1. Baixe o programa Classic Shell: O programa Classic Shell é um software gratuito que pode ser descarregado online. Permite-lhe personalizar o menu Iniciar, a barra de tarefas e o explorador de ficheiros para que se assemelhem a versões mais antigas do Windows. Depois de ter descarregado e instalado o programa, pode seleccionar o estilo Clássico no separador Menu Iniciar.
2. Alterar o fundo do ambiente de trabalho: Para alterar o fundo do ambiente de trabalho, clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e seleccione Personalizar. Em seguida, clique em Plano de fundo da área de trabalho e escolha a imagem de sua preferência. Também é possível seleccionar uma cor sólida ou um padrão.
Personalizar as cores das janelas: Para alterar a cor das janelas, clique em Personalizar e seleccione Cor do Windows. A partir daí, pode escolher o esquema de cores e personalizar a cor das janelas, das barras de título e dos contornos.
Diminuir a opacidade da janela: Se quiser diminuir a opacidade de uma janela, pode descarregar e instalar um programa como o Glass2k. Este programa permite-lhe ajustar a transparência de qualquer janela utilizando atalhos de teclado.
Para além de personalizar o aspecto do Windows 7 para se assemelhar ao Windows 98, também pode personalizar a barra de tarefas no Windows 8 e tornar a barra de tarefas transparente no Windows 11. Veja como:
Personalizar a barra de tarefas no Windows 8:
1. Clique com o botão direito do rato na barra de tarefas e seleccione Propriedades.
2. Clique no separador Navegação e seleccione as opções que pretende personalizar, como mostrar a vista de Aplicações, apresentar o ecrã Iniciar ou utilizar o fundo do ambiente de trabalho.
Tornar a barra de tarefas transparente no Windows 11:
1. Clique com o botão direito do rato na barra de tarefas e seleccione Definições da barra de tarefas.
2. Desloque-se para baixo até à secção Transparência e ative o interruptor para ativar a transparência. Também é possível ajustar o nível de transparência usando o controlo deslizante.
Em conclusão, personalizar o aspecto do Windows pode ser uma forma divertida de personalizar o computador e dar-lhe um aspecto único. Quer pretenda fazer com que pareça uma versão mais antiga do Windows ou dar-lhe um toque moderno, existem muitas opções de personalização disponíveis. Com alguns passos simples, pode alterar o fundo do ambiente de trabalho, as cores das janelas e a barra de tarefas para criar um tema personalizado que se adeqúe ao seu estilo.
Para personalizar o ambiente de trabalho de um computador com Windows 7 para que se pareça com o Windows 98, pode seguir estes passos:
1. Clique com o botão direito do rato na área de trabalho e seleccione “Personalizar”.
2. Clique em “Cor da janela” na parte inferior da janela.
3. clique em “Configurações avançadas de aparência” na parte inferior da janela.
4. no menu pendente que diz “Item”, seleccione o elemento do aspecto da janela que pretende alterar, como “Barra de título activa” ou “Menu”.
5. Ajuste as definições para corresponder ao aspecto do Windows 98.
6. Repita para cada elemento da aparência da janela.
7. Clique em “Apply” e depois em “OK” para guardar as alterações.
Adicionalmente, pode alterar o papel de parede para uma imagem ao estilo do Windows 98 e personalizar os ícones para corresponderem aos do Windows 98.
Para tornar a barra de tarefas do Windows 8 maior, pode seguir estes passos:
1. Clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio na barra de tarefas.
2. Clique em “Propriedades” no menu de contexto.
3. no separador “Barra de tarefas”, assinale a opção “Utilizar botões pequenos da barra de tarefas” para a desmarcar.
4. clique no botão “Aplicar” e, em seguida, clique em “OK”.
Isto irá aumentar o tamanho dos ícones e da barra de tarefas em geral, tornando-a maior.
Através da barra de tarefas do Windows 7, é possível aceder e alternar entre programas abertos, fixar programas utilizados frequentemente para acesso rápido, personalizar o aspecto e o comportamento da barra de tarefas, aceder ao menu Iniciar e ver notificações e alertas do sistema. Além disso, pode utilizar as Listas de Saltos para aceder rapidamente a itens recentes ou tarefas comuns de um determinado programa.