Ligar o rato e o teclado do computador é relativamente simples, mas algumas pessoas podem não saber onde ligar o cabo do rato ao computador. Para ligar o rato e o teclado, é necessário encontrar as portas correspondentes no computador. Estas portas estão normalmente localizadas na parte de trás do computador ou nas laterais do computador portátil.
Para o rato, é necessário procurar uma porta USB ou uma porta PS/2. A maioria dos computadores modernos utiliza portas USB, que têm uma forma rectangular e uma ficha pequena, plana e rectangular. Por outro lado, os computadores mais antigos podem ter portas PS/2, que são redondas e têm uma ficha circular. Se o rato utilizar um cabo USB, basta ligá-lo a uma porta USB disponível no computador. Se utilizar um cabo PS/2, ligue-o à porta PS/2 com o código de cor roxo.
Para ligar o teclado, procure um conjunto de portas semelhante. A maioria dos teclados utiliza USB, mas alguns ainda utilizam PS/2. Se estiver a utilizar um teclado USB, ligue-o a uma porta USB disponível no seu computador. Se estiver a utilizar um teclado PS/2, ligue-o à porta PS/2 com o código de cor verde.
Depois de ligar o rato e o teclado, poderá notar que o cursor está a piscar. Isto pode ser uma distracção, especialmente se estiver a tentar concentrar-se. Para remover o cursor intermitente, aceda às definições do computador e procure “Propriedades do rato”. A partir daí, é possível alterar a aparência do cursor, incluindo a velocidade e a cor do piscar.
Se tiver um rato com uma pequena bola azul na parte lateral, pode estar a perguntar-se como removê-la. Esta bola é designada por trackball e é utilizada em vez de um rato tradicional. Para a remover, basta rodar a bola no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e puxá-la cuidadosamente para fora. Pode limpá-la com um pano macio ou substituí-la se estiver danificada.
Por último, existem dois tipos de ratos para computador: mecânicos e ópticos. Um rato mecânico utiliza uma bola de borracha para seguir os movimentos, enquanto um rato óptico utiliza um laser ou um LED para seguir os movimentos. Os ratos ópticos são mais precisos e não necessitam de tanta manutenção como os ratos mecânicos.
Em conclusão, ligar o rato e o teclado é um processo simples. Certifique-se de que liga os dispositivos às portas correctas e ajuste as definições do cursor, se necessário. Se tiver um rato trackball, pode facilmente remover e limpar a bola. Por fim, compreenda a diferença entre ratos mecânicos e ópticos para escolher o mais adequado às suas necessidades.
Sem contexto adicional, não é claro a que se refere o “rato 1”. Pode potencialmente ser um tipo ou marca específica de rato de computador, um botão de um rato ou um programa de software relacionado com a funcionalidade do rato de computador.
Para configurar a função de duplo clique no rato, normalmente pode fazê-lo através do menu de definições ou preferências do computador. Dependendo do sistema operativo que estiver a utilizar, poderá ter de aceder às definições de “Rato” ou “Trackpad” e ajustar a velocidade ou sensibilidade do duplo clique. Depois de efectuar as alterações necessárias, teste a função clicando duas vezes num ícone ou ficheiro para garantir que está a funcionar correctamente.
O artigo intitulado “A forma correcta de ligar o cabo do rato ao computador” não fornece informações sobre como configurar o clique do rato. No entanto, a configuração do clique do rato pode normalmente ser feita através das definições do computador ou através do software fornecido pelo fabricante do rato. Os passos exactos podem variar consoante o sistema operativo e o modelo de rato utilizado.