O Excel é uma ferramenta inestimável para organizar e analisar dados, mas com grandes conjuntos de dados, é fácil acabar com linhas duplicadas que precisam de ser combinadas. Felizmente, o Excel tem uma função integrada que facilita essa tarefa: a função SUMIF.
Para usar a função SUMIF, primeiro é necessário identificar a coluna que contém os valores que deseja somar. Digamos, por exemplo, que tem uma folha de cálculo com uma lista de transacções de vendas e que pretende combinar linhas duplicadas com base na coluna “produto”, enquanto soma a coluna “quantidade”.
Aqui está como fazer isso:
1. Classifique seus dados pela coluna que contém as duplicatas (neste caso, a coluna “produto”). Pode fazê-lo seleccionando toda a tabela, clicando no separador “Dados” e, em seguida, seleccionando “Ordenar”.
2. Quando os dados estiverem ordenados, será possível identificar facilmente as linhas duplicadas. Seleccione novamente a tabela inteira e clique no separador “Dados”, seguido de “Remover Duplicados”. Na janela que aparece, seleccione a caixa junto à coluna que contém os duplicados (neste caso, a coluna “produto”).
Agora que removeu as linhas duplicadas, está pronto para utilizar a função SUMIF para somar os valores na coluna “quantidade”. Numa nova coluna junto aos seus dados, introduza a fórmula “=SUMIF(intervalo,critérios,intervalo_soma)” (sem as aspas), em que “intervalo” é a coluna que contém os duplicados (neste caso, a coluna “produto”), “critérios” é o primeiro valor nessa coluna (que deve estar na mesma linha que a sua fórmula) e “intervalo_soma” é a coluna que contém os valores que pretende somar (neste caso, a coluna “quantidade”).
Copie a fórmula para o fundo da tabela e já está! Combinou as linhas duplicadas e somou os valores da coluna “quantidade”.
Relacionado com isto, também pode querer fazer um cálculo de subtracção no Excel. Para tal, basta introduzir a fórmula “=A1-B1” (sem as aspas) numa nova coluna junto aos dados, em que “A1” é a primeira célula da coluna da qual pretende subtrair e “B1” é a primeira célula da coluna da qual pretende subtrair.
Se pretender contar o número de células com o mesmo texto no Excel, pode utilizar a função CONT.SE. Basta introduzir a fórmula “=COUNTIF(intervalo,critérios)” (sem as aspas), em que “intervalo” é a coluna que pretende contar e “critérios” é o texto que pretende contar.
Para colocar a subtracção numa tabela do Excel, siga os mesmos passos acima indicados para adicionar uma nova coluna com a fórmula de subtracção.
Se pretender contar células não vazias no Excel, pode utilizar a função COUNTA. Basta introduzir a fórmula “=COUNTA(intervalo)” (sem as aspas), em que “intervalo” é a coluna que pretende contar.
Finalmente, se pretender alterar o cálculo no Excel, pode fazê-lo seleccionando a célula com a fórmula que pretende alterar, clicando no separador “Fórmulas” e, em seguida, seleccionando “Biblioteca de funções” e “Inserir função”. A partir daí, pode seleccionar uma função diferente ou modificar a existente de acordo com as suas necessidades.
Para somar várias colunas com base num único critério no Excel, pode utilizar a função SOMASE. Primeiro, seleccione as células que contêm os valores que pretende somar. Em seguida, introduza a função SOMASE numa nova célula, especificando o intervalo de células a avaliar, o critério a corresponder e o intervalo de células a somar. Por exemplo, se pretender somar os valores nas colunas B e C onde a coluna A contém o valor “X”, deve introduzir a seguinte fórmula: =SUMIF(A:A, “X”,B:C). Isto irá somar todos os valores nas colunas B e C onde a coluna A contém “X”.
Para contar dados de duas colunas no Excel, pode utilizar a função SUMIF. Primeiro, seleccione uma célula onde pretende apresentar o resultado. Em seguida, introduza a fórmula “=SUMIF(intervalo1, “critérios1”,intervalo2, “critérios2″)” onde “intervalo1” é a primeira coluna, “critérios1” é o critério para a primeira coluna, “intervalo2” é a segunda coluna e “critérios2” é o critério para a segunda coluna. Isto irá somar todos os valores na segunda coluna que satisfazem os critérios especificados na primeira coluna.
Pode haver várias razões pelas quais o Excel não está a calcular automaticamente. Uma razão pode ser o facto de a definição de Cálculo estar definida para Manual em vez de Automático. Para alterar esta definição, aceda ao separador Fórmulas, clique em Opções de Cálculo e, em seguida, seleccione Automático. Outro motivo pode ser o facto de as células estarem formatadas como texto em vez de números, o que impede o Excel de as reconhecer como valores numéricos. Para corrigir isto, seleccione as células, clique com o botão direito do rato e escolha Formatar células. Em seguida, escolha o Formato de número e seleccione o formato de número pretendido.