O Excel é uma ferramenta poderosa e pode ser usado para uma ampla gama de tarefas, incluindo entrada de dados, cálculos e visualizações. Um recurso que pode ser útil ao trabalhar com o Excel é a capacidade de adicionar botões de verificação e quadrados de marca de seleção. Esta funcionalidade pode ajudá-lo a controlar as tarefas, a garantir a exactidão dos dados e muito mais.
Adicionar um botão de verificação no Excel
Para adicionar um botão de verificação no Excel, terá de utilizar o separador Programador. Se não vir o separador Programador no friso, terá de o activar. Para isso, clique em Arquivo, depois em Opções e selecione Personalizar Faixa de Opções. Marque a caixa ao lado de Desenvolvedor e clique em OK.
Depois de activar o separador Programador, clique no mesmo e, em seguida, seleccione Inserir. Escolha a opção Caixa de verificação na secção Controlos de formulário. Clique e arraste para desenhar a caixa de verificação onde pretende que apareça na folha de cálculo. Pode então ligar a caixa de verificação a uma célula clicando com o botão direito do rato na mesma e seleccionando Formatar Controlo. No separador Controlo, seleccione a célula à qual pretende ligá-la.
Inserção de um quadrado de marca de verificação no Excel
Se pretender adicionar um quadrado de marca de verificação no Excel, pode utilizar o tipo de letra Wingdings. Este tipo de letra inclui uma série de símbolos que podem ser utilizados para vários fins, incluindo marcas de verificação. Para inserir um quadrado de marca de verificação, seleccione a célula onde pretende que apareça e, em seguida, altere o tipo de letra para Wingdings. Digite a letra P, que será convertida num quadrado de marca de verificação.
Criando botões de comando no Excel
Os botões de comando podem ser usados para executar uma variedade de tarefas no Excel, como executar macros ou abrir formulários. Para criar um botão de comando, abra o separador Programador e seleccione Inserir. Escolha a opção Botão na secção Controlos ActiveX. Clique e arraste para desenhar o botão onde pretende que apareça na folha de cálculo. Em seguida, pode atribuir uma macro ao botão clicando com o botão direito do rato e seleccionando Ver código. No Editor de Visual Basic, introduza o código da macro que pretende executar.
Colocando a guia Desenvolvedor no Excel Já discutimos como habilitar a guia Desenvolvedor no Excel. No entanto, vale a pena observar que essa guia não é ativada por padrão no Excel. Se precisar de utilizar as funcionalidades do separador Programador, terá de o activar manualmente.
Criação de uma caixa de listagem no Excel
Uma caixa de listagem pode ser usada para exibir uma lista de opções para o usuário escolher. Para criar uma caixa de listagem, abra o separador Programador e seleccione Inserir. Escolha a opção Caixa de listagem na secção Controlos de formulário. Clique e arraste para desenhar a caixa de listagem no local onde pretende que ela apareça na folha de cálculo. Pode então adicionar itens à caixa de listagem clicando com o botão direito do rato e seleccionando Formatar Controlo. No separador Controlo, introduza os itens que pretende que apareçam na caixa de listagem.
Em conclusão, adicionar botões de verificação, quadrados de marca de verificação, botões de comando, separadores de programador e caixas de listagem pode ser muito útil quando se trabalha com o Excel. Estas funcionalidades podem ajudá-lo a poupar tempo, a garantir a exactidão dos dados e a tornar o seu trabalho mais eficiente. Seguindo os passos descritos acima, deverá ser capaz de adicionar estas funcionalidades às suas folhas de cálculo do Excel com facilidade.
Para preencher uma lista de verificação no Excel, pode utilizar o botão de verificação e o quadrado de marca de verificação. Primeiro, adicione o botão de verificação ou o quadrado de marca de verificação à célula, seguindo os passos do artigo. Em seguida, basta clicar no botão ou no quadrado para adicionar uma marca de verificação e clicar novamente para remover a marca de verificação. Pode utilizar este método para preencher uma lista de verificação ou qualquer outro formulário que requeira caixas de verificação.
Para criar uma lista de verificação no Excel, pode utilizar o controlo de formulário Check Box. Aqui estão os passos para criar uma lista de verificação:
1. Vá para o separador Programador no friso (se não vir o separador Programador, tem de o activar primeiro indo a Ficheiro > Opções > Personalizar friso e marcando a caixa Programador).
2. Clique no menu pendente Inserir no grupo Controlos e escolha o controlo de formulário Caixa de Verificação.
Clique e arraste para desenhar a caixa de verificação onde pretende que apareça na folha de cálculo.
4. Clique com o botão direito do rato na caixa de verificação e escolha Formatar Controlo.
5. na caixa de diálogo Formatar Controlo, aceda ao separador Controlo e especifique a ligação de célula onde o valor da caixa de verificação será armazenado.
6. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo.
7. Copie e cole a caixa de verificação para criar caixas de verificação adicionais para a sua lista de verificação.
8. Pode então etiquetar cada caixa de verificação e começar a marcar os itens da sua lista clicando nas caixas de verificação.
Para criar uma caixa de verificação no Word, pode utilizar o separador Programador. Primeiro, certifique-se de que o separador Programador está visível no friso. Para tal, clique com o botão direito do rato no friso e seleccione “Personalizar o friso” e, em seguida, assinale a caixa junto a “Programador” na coluna da direita.
Quando o separador “Programador” estiver visível, clique no mesmo e, em seguida, clique no botão “Formulários antigos”. A partir daí, seleccione a opção “Campo de formulário de caixa de verificação” e clique no local do documento onde pretende inserir a caixa de verificação.
Para personalizar o aspecto da caixa de verificação, clique com o botão direito do rato sobre a mesma e seleccione “Propriedades”. A partir daí, pode alterar o símbolo predefinido da caixa de verificação para um símbolo diferente ou adicionar uma etiqueta para descrever a caixa de verificação.