1. Abra o menu Iniciar e digite “restauração do sistema” na barra de pesquisa.
3. na janela Propriedades do sistema, clique no separador “Protecção do sistema”.
4. Clique no botão “Restauro do sistema”.
Se preferir abrir a Restauração do sistema executando um comando, pode utilizar os seguintes passos:
2. Clique com o botão direito do rato em “Prompt de Comando” e seleccione “Executar como administrador”.
3. na janela do prompt de comando, digite “rstrui.exe” e pressione Enter.
4. siga as instruções para escolher um ponto de restauro e iniciar o processo de restauro.
Para fazer uma restauração do sistema, é necessário ter um ponto de restauração disponível. O Windows 10 cria pontos de restauro automaticamente antes das principais actualizações e quando instala novo software. Também pode criar manualmente um ponto de restauro seguindo estes passos:
2. Clique em “Criar um ponto de restauro” a partir dos resultados da pesquisa.
3. na janela Propriedades do sistema, clique no separador “Protecção do sistema”.
Clique no botão “Criar” e siga as instruções para criar um ponto de restauro.
O tempo que demora a efectuar um restauro do sistema depende do tamanho do disco rígido e da quantidade de dados que precisam de ser restaurados. Pode demorar de alguns minutos a algumas horas. Durante o processo de restauro, o computador será reiniciado várias vezes.
Para encontrar um ponto de restauro, pode seguir estes passos:
2. Clique em “Criar um ponto de restauro” a partir dos resultados da pesquisa.
3. na janela Propriedades do sistema, clique no separador “Protecção do sistema”.
4. clicar no botão “Restauro do sistema” e seleccionar “Escolher um ponto de restauro diferente”.
A Restauração do sistema é um recurso útil no Windows 10 que pode ajudá-lo a resolver problemas com o seu computador. Permite-lhe voltar a colocar o seu computador num estado anterior sem afectar os seus ficheiros pessoais. Isto pode ser especialmente útil se encontrar problemas depois de instalar novo software ou actualizações. É importante ter em atenção que o restauro do sistema não afecta os seus documentos, imagens ou outros ficheiros pessoais, mas remove qualquer software e controladores que tenham sido instalados após a criação do ponto de restauro.
Restaurar o Windows para um ponto anterior no tempo usando a Restauração do sistema irá desfazer quaisquer alterações feitas aos arquivos do sistema, programas e configurações do registro desde que o ponto de restauração escolhido foi criado. Isto pode ser útil se estiver a ter problemas com o seu computador, tais como erros, falhas ou infecções por malware, e pretender reverter para um estado de funcionamento. No entanto, quaisquer ficheiros ou documentos que tenham sido criados ou modificados após a criação do ponto de restauro serão perdidos, pelo que é importante fazer uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes antes de executar um restauro do sistema.
Se interromper a Restauração do sistema, não será mais possível restaurar o sistema para um ponto anterior usando esse recurso. Isto significa que, se encontrar um problema ou problema com o seu sistema, não poderá voltar a um estado anterior em que tudo estava a funcionar correctamente. Geralmente, recomenda-se manter a Restauração do Sistema ativada no seu sistema Windows 10.
A Restauração do sistema pode demorar um pouco para ser concluída porque precisa verificar todo o sistema em busca de alterações e restaurar o ponto de restauração selecionado. O tempo que leva para ser concluído depende do tamanho do seu disco rígido, do número de programas instalados e da quantidade de dados armazenados no seu computador. Além disso, se o seu computador estiver a funcionar lentamente ou tiver recursos limitados, poderá demorar mais tempo a concluir o processo de restauro. É importante ser paciente e permitir que o restauro do sistema siga o seu curso para garantir um restauro bem sucedido do seu sistema.