A RAM virtual, também conhecida como ficheiro de página ou ficheiro de troca, é um espaço no disco rígido do computador que é utilizado como armazenamento temporário para dados que não cabem na RAM física. A activação da RAM virtual pode ajudar o seu computador a funcionar melhor quando está a executar várias tarefas ou a executar programas que consomem muita memória. Veja como ativar a RAM virtual no Windows:
1. Clique com o botão direito do rato em “Este PC” ou “O meu computador” e seleccione “Propriedades”.
2. Clique em “Definições avançadas do sistema” no lado esquerdo da janela.
3. no separador “Avançadas”, clique em “Definições” na secção “Desempenho”.
4. na janela “Opções de desempenho”, clique no separador “Avançadas”.
5. Na secção “Memória virtual”, clique em “Alterar”.
6. Desmarque a caixa que diz “Gerir automaticamente o tamanho do ficheiro de paginação para todas as unidades.”
7. Seleccione a unidade onde pretende activar a RAM virtual e clique em “Tamanho personalizado”.
8. Introduza a quantidade de espaço que pretende atribuir à RAM virtual. A Microsoft recomenda usar entre 1,5 e 3 vezes o tamanho da RAM física. Por exemplo, se tiver 4 GB de RAM física, pode atribuir entre 6 GB e 12 GB de RAM virtual.
9. Clique em “Set” e depois em “OK” para guardar as alterações.
Agora que já sabe como activar a RAM virtual, vamos responder a algumas perguntas relacionadas:
1. Quanto custa para aumentar a RAM do PC?
O custo de aumentar a RAM do PC depende do tipo e da quantidade de RAM que deseja adicionar. A RAM DDR3 é mais barata do que a RAM DDR4, e os preços podem variar de $20 para um stick de 4GB a $200 ou mais para um stick de 16GB.
Quanta memória virtual colocar com 4GB de RAM?
Como mencionado anteriormente, a Microsoft recomenda usar entre 1,5 e 3 vezes o tamanho da RAM física para a RAM virtual. Assim, para uma RAM física de 4 GB, pode atribuir entre 6 GB e 12 GB de RAM virtual.
Como quebrar o limite de RAM utilizável?
O limite de RAM utilizável depende do hardware e do sistema operativo do seu computador. Algumas versões de 32 bits do Windows só podem utilizar até 4 GB de RAM, enquanto as versões de 64 bits podem utilizar mais. Actualizar para uma versão de 64 bits do Windows ou adicionar mais RAM pode ajudar a ultrapassar o limite de RAM utilizável.
Como resolver a falta de RAM?
Se o computador estiver a funcionar lentamente devido à falta de RAM, pode tentar fechar programas desnecessários, desactivar programas de arranque e activar a RAM virtual, conforme mencionado anteriormente. Adicionar mais RAM física ou actualizar para um SSD também pode ajudar a melhorar o desempenho.
5. Qual é a vantagem de aumentar a memória RAM?
Aumentar a memória RAM pode ajudar a melhorar o desempenho do computador ao executar vários programas ao mesmo tempo ou ao executar programas com uso intensivo de memória. Também pode ajudar a reduzir o atraso e melhorar a capacidade de resposta geral do sistema.
A memória utilizável pode ser inferior à instalada devido a várias razões, tais como memória reservada para componentes de hardware como a placa gráfica, BIOS e outro hardware, limitações de endereçamento de memória do sistema operativo ou uma parte da memória a ser utilizada como memória virtual. Além disso, pode perder-se alguma memória devido à execução do sistema operativo e das aplicações em segundo plano. A quantidade de memória utilizável também pode ser afectada pelo tipo e configuração do hardware do sistema e pelo sistema operativo que está a ser utilizado.
Para identificar o tipo de memória RAM no seu computador, pode abrir a caixa do computador e inspeccionar fisicamente os módulos de RAM. O tipo de RAM estará indicado na etiqueta do módulo, como DDR3 ou DDR4. Em alternativa, pode utilizar ferramentas de software como o CPU-Z ou o Speccy para identificar o tipo de RAM instalada no computador. Esses programas fornecerão informações detalhadas sobre o hardware do seu computador, incluindo o tipo de RAM instalada.
Para saber se a sua memória RAM é DDR3, pode verificar as especificações do seu computador ou portátil. Também pode verificar a etiqueta no próprio módulo de RAM, que normalmente indica o tipo de RAM. Além disso, pode utilizar ferramentas de software como o CPU-Z ou o Speccy para verificar o tipo de RAM instalada no seu sistema.