Somase é uma função incorporada no Excel que permite aos utilizadores somar vários intervalos de células. Essa função é especialmente útil quando se deseja somar um grande número de células que não estão localizadas próximas umas das outras. Neste artigo, vamos explicar como utilizar a Somase para combinar dois intervalos no Excel.
Para utilizar a Somase para combinar dois intervalos no Excel, é necessário seleccionar primeiro a célula onde pretende que o total apareça. Em seguida, introduza a seguinte fórmula:
Nesta fórmula, “intervalo1” e “intervalo2” representam os dois intervalos que pretende somar. Por exemplo, se quiser somar as células A1 a A10 e C1 a C10, a sua fórmula deve ter o seguinte aspecto:
Prima “Enter” e o total dos dois intervalos aparecerá na célula onde introduziu a fórmula.
Para juntar o conteúdo de duas colunas no Excel, pode utilizar o operador “&” ou a função CONCATENAR. O operador “&” permite-lhe combinar dois valores numa célula. Por exemplo, se pretender combinar o conteúdo das células A1 e B1, pode introduzir a seguinte fórmula na célula C1:
Esta fórmula juntará os conteúdos das células A1 e B1 com um espaço entre elas.
Em alternativa, pode utilizar a função CONCATENAR para juntar o conteúdo de duas ou mais células. Por exemplo, se pretender juntar o conteúdo das células A1 e B1 com um espaço entre elas, pode introduzir a seguinte fórmula na célula C1:
Cálculo entre folhas de trabalho
Para calcular entre folhas de trabalho no Excel, pode utilizar o operador “!” para referenciar células noutras folhas de trabalho. Por exemplo, se pretender somar os valores da célula A1 na Folha1 e da célula A1 na Folha2, pode introduzir a seguinte fórmula em qualquer célula:
Esta fórmula irá somar os valores na célula A1 na Folha1 e na célula A1 na Folha2.
Para somar várias colunas com base num único critério no Excel, pode utilizar a função SUMIFS. A função SUMIFS permite somar valores em um intervalo com base em vários critérios. Por exemplo, se pretender somar os valores das colunas B, C e D se o valor da coluna A for “x”, pode introduzir a seguinte fórmula em qualquer célula:
Esta fórmula somará os valores nas colunas B, C e D se o valor na coluna A for “x”.
Operações básicas sem função específica no Excel
O Excel tem funções específicas para a maioria das operações básicas, tais como adição, subtracção, multiplicação e divisão. No entanto, não existe uma função específica para a exponenciação (elevar um número a uma potência) ou para encontrar a raiz quadrada de um número. Para efectuar estas operações no Excel, pode utilizar o operador “^” para a exponenciação e a função SQRT para encontrar a raiz quadrada.
Alterar o texto de maiúsculas para minúsculas Para alterar o texto de maiúsculas para minúsculas no Excel, pode utilizar a função LOWER. A função LOWER converte todas as letras maiúsculas de uma cadeia de texto para minúsculas. Por exemplo, se pretender converter o texto na célula A1 para minúsculas, pode introduzir a seguinte fórmula na célula B1:
Esta fórmula converterá todas as letras maiúsculas da célula A1 em minúsculas.
Para somar colunas com o mesmo nome no Excel, pode utilizar a função SUMIF ou SUMIFS. A função SUMIF permite-lhe somar valores num intervalo se estes satisfizerem um determinado critério, enquanto a função SUMIFS permite-lhe somar valores num intervalo com base em vários critérios. Por exemplo, se tiver duas colunas com o mesmo nome e quiser somar os seus valores, pode utilizar a seguinte fórmula: =SUMIF(A1:B10, “Nome da coluna”,A1:B10). Isto irá somar todos os valores nas colunas A e B que têm o nome “Nome da coluna”.
Para fazer uma soma em vários separadores no Excel, pode utilizar a função SOMA juntamente com os nomes das folhas e os intervalos de células. Por exemplo, se quiser somar as células A1 a A10 na Folha1 e as células B1 a B10 na Folha2, pode utilizar a fórmula: =SUM(Folha1!A1:A10, Folha2!B1:B10). Certifique-se de que separa os nomes das folhas e os intervalos de células com vírgulas dentro da função SUM.
Para formatar letras maiúsculas e minúsculas no Excel, pode utilizar as funções “SUPERIOR” e “INFERIOR”.
A função “SUPERIOR” converte todas as letras de uma cadeia de texto em maiúsculas, enquanto a função “INFERIOR” converte todas as letras em minúsculas.
Para utilizar a função “MAIÚSCULAS”, deve escrever “=MAIÚSCULAS(referência da célula)” numa célula onde pretende que apareça a versão em maiúsculas do texto na célula referenciada.
Da mesma forma, para utilizar a função “INFERIOR”, deve escrever “=INFERIOR(referência da célula)” numa célula onde pretende que apareça a versão em minúsculas do texto na célula referenciada.