A área de transferência é uma funcionalidade do seu computador ou telemóvel que lhe permite copiar e colar texto, imagens e outros conteúdos entre aplicações e documentos. É uma ferramenta conveniente que poupa tempo e esforço, mas também pode ser confusa ou frustrante se não souber como aceder ou gerir a mesma. Neste artigo, vamos responder à pergunta principal “Como posso aceder à minha área de transferência?” e abordar algumas questões e problemas relacionados.
Como aceder à área de transferência A forma mais simples de aceder à área de transferência é utilizar os comandos de copiar e colar: Ctrl+C (ou Command+C no Mac) para copiar um item seleccionado e Ctrl+V (ou Command+V) para o colar noutra localização. Isto funciona na maioria dos casos, mas apenas mostra o item mais recente que foi copiado. Se pretender ver um histórico dos itens da área de transferência ou geri-los de outras formas, terá de utilizar outras ferramentas ou definições.
Por exemplo, no Windows 10, pode utilizar a funcionalidade Área de Transferência para ver o histórico da área de transferência e sincronizá-lo entre dispositivos. Para activar esta funcionalidade, aceda a Definições > Sistema > Área de transferência e active as opções “Histórico da área de transferência” e “Sincronizar entre dispositivos”. Em seguida, prima a tecla Windows + V para abrir o painel da Área de transferência e ver todos os itens copiados. Também pode fixar itens para evitar que sejam apagados ou limpar todo o histórico.
No macOS, pode utilizar a aplicação Clipboard Manager ou a aplicação de terceiros CopyClip para aceder ao histórico da área de transferência e geri-lo. Estas aplicações permitem-lhe ver, pesquisar e organizar os itens copiados, bem como personalizar o seu formato ou comportamento. Também é possível desactivar o histórico da área de transferência no macOS acedendo a Preferências do sistema > Geral e desmarcando a opção “Mostrar aplicações recentes na Dock”.
No Android e no iOS, a área de transferência funciona de forma semelhante às versões para computador, mas com algumas variações consoante o dispositivo e a aplicação que estiver a utilizar. Por exemplo, no Android 10 e posterior, pode aceder ao histórico da área de transferência premindo e mantendo premido o campo de texto e tocando no ícone “Área de transferência”. Também pode utilizar aplicações de terceiros, como o Clipboard Manager ou o Clipper, para melhorar a funcionalidade da área de transferência.
Recuperar itens perdidos da área de transferência
Um problema comum da área de transferência é perder ou substituir os itens que copiou anteriormente. Se acidentalmente copiou outra coisa ou fechou a aplicação, pode pensar que o conteúdo anterior se perdeu para sempre. No entanto, existem algumas formas de recuperar ou restaurar os itens perdidos da área de transferência.
No Windows, pode utilizar a aplicação de terceiros Ditto ou o Gestor da Área de Transferência incorporado para guardar os itens copiados e recuperá-los mais tarde. A Ditto cria uma base de dados de todo o histórico da área de transferência e permite-lhe pesquisar, filtrar e organizá-los. O Clipboard Manager faz cópias de segurança dos seus itens na nuvem e permite-lhe restaurá-los em qualquer dispositivo. Em ambos os casos, também é possível definir uma tecla de atalho ou um atalho para aceder rapidamente ao histórico da área de transferência.
No macOS, pode utilizar a funcionalidade de cópia de segurança do Time Machine para recuperar os itens perdidos da área de transferência, se a tiver activada e em execução. O Time Machine cria instantâneos do seu sistema em intervalos regulares e permite-lhe voltar atrás no tempo e recuperar ficheiros, definições e outros dados. Para o utilizar, abra a aplicação Time Machine ou a janela do Finder, seleccione a data e a hora em que copiou o item pela última vez e restaure-o para a área de transferência ou para outra localização.
Desactivar a área de transferência
Se não pretender utilizar a área de transferência ou se pretender desactivá-la temporariamente, pode fazê-lo nas definições do sistema operativo ou utilizando uma aplicação de terceiros. A desactivação da área de transferência pode ser útil se estiver a trabalhar num documento confidencial ou se não pretender partilhar os itens copiados com outros utilizadores ou aplicações.
No Windows, pode desactivar a área de transferência acedendo a Definições > Sistema > Área de transferência e desactivando as opções “Histórico da área de transferência” e “Sincronizar entre dispositivos”. Também pode utilizar o Editor de Políticas de Grupo ou o Editor de Registo para aplicar políticas da área de transferência a utilizadores ou grupos específicos.
No macOS, pode desactivar a área de transferência acedendo a Preferências do sistema > Teclado > Atalhos e desmarcando as opções “Copiar” e “Colar”. Também pode utilizar a aplicação Terminal para definir o comando “NSDisableAutomaticTermination” para aplicações ou processos específicos.
No Android e no iOS, pode desactivar a área de transferência revogando as permissões de acesso das aplicações que a utilizam ou utilizando uma firewall ou uma VPN para bloquear as suas ligações de rede. Também pode utilizar as definições da aplicação ou do dispositivo para limpar os dados da área de transferência ou restringir a sua utilização a aplicações ou utilizadores específicos.
Conclusão
A área de transferência é uma ferramenta poderosa que pode tornar o seu trabalho mais fácil e mais eficiente, mas também pode colocar alguns desafios e riscos se não a utilizar de forma sensata. Ao saber como aceder, gerir e recuperar os itens da área de transferência, pode poupar tempo, evitar erros e proteger a sua privacidade e segurança. Se tiver mais perguntas ou sugestões sobre a área de transferência, não hesite em partilhá-las nos comentários abaixo.