Antes de mais, é importante ter em atenção que existem diferentes versões do Windows XP. As versões mais comuns são a Home e a Professional. O processo de activação é semelhante para ambas as versões, mas os passos podem variar ligeiramente consoante a versão que possui.
Para activar a cópia original do Windows XP, é necessário ter uma chave de produto válida. Esta chave encontra-se normalmente num autocolante no computador ou na documentação fornecida com o sistema operativo. Quando tiver a chave do produto, siga estes passos:
1. Abra o menu Iniciar e clique em “Executar”.
2. Escreva “oobe/msoobe /a” na caixa de diálogo Executar e prima Enter.
3. aparecerá uma janela com a mensagem “O Windows já está activado”. Isto significa que a sua cópia do Windows XP já está activada e que não precisa de fazer mais nada.
Se vir uma mensagem a indicar que a sua cópia do Windows XP não está activada, terá de a activar manualmente. Para o fazer, siga estes passos:
1. Abra o menu Iniciar e clique em “Executar”.
2. Escreva “oobe/msoobe /a” na caixa de diálogo Executar e prima Enter.
3. clique em “Sim” quando lhe for pedido para activar o Windows através da Internet.
Siga as instruções no ecrã para concluir o processo de activação.
É importante ter em atenção que a Microsoft já não suporta o Windows XP, o que significa que não poderá obter actualizações ou correcções de segurança para o seu sistema operativo. Isto pode deixar o seu computador vulnerável a vírus e outros tipos de malware. Se possível, recomenda-se que actualize para uma versão mais recente do Windows que ainda seja suportada pela Microsoft.
A última versão do Windows XP foi lançada em 2008 e chamava-se Windows XP Service Pack 3 (SP3). Esta versão incluía todas as actualizações e correcções de segurança que tinham sido lançadas até essa altura.
O nome da versão do Windows que foi lançada após o Windows XP era Windows Vista. No entanto, este sistema operativo não era tão popular como o Windows XP e acabou por ser substituído pelo Windows 7.
O Windows XP pertence ao grupo da família Windows NT, que inclui outros sistemas operativos como o Windows 2000, o Windows Vista e o Windows 7.
Quanto à melhor versão do Windows XP, depende realmente das suas necessidades e preferências específicas. De um modo geral, o Windows XP Professional é considerado a melhor opção porque inclui mais funcionalidades e é mais adequado para utilização empresarial. No entanto, se estiver a utilizar o computador apenas para tarefas básicas, como navegação na Web e correio electrónico, o Windows XP Home deverá ser suficiente.
Para validar o Windows XP, pode seguir estes passos:
1. Clique no botão “Iniciar” e, em seguida, clique em “Executar”.
2. Escreva “oobe/msoobe /a” na caixa de diálogo Executar e prima Enter.
3. o assistente de activação do produto Windows será aberto.
Siga as instruções para validar a sua cópia do Windows XP.
Nota: Se a sua cópia do Windows XP não for genuína, não passará na validação. Nesse caso, terá de obter uma chave de licença válida ou adquirir uma cópia genuína do Windows XP.
O Windows XP é fornecido em duas versões: 32-bit e 64-bit.
O Windows XP já não é vendido pela Microsoft, pelo que não pode ser comprado directamente a esta empresa. No entanto, alguns retalhistas de terceiros ainda podem vender software do Windows XP e o preço pode variar consoante o retalhista e a edição do Windows XP que está a ser vendida. Tenha em atenção que a utilização de um sistema operativo desactualizado como o Windows XP pode representar riscos de segurança e pode não ser compatível com software e hardware mais recentes.