Mesclar células é uma funcionalidade comum tanto no Excel quanto no Word. É uma ferramenta de formatação que permite combinar duas ou mais células adjacentes numa única célula. A célula combinada assumirá a formatação da célula superior esquerda na selecção e quaisquer dados nas outras células serão eliminados. Esta função é útil quando se pretende criar um título que abranja várias colunas ou linhas, ou quando se pretende criar um espaço para uma imagem ou tabela de grandes dimensões.
Em relação a isto, a fusão de células no Word funciona de forma semelhante ao Excel, excepto que é utilizada para formatar documentos em vez de dados. Para fundir células no Word, seleccione as células que pretende fundir e clique no botão “Fundir células” no separador “Ferramentas de tabela”. Também pode fundir células verticalmente seleccionando as células e clicando no botão “Fundir células” no separador “Esquema”.
Para fundir células no Excel, seleccione as células que pretende fundir e clique no botão “Fundir e centrar” no grupo “Alinhamento” do separador “Página inicial”. Isto irá combinar as células numa única célula centrada. Também pode optar por fundir células sem as centrar, clicando no botão “Fundir células”.
A função de fusão no Excel é útil para criar uma folha de cálculo mais limpa e organizada. Por exemplo, se tiver uma tabela com uma linha de cabeçalho, pode fundir as células na linha de cabeçalho para dar mais destaque aos cabeçalhos. Além disso, se existirem várias células com os mesmos dados, pode fundi-las numa única célula para facilitar a leitura da folha de cálculo.
Contudo, há alguns casos em que deve evitar utilizar a função de fusão. Por exemplo, se precisar de ordenar os seus dados, as células fundidas podem causar problemas, uma vez que a célula fundida assumirá o valor da célula superior esquerda na selecção. Além disso, as células fundidas não podem ser utilizadas em fórmulas, pelo que, se precisar de efectuar cálculos nos seus dados, deve evitar fundir células.
Em resumo, a fusão de células é uma ferramenta de formatação útil tanto no Excel como no Word que permite combinar várias células numa só. É normalmente utilizada para criar cabeçalhos ou espaços para imagens ou tabelas. No entanto, deve ter cuidado ao utilizar a função de fusão no Excel, uma vez que pode causar problemas com a ordenação e as fórmulas.
Dividir células significa dividir uma única célula em várias células, enquanto que fundir células significa combinar várias células numa única célula. Por outras palavras, dividir células aumenta o número de células numa tabela, enquanto que fundir células reduz o número de células. A divisão de células é útil para organizar dados em secções mais pequenas, enquanto a fusão de células é útil para criar uma célula maior e mais proeminente para cabeçalhos ou títulos.
Para unir duas células no Word, pode utilizar a função “Unir Células”. Primeiro, seleccione as células que pretende juntar. Em seguida, clique no separador “Layout” na secção “Ferramentas de tabela” na barra de menu superior. Em seguida, clique no botão “Mesclar células” na secção “Mesclar” da barra de ferramentas. As células seleccionadas serão agora fundidas numa única célula.
Para fundir duas células no Excel e manter os dados, pode seguir estes passos:
1. Selecionar as duas ou mais células que deseja mesclar.
2. Clique com o botão direito do rato nas células seleccionadas e clique em “Formatar células”.
3. no separador “Alinhamento”, seleccione a caixa “Unir células”.
4. clique em “OK” para confirmar a fusão das células.
Os dados das células fundidas serão mantidos na célula superior esquerda da selecção.