As máscaras de sub-rede classe B são usadas para criar uma rede com um grande número de hosts, normalmente entre 256 e 65.534. Para calcular uma máscara de sub-rede classe B, é necessário determinar o número de bits necessários para representar o número de hosts necessários e, em seguida, adicionar esses bits à máscara de sub-rede classe B padrão de 255.255.0.0.
Por exemplo, se precisar de criar uma rede com 500 anfitriões, terá de adicionar nove bits à máscara de sub-rede predefinida. Isto dá-lhe uma máscara de sub-rede de 255.255.255.128, que fornece 512 (2^9) endereços de anfitrião.
Para descobrir a máscara de sub-rede por telemóvel, pode utilizar várias aplicações disponíveis para dispositivos Android e iOS. Estas aplicações permitem-lhe introduzir um endereço IP e uma máscara de sub-rede e, em seguida, fornecem informações sobre a rede, incluindo o número de anfitriões e o ID da rede.
Para saber qual a máscara de rede a utilizar, é necessário determinar o número de anfitriões necessários para a rede e, em seguida, escolher uma máscara de sub-rede que forneça endereços de anfitrião suficientes. Pode utilizar a fórmula 2^n – 2 para calcular o número de endereços de anfitrião disponíveis numa rede com n bits.
Por exemplo, uma rede com uma máscara de sub-rede de 255.255.255.224 (que tem três bits para endereços de anfitrião) fornece oito (2^3 – 2) endereços de anfitrião. Se precisar de ligar 15 anfitriões à sua rede, terá de escolher uma máscara de sub-rede com pelo menos quatro bits para endereços de anfitrião.
Uma rede com 27 bits na máscara de sub-rede fornece 32.766 (2^5 – 2) endereços de anfitrião. Da mesma forma, um endereço IP com uma máscara de sub-rede de 32 bits (também conhecido como endereço IP só de anfitrião) só pode suportar um único endereço de anfitrião.
Em redes, um endereço IP (Internet Protocol) é um identificador único atribuído a cada dispositivo ligado à Internet. Uma máscara de sub-rede é utilizada para dividir um endereço IP em duas partes: o ID de rede e o ID de anfitrião. O ID da rede representa a rede à qual o dispositivo está ligado, enquanto o ID do anfitrião identifica o dispositivo específico na rede.
Em conclusão, o cálculo de uma máscara de sub-rede de classe B envolve a determinação do número de bits necessários para representar o número necessário de anfitriões e a adição desses bits à máscara de sub-rede predefinida. Existem várias aplicações disponíveis para telemóveis que podem ajudá-lo a descobrir a máscara de sub-rede. Para escolher a máscara de rede adequada, é necessário calcular o número de endereços de anfitrião necessários e seleccionar uma máscara de sub-rede que forneça endereços de anfitrião suficientes. Uma rede com 27 bits na máscara de sub-rede fornece 32.766 endereços de anfitrião, enquanto um endereço IP com uma máscara de sub-rede de 32 bits apenas pode suportar um único endereço de anfitrião. O endereço IP e a máscara de sub-rede são usados para identificar a rede e o dispositivo específico nessa rede.
O espaço de endereços IPv4 está dividido em cinco classes: A, B, C, D e E. As classes A, B e C são usadas para endereços unicast, enquanto a classe D é usada para endereços multicast e a classe E é reservada para uso futuro.
Para saber se um IP é válido ou não, pode verificar se está no formato correcto de quatro octetos separados por pontos, sendo cada octeto um número entre 0 e 255. Além disso, é possível usar o comando ping para verificar se o endereço IP está respondendo, o que indica que ele é válido e está ativo na rede.
A sub-rede 195.10.80.27 tem um total de 30 endereços de host disponíveis para uso, o que significa que ela pode suportar até 30 endereços IP válidos para dispositivos na rede, com 1 endereço IP reservado para o endereço de rede e outro para o endereço de broadcast.