cor das pastas do Windows e outros truques de personalização” não fornece informações sobre a forma de um ícone. No entanto, os ícones são normalmente pequenas imagens gráficas ou símbolos que representam um ficheiro, pasta, programa ou acção, e podem ter várias formas, como quadrados, círculos, triângulos, estrelas ou desenhos personalizados.