- Adicione um botão para limpar memória. Assim como os celulares contam com uma espécie de “acelerador”, que reduz o consumo de memória, é possível fazer algo similar no Google Chrome.
- Limpe os dados de navegação.
- Desative extensões sem uso.
- Elimine os temas.
O Google Chrome é conhecido como um dos navegadores da Web mais populares devido à sua velocidade e simplicidade. No entanto, ele também é conhecido por consumir uma quantidade significativa de memória, o que pode causar problemas de desempenho no seu computador. Aqui estão algumas maneiras de reduzir o consumo de memória do Chrome e corrigir erros do SketchUp.
Fechar separadores e extensões desnecessários
Uma das principais razões para o elevado consumo de memória do Chrome é ter demasiados separadores e extensões abertos. Cada separador e extensão utiliza memória e, quantos mais tiver abertos, mais memória o Chrome irá consumir. Para reduzir a utilização de memória, feche os separadores e as extensões de que não necessita. Também pode utilizar o Gestor de tarefas do Chrome (Shift+Esc) para identificar quais os separadores e extensões que estão a utilizar mais memória e fechá-los a partir daí.
O Gestor de tarefas incorporado do Chrome pode ajudá-lo a identificar quais os separadores e extensões que estão a utilizar mais memória. Para aceder a ele, clique no menu de três pontos no canto superior direito do Chrome e seleccione “Mais ferramentas” > “Gestor de tarefas”. A partir daí, pode ver a utilização de memória de cada separador e extensão e fechá-los, se necessário.
Desactivar a aceleração de hardware
A aceleração de hardware é uma funcionalidade que utiliza a placa gráfica do seu computador para melhorar o desempenho do Chrome. No entanto, ela também pode causar problemas com o SketchUp e outros aplicativos. Para desactivar a aceleração de hardware no Chrome, aceda ao menu de três pontos > “Definições” > “Avançadas” > “Sistema” e desactive a opção “Utilizar aceleração de hardware quando disponível”.
Atualize os drivers gráficos
Se você estiver tendo problemas com o SketchUp, isso pode ser devido a drivers gráficos desatualizados ou defeituosos. A atualização dos drivers gráficos pode melhorar o desempenho e corrigir problemas com o SketchUp e outros aplicativos. Para atualizar os drivers gráficos, acesse o site do fabricante do seu computador ou o site do fabricante da placa de vídeo e baixe os drivers mais recentes.
Se você usa o Chrome com frequência, pode mantê-lo em execução em segundo plano para reduzir o tempo de inicialização e melhorar o desempenho. Para tal, aceda ao menu de três pontos > “Definições” > “No arranque” e seleccione “Continuar de onde parou”. Desta forma, os separadores e as extensões permanecem abertos mesmo quando fecha o Chrome.
Em conclusão, a redução do consumo de memória do Chrome e a correcção de erros do SketchUp podem melhorar o desempenho do seu computador e tornar a sua experiência de navegação mais suave. Ao fechar separadores e extensões desnecessários, utilizar o Gestor de tarefas integrado no Chrome, desactivar a aceleração de hardware, actualizar controladores gráficos e manter o Chrome em execução em segundo plano, pode optimizar o Chrome e evitar problemas comuns.
Para desactivar a aceleração de hardware no Firefox, siga estes passos:
1. Abra o Firefox e clique nas três linhas horizontais no canto superior direito.
2. Clique em “Opções” e, em seguida, clique em “Geral” na barra lateral esquerda.
Desloque-se para baixo até à secção “Desempenho” e desmarque a caixa junto a “Utilizar definições de desempenho recomendadas”.
Desmarque a caixa ao lado de “Usar aceleração de hardware quando disponível”.
5. Reinicie o Firefox para que as alterações tenham efeito.
O hardware de tethering refere-se a dispositivos ou cabos que permitem ligar o seu computador ou smartphone a outro dispositivo ou rede, normalmente com o objectivo de partilhar o acesso à Internet ou transferir dados entre os dois dispositivos. Pode incluir dispositivos como modems USB, hotspots móveis ou cabos Ethernet.
Para activar a aceleração de hardware no AutoCAD, pode seguir estes passos:
1. Abrir o AutoCAD e ir ao menu “Options”.
2. A partir daí, seleccione o separador “3D Modeling”.
3. marque a caixa ao lado de “Enable hardware acceleration” e clique em “Apply” e depois em “OK”.
4. Reinicie o AutoCAD para que as alterações tenham efeito.
Observe que a aceleração de hardware pode não ser suportada em todos os sistemas, portanto, se tiver algum problema depois de ativá-la, talvez seja necessário desativá-la novamente.