O Excel é uma ferramenta poderosa que muitas pessoas utilizam no seu trabalho diário. Tem uma variedade de características e funções que facilitam a criação e a gestão de dados. Uma característica importante que os utilizadores avançados do Excel necessitam é o separador “Programador”. Este separador dá acesso a funcionalidades avançadas como macros, controlos ActiveX e suplementos. No entanto, este separador não está activado por predefinição no Excel, pelo que os utilizadores têm de o activar.
Para activar o separador Programador no Excel, siga estes passos:
1. Abra o Excel e clique na guia Arquivo.
2. Selecione Opções no lado esquerdo.
3. na caixa de diálogo Opções do Excel, selecione Personalizar Faixa de Opções.
4. em Guias principais, marque a caixa ao lado de Desenvolvedor.
5. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo.
Se não conseguir activar o produto, poderá encontrar erros como “Esta cópia do Microsoft Office não está activada” ou “Falha na activação do produto”. Existem várias razões para que isto aconteça. Pode dever-se a um problema de ligação à Internet, a um problema com a chave do produto ou a um problema com o servidor de activação. Se encontrar este erro, tente activar o produto novamente mais tarde. Se o problema persistir, contacte o suporte da Microsoft para obter assistência.
Quando activa as macros no Excel, permite-lhe automatizar tarefas repetitivas e efectuar cálculos complexos. No entanto, as macros também podem ser utilizadas para executar código malicioso, pelo que o Excel desactiva as macros por predefinição. Se vir uma mensagem que diz “As macros foram desactivadas”, significa que o livro de trabalho que está a tentar abrir contém macros, mas estas não estão activadas. Para activar as macros, aceda ao separador Programador e clique em Segurança de macros. Escolha o nível de segurança desejado e clique em OK.
Se o Excel abrir um arquivo no modo somente leitura, isso significa que o arquivo está bloqueado e não é possível fazer nenhuma alteração nele. Isso geralmente acontece quando o arquivo já está aberto por outro usuário ou se ele foi salvo em um local somente leitura. Para editar o ficheiro, é necessário guardar uma cópia do mesmo e fazer alterações na cópia. Se pretender eliminar um ficheiro só de leitura, terá de alterar as suas propriedades. Clique com o botão direito do rato no ficheiro e seleccione Propriedades. Desmarque a caixa Só leitura e clique em OK.
Se pretender retirar um documento do Word do modo de leitura, aceda ao separador Ver e clique em Editar documento. Isto permitir-lhe-á fazer alterações ao documento. Se quiser voltar ao modo de leitura, clique em Modo de leitura. Este modo é útil se pretender ler um documento sem distracções, mas não pode efectuar alterações neste modo.
Em conclusão, o separador Programador no Excel fornece acesso a funcionalidades avançadas que podem ajudar os utilizadores a automatizar tarefas e a efectuar cálculos complexos. Para o activar, aceda à caixa de diálogo Opções do Excel e seleccione Personalizar Faixa de Opções. Se encontrar erros ao activar o produto, tente novamente mais tarde ou contacte o suporte da Microsoft. Se as macros estiverem desactivadas, aceda ao separador Programador e ajuste as definições de segurança. Se um ficheiro abrir no modo só de leitura, guarde uma cópia do mesmo e faça alterações na cópia. E se quiser tirar um documento do Word do modo de leitura, vá ao separador Ver e clique em Editar Documento.
Para converter o modo de compatibilidade no Excel, pode seguir estes passos:
1. Abrir o ficheiro Excel em modo de compatibilidade.
2. Clique no separador “Ficheiro” no canto superior esquerdo da janela do Excel.
3. no menu suspenso, clique em “Informações”.
4. clique no botão “Converter” ao lado de “Modo de compatibilidade”.
5. Escolha a opção para converter a pasta de trabalho para a versão actual do Excel.
6. Clique em “OK” para confirmar a conversão.
Quando a conversão estiver concluída, o modo de compatibilidade será desactivado e poderá utilizar todas as funcionalidades da versão actual do Excel.
Para desativar o modo de compatibilidade no Word 2013, siga os seguintes passos:
1. Abra o documento do Word 2013 em questão.
2. Clique no separador “Ficheiro” no canto superior esquerdo do ecrã.
3. clique em “Opções” no menu do lado esquerdo.
4. na caixa de diálogo Opções do Word, clique em “Avançado” no menu à esquerda.
5. desloque-se para baixo até à secção “Opções de Compatibilidade”.
6. Desmarque a caixa ao lado de “Executar este programa em modo de compatibilidade para:”
7. Clique em “OK” para guardar as alterações.
Uma vez concluídos estes passos, o documento já não deverá estar em modo de compatibilidade.
Para ativar a aba Desenvolvedor no Excel, é preciso seguir os seguintes passos:
1. Abra o Excel e clique em “Arquivo” no canto superior esquerdo.
2. Clique em “Opções” no menu do lado esquerdo.
3. clicar em “Personalizar Faixa de Opções” no menu de opções.
No painel do lado direito, marque a caixa ao lado de “Desenvolvedor” em “Guias principais”.
5. Clique em “OK” para guardar as alterações.
Quanto à sua segunda pergunta, o modo de compatibilidade do Word é uma funcionalidade do Microsoft Word que lhe permite abrir e editar versões mais antigas de documentos do Word nas versões mais recentes do software. Este modo garante que a formatação e o layout do documento antigo permaneçam intactos quando ele é aberto na versão mais recente do Word. Também permite guardar o documento no seu formato original, se necessário.