1. Montar o ficheiro ISO: Montar um ficheiro ISO significa criar uma unidade de CD/DVD virtual no seu computador que lhe permite aceder ao conteúdo do ficheiro ISO como se fosse um disco físico. Para o fazer, pode utilizar ferramentas incorporadas no Windows ou programas de terceiros, como o Daemon Tools. Quando o ficheiro ISO estiver montado, pode aceder ao seu conteúdo abrindo a unidade virtual.
2. Utilizar um arquivador de ficheiros: Se só precisar de extrair determinados ficheiros do ficheiro ISO, pode utilizar um arquivador de ficheiros como o WinRAR ou o 7-Zip para abrir o ficheiro ISO e extrair os ficheiros de que necessita. Este método é útil se não precisar de aceder a todo o conteúdo do ficheiro ISO.
Gravar o ficheiro ISO num disco: Se precisar de criar uma cópia física do ficheiro ISO, pode gravá-lo num CD/DVD utilizando um programa como o ImgBurn ou o Nero. Quando o disco estiver gravado, pode aceder ao seu conteúdo como qualquer outro CD/DVD.
Use um visualizador ISO online: Existem vários sites que oferecem visualizadores ISO online, que permitem aceder ao conteúdo de um ficheiro ISO sem ter de descarregar ou instalar qualquer software. No entanto, tenha cuidado ao usar esses sites, pois eles podem não ser seguros e podem danificar seu computador.
Em conclusão, abrir um ficheiro ISO não é difícil e existem vários métodos disponíveis, dependendo das suas necessidades. Quer necessite de montar o ficheiro ISO, extrair ficheiros do mesmo, gravá-lo num disco ou utilizar um visualizador online, existe uma solução que funcionará para si.
Para desmontar uma imagem, pode clicar com o botão direito do rato no ficheiro de imagem e seleccionar “Ejectar” ou “Desmontar” no menu de contexto. Em alternativa, também pode abrir o programa Utilitário de Disco e seleccionar a imagem montada a partir da lista de dispositivos e, em seguida, clicar no botão “Desmontar”.
Para emular a imagem ISO, pode utilizar software como o Daemon Tools ou o Virtual CloneDrive. Estes programas criam uma unidade de CD/DVD virtual no seu computador e permitem-lhe montar o ficheiro ISO como se fosse um disco físico inserido na unidade. Uma vez montado, é possível acessar o conteúdo do arquivo ISO e instalar ou executar o software contido nele.
Para deixar o WinRAR como o programa padrão para abrir arquivos ISO, você pode seguir estas etapas:
1. Clique com o botão direito do mouse no arquivo ISO e selecione “Abrir com”
2. Clique em “Choose another app”
3. Selecione WinRAR na lista de programas
4. Marque a caixa que diz “Always use this app to open .iso files”
5. Clique em “OK” para salvar as alterações
De agora em diante, sempre que você clicar duas vezes em um arquivo ISO, o WinRAR o abrirá automaticamente.