O Chkdsk, abreviatura de Check Disk, é uma poderosa ferramenta de comando do Windows que ajuda a diagnosticar e corrigir erros em discos rígidos e outros dispositivos de armazenamento. Ele verifica o sistema de arquivos em busca de setores defeituosos, arquivos com links cruzados e outros problemas que podem causar perda de dados ou instabilidade do sistema. O Chkdsk é uma ferramenta útil, mas pode ser frustrantemente lento, especialmente se tiver um disco rígido grande ou muitos ficheiros para analisar. Alguns utilizadores podem sentir-se tentados a interromper o chkdsk para poupar tempo ou porque pensam que está bloqueado. No entanto, isso pode ter consequências graves.
Se interromper o chkdsk, pode causar perda ou corrupção de dados. O chkdsk executa uma variedade de tarefas, incluindo a verificação de erros no sistema de ficheiros, a correcção de sectores danificados e a recuperação de clusters perdidos. Se interromper o chkdsk, estas tarefas podem não ser concluídas e o disco rígido pode ficar instável ou inutilizável. Em alguns casos, interromper o chkdsk pode até causar perda permanente de dados.
Chkdsk vs. Scandisk
Chkdsk e Scandisk são ferramentas semelhantes, mas têm algumas diferenças. O Scandisk é uma ferramenta mais antiga que foi usada em versões anteriores do Windows, enquanto o chkdsk é uma ferramenta mais recente que é usada em versões mais recentes do Windows, incluindo o Windows 10. O chkdsk é mais poderoso e pode corrigir mais tipos de erros do que o scandisk. O Chkdsk também fornece informações mais detalhadas sobre os erros que encontra.
Como é que se vê o relatório do chkdsk?
Após a conclusão do chkdsk, ele gera um relatório que pode ser visualizado. Para visualizar o relatório do chkdsk, abra o Visualizador de Eventos digitando “visualizador de eventos” na barra de pesquisa do menu Iniciar e, em seguida, selecionando “Visualizador de Eventos” nos resultados. Na janela do Visualizador de Eventos, clique em “Logs do Windows” no painel esquerdo e, em seguida, seleccione “Aplicação”. Procure uma entrada que diga “Wininit” na coluna Fonte. Esta entrada conterá o relatório do chkdsk.
Como usar o chkdsk num disco rígido externo?
Para usar o chkdsk num disco rígido externo, é necessário saber a letra da unidade atribuída a ele. Abra o Explorador de Arquivos e localize o disco rígido externo. Clique com o botão direito do rato na letra da unidade e seleccione “Propriedades” no menu de contexto. Na janela Propriedades, clique no separador “Ferramentas” e, em seguida, clique no botão “Verificar” na secção Verificação de erros. Isto irá executar o chkdsk no disco rígido externo.
Como iniciar o chkdsk no arranque?
Por vezes, o chkdsk precisa de ser executado antes do Windows arrancar. Para fazer isso, é necessário agendar o chkdsk para ser executado na próxima inicialização. Abra o Prompt de Comando como administrador digitando “cmd” na barra de pesquisa do menu Iniciar, clicando com o botão direito do mouse em “Prompt de Comando” e selecionando “Executar como administrador”. Na janela do prompt de comando, digite “chkdsk /f /r” seguido da letra da unidade que deseja verificar (por exemplo, “chkdsk /f /r C:”). Pressione Enter e digite “Y” quando solicitado para agendar o chkdsk para ser executado na próxima inicialização.
Como obter acesso privilegiado no cmd?
Para obter acesso privilegiado no Prompt de Comando, é necessário executá-lo como administrador. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no ícone do Prompt de Comando no menu Iniciar e selecione “Executar como administrador”. Se vir uma mensagem de Controlo de Conta de Utilizador, clique em “Sim” para permitir que o Prompt de Comando tenha privilégios administrativos. Também pode premir a tecla Windows + X e seleccionar “Prompt de Comando (Admin)” no menu que aparece.
Se não conseguir executar o chkdsk porque o volume está protegido, isso pode dever-se a várias razões. Uma das razões mais comuns é que o volume está actualmente a ser utilizado por outro programa ou processo. Para corrigir isto, pode tentar fechar quaisquer programas ou processos que possam estar a utilizar o volume e depois executar o chkdsk novamente.
Se isto não funcionar, deve tentar executar o chkdsk no modo de segurança. Para o fazer, reinicie o computador e prima a tecla F8 repetidamente até ver o menu Opções de arranque avançadas. A partir daí, seleccione Modo de segurança e tente executar o chkdsk novamente.
Outra razão pela qual poderá não conseguir executar o chkdsk é o facto de o volume ser um volume do sistema ou um volume de arranque. Neste caso, terá de executar o chkdsk a partir de uma fonte externa, como uma unidade USB de arranque ou um CD/DVD.
É importante notar que interromper o chkdsk pode ter consequências graves e pode causar perda de dados ou outros problemas no sistema. Portanto, é recomendável deixar o chkdsk ser executado até o fim e evitar interrompê-lo, a menos que seja absolutamente necessário.
Para entrar no cmd como administrador, pode seguir estes passos:
1. Clique no menu Iniciar e digite “cmd” na barra de pesquisa.
2. Clique com o botão direito do rato em “Prompt de Comando” e seleccione “Executar como administrador”.
3. se lhe for pedida permissão, clique em “Sim”.
A janela do prompt de comando será aberta com privilégios administrativos.