- Inicialize os sistemas no BIOS com a tecla F1 ao ligar.
- Selecione a aba Segurança no BIOS .
- Ative Intel VTT ou Intel VT-d, se necessário.
- Uma vez habilitado, salve as alterações com a tecla F10 e permita que o sistema reinicie.
É bom activar a virtualização do PC?
Activar a virtualização do PC é geralmente uma boa ideia, uma vez que lhe proporciona vários benefícios. Em primeiro lugar, permite-lhe executar vários sistemas operativos num único computador, o que pode ser muito útil para testar software ou executar aplicações antigas. Além disso, a virtualização proporciona um ambiente seguro para navegar na Web, uma vez que qualquer malware que infecte a máquina virtual não afectará o sistema operativo principal.
O que fazer quando o seu PC não tem virtualização?
Se o seu PC não tiver a virtualização activada, pode activá-la acedendo às definições da BIOS do seu computador. Para fazer isso, será necessário reiniciar o computador e entrar no utilitário de configuração do BIOS pressionando uma tecla específica durante o processo de inicialização. A tecla exacta que tem de premir depende do fabricante do computador, mas normalmente é F2, F10 ou Delete.
Quando estiver no utilitário de configuração da BIOS, terá de procurar uma opção chamada Tecnologia de Virtualização ou VT-x. Essa opção geralmente está localizada no menu Processador ou Configurações avançadas. Ative essa opção e salve as alterações antes de sair do utilitário de configuração. O computador deve agora ser capaz de executar máquinas virtuais.
Relacionado a isso, como saber se a virtualização está ativa?
Se não tiver a certeza se a virtualização está activa no seu computador, pode verificar executando uma ferramenta chamada Informações do Sistema. Para fazer isso, pressione a tecla Windows + R no teclado para abrir a caixa de diálogo Executar. Digite “msinfo32” na caixa e pressione Enter. Isso abrirá a ferramenta Informações do sistema.
Na ferramenta Informações do sistema, procure uma entrada chamada Virtualização ativada no firmware. Se esta entrada disser Sim, então a virtualização está activa no seu computador. Se disser Não, será necessário activar a virtualização nas definições da BIOS do computador.
Além disso, o que é virtualização de processador?
A virtualização do processador é a tecnologia que permite que um único computador execute várias máquinas virtuais simultaneamente. Essa tecnologia é incorporada às CPUs modernas e permite que as máquinas virtuais acessem os recursos de hardware do computador, como a CPU, a memória e o armazenamento. A virtualização do processador é um recurso essencial para a computação moderna, pois permite executar vários sistemas operacionais em um único computador.
Para que serve a virtualização do processador Intel?
A virtualização do processador Intel, também conhecida como Intel VT-x, é um recurso incorporado às CPUs Intel que permite a virtualização do processador. Esta tecnologia permite executar várias máquinas virtuais num único computador e proporciona um ambiente seguro para testar software ou navegar na Web. A virtualização do processador Intel é suportada pela maioria das CPUs Intel modernas e pode ser ativada nas configurações do BIOS do seu computador.
Para saber se o processador tem suporte para virtualização, pode verificar as especificações do seu processador no site do fabricante. A maioria dos processadores modernos suporta a virtualização, mas é sempre uma boa ideia verificar novamente. Também pode verificar se a virtualização está activada nas definições da BIOS do seu computador.
Aqui estão as etapas para habilitar a VT (Tecnologia de Virtualização) em um PC com Windows 10:
1. Reinicie o computador e aceda às definições da BIOS. Isso geralmente pode ser feito pressionando uma tecla (como F2, F10 ou Del) durante a inicialização.
2. Procure a opção Virtualização nas configurações do BIOS. Dependendo do fabricante do computador, ela pode estar sob diferentes nomes, como Intel Virtualization Technology, AMD-V ou SVM Mode.
3. active a opção Virtualização e guarde as alterações nas definições da BIOS.
4. Saia das configurações do BIOS e reinicie o computador.
5. Depois que o computador for reiniciado, abra o Gerenciador de Tarefas pressionando Ctrl+Shift+Esc.
6. Clique no separador Desempenho e verifique se a Virtualização está activada na secção CPU.
Se a virtualização estiver activada, pode agora utilizar software de virtualização como o VirtualBox ou o VMware para executar máquinas virtuais no seu PC com Windows 10.