Ao configurar uma rede de computadores, é necessário utilizar os cabos correctos para ligar os dispositivos. Dois tipos populares de cabos usados em redes são UTP (Unshielded Twisted Pair – Par Trançado Não Blindado) e STP (Shielded Twisted Pair – Par Trançado Blindado). Embora ambos os cabos tenham o mesmo design básico, existem diferenças importantes entre eles que os tornam mais adequados para determinados tipos de aplicações.
O que significa UTP, FTP e STP?
Antes de nos debruçarmos sobre as diferenças entre UTP e STP, vamos primeiro definir estes acrónimos. UTP significa Unshielded Twisted Pair (par trançado sem blindagem), FTP significa Foiled Twisted Pair (par trançado com folha) e STP significa Shielded Twisted Pair (par trançado com blindagem).
O UTP é o tipo de cabo mais comum usado em redes de computadores e consiste em quatro pares de fios que foram torcidos entre si para reduzir a interferência. O FTP é semelhante ao UTP, excepto pelo facto de ter uma blindagem de alumínio à volta de cada um dos quatro pares de fios. O STP, por outro lado, tem uma blindagem metálica à volta de cada par de fios, o que proporciona uma melhor protecção contra interferências.
Os cabos UTP são classificados em categorias com base nas suas especificações de desempenho. A categoria 5, ou Cat5, é o tipo mais comum de cabo UTP e pode transmitir dados até 100 Mbps. O Cat5e é uma versão melhorada do Cat5 que pode transmitir dados até 1 Gbps. O Cat6 e o Cat6a são ainda mais rápidos, com velocidades de transmissão de até 10 Gbps. O Cat7 e o Cat8 são os cabos UTP mais avançados, sendo que o Cat8 é capaz de transmitir dados até 40 Gbps.
A principal vantagem do UTP é o seu baixo custo e a facilidade de instalação. Os cabos UTP são também flexíveis e fáceis de trabalhar, o que os torna ideais para utilização em espaços apertados. No entanto, os cabos UTP são mais susceptíveis às interferências electromagnéticas (EMI) e às interferências de radiofrequência (RFI) do que os cabos STP, o que pode provocar a perda de dados e erros na rede.
Os cabos STP, por outro lado, oferecem uma melhor protecção contra EMI e RFI, o que os torna mais adequados para utilização em ambientes com elevados níveis de interferência electromagnética. No entanto, os cabos STP são mais caros e mais difíceis de instalar do que os cabos UTP, e requerem conectores especiais e ligação à terra para funcionarem correctamente.
Tipos de cabos de par entrançado Para além do UTP e do STP, existem outros tipos de cabos de par entrançado, como o S/FTP (Shielded and Foiled Twisted Pair) e o F/UTP (Foiled and Unshielded Twisted Pair). O S/FTP é semelhante ao STP, excepto pelo facto de ter uma blindagem adicional em folha à volta de todos os pares de fios. O F/UTP, por outro lado, tem uma protecção de folha metálica à volta de todos os pares de fios, mas não tem protecção metálica.
O S/FTP e o F/UTP são adequados para utilização em ambientes com elevados níveis de interferência electromagnética, como fábricas e centrais eléctricas. No entanto, são mais caros e mais difíceis de instalar do que os cabos UTP e STP, e requerem conectores especiais e ligação à terra para funcionarem correctamente.
Vantagens e Desvantagens do Par Trançado
Os cabos de par trançado são uma escolha popular para redes porque são relativamente baratos e fáceis de trabalhar. São também leves e flexíveis, o que os torna ideais para utilização em espaços apertados. Os cabos de par entrançado são também altamente fiáveis, uma vez que são menos susceptíveis a interferências do que outros tipos de cabos.
No entanto, os cabos de par entrançado têm algumas desvantagens. Têm uma largura de banda limitada e não são adequados para utilização em aplicações de rede de longa distância. São também susceptíveis a interferências electromagnéticas e de radiofrequência, que podem levar à perda de dados e a erros de rede. Por último, os cabos de par entrançado requerem conectores especiais e ligação à terra para funcionarem correctamente, o que pode aumentar o seu custo e complexidade.
A cablagem UTP (Unshielded Twisted Pair) é um tipo de cabo que é normalmente utilizado para redes Ethernet. Consiste em quatro pares de fios de cobre torcidos que não são blindados ou protegidos por qualquer camada adicional de isolamento. A cablagem UTP é relativamente barata, fácil de instalar e pode suportar velocidades de dados até 10 Gbps em distâncias curtas. No entanto, é mais susceptível a interferências e ruído do que os cabos blindados como o STP (Shielded Twisted Pair) e pode não ser adequado para ambientes com elevados níveis de interferência electromagnética.
UTP significa Unshielded Twisted Pair (Par Trançado Não Blindado), que é um tipo de cabo de rede que consiste em quatro pares de fios torcidos entre si. A rede UTP funciona enviando sinais de dados através desses pares de fios trançados, usando sinalização diferencial para reduzir a interferência e a diafonia. O cabo UTP é normalmente utilizado em redes Ethernet e é menos dispendioso e mais fácil de instalar do que os cabos blindados, como o STP. No entanto, os cabos UTP são mais susceptíveis a interferências electromagnéticas e podem não ser adequados para determinadas aplicações de alta velocidade e de elevado tráfego.