O Prompt de Comando é uma ferramenta poderosa incorporada no Windows que permite aos utilizadores executar uma variedade de tarefas através de uma interface baseada em texto. Embora possa parecer intimidante no início, aprender a usar o Prompt de Comando pode ser incrivelmente útil para a resolução de problemas e manutenção do sistema. Veja como abrir o Prompt de Comando no Windows 10, bem como alguns outros utilitários que podem ser úteis.
Abrir o Prompt de Comando no Windows 10 é um processo simples. A maneira mais fácil é simplesmente procurar por “Prompt de Comando” no menu Iniciar e selecionar o resultado correspondente. Em alternativa, pode premir a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar, escrever “cmd” e premir Enter. Também pode clicar com o botão direito do rato no botão Iniciar e seleccionar “Prompt de Comando” ou “Prompt de Comando (Admin)” no menu.
Se precisar de abrir a linha de comandos a partir do Gestor de Tarefas, basta premir Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gestor de Tarefas e, em seguida, clicar em “Ficheiro” no canto superior esquerdo e seleccionar “Executar nova tarefa”. Na janela “Criar nova tarefa” que aparece, escreva “cmd” e prima Enter. Isto irá abrir o Prompt de Comando como administrador.
Para abrir o Gestor de Tarefas, pode utilizar o atalho de teclado Ctrl + Shift + Esc, ou pode clicar com o botão direito do rato no botão Iniciar e seleccionar “Gestor de Tarefas” no menu. A partir daí, pode ver e gerir os processos em execução, monitorizar o desempenho do sistema e até reiniciar o Windows Explorer se este deixar de responder.
Se precisar de aceder ao Gestor de Dispositivos a partir da caixa de diálogo Executar, basta premir a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo, escrever “devmgmt.msc” e premir Enter. Isto irá lançar o Gestor de Dispositivos, onde pode ver e gerir os dispositivos de hardware instalados no seu computador.
Por vezes, a linha de comandos pode não abrir devido a várias razões. É possível que a própria aplicação esteja corrompida ou que exista um problema com os ficheiros do sistema. Se tiver problemas para abrir o Prompt de Comando, pode tentar executar uma verificação do Verificador de Ficheiros do Sistema abrindo o Prompt de Comando como administrador e escrevendo “sfc /scannow” seguido de Enter. Isto irá verificar se existem erros nos ficheiros do sistema e tentar repará-los.
Finalmente, se estiver a utilizar o Windows Server, a abertura do Gestor de Tarefas é ligeiramente diferente. Em vez de utilizar o atalho de teclado ou o menu Iniciar, terá de abrir a aplicação “Gestor de servidor” e seleccionar “Gestor de tarefas” no separador “Desempenho”.
Em conclusão, saber como abrir e utilizar a linha de comandos e outros utilitários do Windows pode ser extremamente benéfico para a resolução de problemas e manutenção do sistema. Com estas ferramentas à sua disposição, pode gerir mais facilmente o seu computador e mantê-lo a funcionar sem problemas.
Para aceder à linha de comandos antes de o Windows iniciar, pode tentar iniciar o computador no modo de segurança com a linha de comandos. Para isso, é necessário reiniciar o computador e, quando o logótipo do Windows aparecer, manter premida a tecla F8. Isso abrirá o menu Opções avançadas de inicialização. A partir daí, seleccione “Modo de segurança com prompt de comando” e prima Enter. Isso iniciará o Windows no Modo de Segurança, com o prompt de comando já aberto e pronto para ser usado.
Se estiver a ter problemas em abrir a linha de comandos como administrador, pode tentar as seguintes soluções:
1. Clique com o botão direito do rato no ícone da linha de comandos e seleccione “Executar como administrador”.
2. Utilize a barra de pesquisa do Windows para procurar “Prompt de Comando” e, em seguida, clique com o botão direito do rato e seleccione “Executar como administrador”.
3. utilize o atalho de teclado “Win + X” para abrir o menu Power User e, em seguida, seleccione “Prompt de Comando (Admin)”.
4. Se nenhuma das soluções anteriores funcionar, pode tentar abrir a linha de comandos no modo de segurança ou repor as definições de controlo da conta de utilizador do Windows.
Para ir para uma pasta na linha de comandos, pode usar o comando “cd” seguido do caminho do directório. Por exemplo, se quiser ir para uma pasta chamada “Documentos” localizada na sua área de trabalho, digite “cd C:UsersYourUsernameDesktopDocuments” (substitua “YourUsername” pelo seu nome de usuário real). Pressione enter e você navegará para essa pasta no prompt de comando.