A tecla F5 é uma tecla muito utilizada no teclado de um computador e tem uma função específica no que diz respeito à navegação na Web. Quando se pressiona a tecla F5 enquanto se está conectado a uma página da Web, ela atualiza a página. Isto significa que recarrega todo o conteúdo da página, incluindo quaisquer imagens, vídeos ou texto. A actualização de uma página é útil quando se pretende ver se foram efectuadas actualizações ou alterações ao conteúdo desde a última vez que se visitou a página.
Relacionado com isto, o refrescamento de uma página HTML pode ser efectuado de várias formas. Para além de premir F5, também pode clicar no botão de actualização do seu navegador Web, que normalmente tem o aspecto de uma seta circular. Também pode utilizar o atalho de teclado Ctrl+R num PC ou Cmd+R num Mac para actualizar a página. Alguns navegadores da Web também oferecem uma opção para actualizar automaticamente uma página após um determinado período de tempo.
A actualização automática do Google Chrome é também uma funcionalidade útil para manter o navegador actualizado com as funcionalidades e actualizações de segurança mais recentes. Para activar as actualizações automáticas no Chrome, clique nos três pontos no canto superior direito da janela do navegador e, em seguida, clique em “Definições”. Desloque-se para baixo até à parte inferior da página e clique em “Avançadas”. Na secção “Sistema”, active a opção que diz “Actualizar automaticamente o Chrome”.
Para actualizar todos os separadores no Google Chrome, pode utilizar o atalho de teclado Ctrl+Shift+R num PC ou Cmd+Shift+R num Mac. Isto irá recarregar todos os separadores abertos na janela do navegador em simultâneo. Em alternativa, pode clicar com o botão direito do rato em qualquer separador e seleccionar “Recarregar todos os separadores” no menu pendente.
Em termos de actualização do ecrã do computador portátil, tal dependerá do modelo específico do dispositivo. Alguns computadores portáteis têm um botão ou tecla de actualização dedicada, enquanto outros exigem que aceda às definições do ecrã e ajuste manualmente a taxa de actualização. Consulte o manual do utilizador do computador portátil ou a documentação online para obter mais informações sobre como o fazer.
Por último, se tiver mudado acidentalmente o teclado do telemóvel para um idioma ou modo de introdução diferente, pode facilmente voltar ao normal. Num iPhone, por exemplo, pode premir e manter premido o ícone do globo no teclado para aceder à lista de idiomas e métodos de introdução disponíveis. Seleccione o que pretende utilizar e o teclado volta ao normal. Num telemóvel Android, pode deslizar para baixo a partir da parte superior do ecrã para aceder ao painel de notificações e, em seguida, tocar no ícone da engrenagem para abrir as definições. A partir daí, seleccione “Sistema” e depois “Idiomas e introdução” para ajustar as definições do teclado.
Para criar símbolos no seu telemóvel, pode utilizar o teclado incorporado, premindo e mantendo premidas determinadas teclas para revelar símbolos adicionais. Também pode transferir aplicações de teclado de terceiros que oferecem uma maior variedade de símbolos e emojis. Além disso, pode copiar e colar símbolos de sítios Web ou de outras fontes.
Para remover a função de actualização automática no Google Chrome, pode tentar desactivar as extensões ou complementos relevantes que possam estar a causar a actualização. Também pode tentar ajustar as definições no Chrome para desactivar a eliminação automática de separadores, o que também pode causar a actualização automática. Para tal, aceda às definições do Chrome, clique em “Avançadas” e, em “Sistema”, desactive a opção “Continuar a executar aplicações em segundo plano quando o Google Chrome é fechado”. Além disso, pode tentar limpar o histórico de navegação e a cache, o que também pode ajudar a resolver o problema.
Para utilizar Ctrl+V no telemóvel, terá de premir e manter premido o ecrã onde pretende colar o texto copiado. Aparecerá a opção de colar e pode seleccioná-la para colar o texto copiado. Tenha em atenção que nem todos os telemóveis têm esta funcionalidade e os passos podem variar consoante o dispositivo.