Um RTF ou Rich Text Format Document é um tipo de ficheiro de computador utilizado para documentos de texto que é compatível com diferentes softwares de processamento de texto. O formato de ficheiro foi desenvolvido pela Microsoft em 1987 e, desde então, tem sido amplamente utilizado para criar, partilhar e editar documentos baseados em texto. É um formato versátil e amplamente suportado que pode ser aberto e editado em quase todas as plataformas ou sistemas operativos.
Uma das vantagens dos documentos RTF é o facto de preservarem a formatação do documento original. Isto significa que quando se abre um ficheiro RTF num computador ou sistema operativo diferente, a formatação permanece a mesma. Isto faz dos ficheiros RTF um formato ideal para partilhar documentos entre diferentes utilizadores, sem se preocupar com a alteração da disposição e da formatação.
O LibreOffice é um popular pacote de escritório de código aberto que inclui um processador de texto, planilha e software de apresentação. Para salvar um arquivo PDF no LibreOffice, é necessário instalar a extensão “PDF Import”. Uma vez instalada, você pode abrir um arquivo PDF no LibreOffice, fazer quaisquer alterações necessárias e, em seguida, salvar o arquivo como um PDF. Para isso, vá em “Arquivo” > “Exportar como PDF” e escolha as opções que deseja para o seu arquivo PDF.
Descarregar ficheiros ODS
Os ficheiros ODS são ficheiros de folha de cálculo criados pelo LibreOffice Calc, e podem ser descarregados de várias fontes online. Para descarregar um ficheiro ODS, basta encontrar o link para o ficheiro que deseja descarregar e clicar nele. O seu navegador irá então pedir-lhe para guardar o ficheiro no seu computador. Uma vez descarregado o ficheiro, pode abri-lo no LibreOffice Calc ou em qualquer outro software de folha de cálculo compatível.
Abrir arquivos do LibreOffice no celular
Para abrir arquivos do LibreOffice em dispositivos móveis, você pode usar o aplicativo LibreOffice Viewer. Este aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS e permite visualizar e editar documentos do LibreOffice em qualquer lugar. Depois de instalar o aplicativo, basta abrir o documento que deseja visualizar ou editar, e o aplicativo cuidará do resto.
Se você precisa converter um arquivo ODS para um arquivo XLSX, você pode fazer isso usando o LibreOffice Calc. Basta abrir o ficheiro ODS no Calc, ir a “Ficheiro” > “Guardar como” e depois escolher “Microsoft Excel 2007-2019 XML (*.xlsx)” como tipo de ficheiro. Isto converterá o ficheiro ODS num ficheiro XLSX que pode ser aberto no Microsoft Excel ou em qualquer outro software compatível.
Um ficheiro Open Document Text ou ODT é um tipo de documento de texto criado pelo LibreOffice Writer. É um formato padrão aberto que é semelhante ao formato DOCX do Microsoft Word. Os ficheiros ODT podem ser abertos e editados no LibreOffice Writer, Microsoft Word e muitos outros programas de processamento de texto. Os ficheiros ODT são também compatíveis com diferentes sistemas operativos e plataformas, o que os torna um formato ideal para partilhar documentos.
O formato de texto predefinido no Word 2013 é Calibri, 11 pt, preto.
Para guardar um ficheiro PDF como um documento Word, terá de o converter utilizando um conversor de PDF para Word. Existem muitos conversores online gratuitos disponíveis, como o SmallPDF, que lhe permite carregar o seu ficheiro PDF e descarregá-lo como um documento Word. Em alternativa, pode utilizar o Adobe Acrobat para converter o seu ficheiro PDF num documento Word. Basta abrir o ficheiro PDF no Adobe Acrobat, clicar em Ficheiro > Exportar para > Microsoft Word > Documento Word e, em seguida, guardar o ficheiro com um novo nome.
Para abrir um arquivo no LibreOffice, pode-se seguir os seguintes passos:
1. Inicie o LibreOffice.
2. Clique no menu “Ficheiro” no canto superior esquerdo do ecrã.
3. seleccione “Abrir” no menu suspenso.
4. navegue até à pasta que contém o ficheiro que pretende abrir.
5. Clique no ficheiro para o seleccionar.
6. Clique no botão “Abrir” no canto inferior direito da janela.
Em alternativa, também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl+O” (ou “Cmd+O” num Mac) para abrir rapidamente a caixa de diálogo “Abrir” e seleccionar um ficheiro para abrir.