Está cansado de alternar constantemente entre o monitor do computador e a TV? Quer utilizar ambos os dispositivos em simultâneo para uma melhor experiência de visualização? Felizmente, usar um monitor e uma TV ao mesmo tempo é fácil, e este artigo vai mostrar-lhe como.
Em primeiro lugar, é necessário certificar-se de que o computador tem as portas necessárias para ligar o monitor e a TV. A maioria dos computadores modernos tem pelo menos uma porta HDMI e uma DisplayPort, ambas compatíveis com a maioria dos monitores e televisores.
O DisplayPort é uma interface de ecrã digital que foi criada para substituir formatos analógicos mais antigos, como VGA e DVI. Oferece uma resolução mais elevada e velocidades de transferência de dados mais rápidas, o que a torna ideal para jogos e outras aplicações de elevado desempenho.
Quanto à melhor entrada de vídeo, depende realmente das suas necessidades e preferências específicas. O HDMI é uma escolha popular porque está amplamente disponível e suporta áudio e vídeo. O DisplayPort, por outro lado, é melhor para ecrãs de alta resolução e configurações com vários monitores.
Depois de ligar ambos os dispositivos ao computador, é necessário configurar as definições para os utilizar em simultâneo. No Windows 10, pode definir o seu monitor principal acedendo a Definições > Sistema > Ecrã e seleccionando o monitor que pretende utilizar como ecrã principal.
Para alterar o número do monitor, basta arrastá-lo e soltá-lo no menu Configurações de exibição. Isto permite-lhe posicionar o seu televisor ou monitor onde quiser em relação ao seu ecrã principal.
Uma vantagem da utilização do DisplayPort é que permite ligar vários monitores em cadeia. Isto significa que pode ligar vários monitores a uma única saída DisplayPort, o que pode ser útil para estações de trabalho ou configurações de jogos.
Em conclusão, utilizar um monitor e um televisor em simultâneo é uma excelente forma de melhorar a experiência de visualização. Desde que o computador tenha as portas necessárias, é fácil ligar e configurar ambos os dispositivos. E com a configuração correcta, pode desfrutar de ecrãs de alta resolução e configurações de vários monitores para trabalhar ou jogar.
Se estiver a ter problemas com o ecrã, como imagens desfocadas ou distorcidas, ou se o ecrã não ligar de todo, poderá querer verificar se o problema é com o monitor. Para tal, pode tentar ligar um dispositivo diferente, como um computador portátil ou uma consola de jogos, ao monitor e ver se o problema persiste. Se o problema for resolvido com a utilização de um dispositivo diferente, então o problema poderá estar na placa gráfica ou nas definições do dispositivo anterior. No entanto, se o problema persistir mesmo quando se usa um dispositivo diferente, então o problema pode ser com o monitor em si.
Para trabalhar com dois monitores independentes num computador portátil, terá de ligar o segundo monitor à porta de saída de vídeo do computador portátil utilizando um cabo VGA, DVI, HDMI ou DisplayPort. Uma vez ligado, pode configurar as definições de visualização para estender o ambiente de trabalho ao segundo monitor, permitindo-lhe utilizar ambos os monitores de forma independente. Para tal, aceda às definições de visualização do seu computador e seleccione “Alargar o ambiente de trabalho” ou “Ecrã duplo”. Pode então organizar os ecrãs de acordo com as suas preferências e ajustar a resolução e o dimensionamento, se necessário.
Para inverter a ordem dos ecrãs 1 e 2, pode seguir estes passos:
1. Clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e seleccione “Definições de visualização”.
2. Desloque-se para baixo e clique em “Definições avançadas do ecrã”.
3. clicar em “Propriedades do adaptador de ecrã para o ecrã 1” ou “Propriedades do adaptador de ecrã para o ecrã 2”, consoante o ecrã que pretende trocar.
Na janela Propriedades, clicar no separador “Monitor”.
5. Em “Monitor Settings” (Definições do monitor), deve aparecer um menu pendente com a designação “Screen refresh rate” (Taxa de actualização do ecrã). Clique nele e seleccione uma taxa de actualização diferente.
6. Clique em “Aplicar” e depois em “OK”.
7. Agora, volte à janela “Definições de visualização” e clique e arraste os ecrãs para trocar as suas posições.
8. Clique em “Aplicar” para guardar as alterações.
Em alternativa, pode também utilizar o atalho de teclado “Tecla Windows + P” e seleccionar as opções “Duplicar” ou “Ampliar” para trocar os ecrãs.