- Para selecionar o(s) ficheiro(s) jnlp, tem duas opções:
- (Opcional) Configure o nível de compressão desejado ao clicar na seta para baixo ao lado de “”Converter em jnlp””
- Clique em “Converter em ZIP” para iniciar a conversão.
O Java Network Launching Protocol (JNLP) é um formato de ficheiro utilizado para lançar aplicações Java a partir de um servidor Web. É uma maneira eficiente de fornecer e executar programas Java pela Internet sem a necessidade de uma instalação local. No entanto, nem todos os ficheiros podem ser convertidos para JNLP, e o processo de conversão pode ser complicado para os principiantes. Neste artigo, mostraremos como converter um arquivo para JNLP e responderemos a outras perguntas relacionadas.
Para converter um ficheiro para JNLP, é necessário ter um ficheiro Java archive (JAR) que contenha o código da aplicação, juntamente com um ficheiro JNLP que descreva os requisitos e a configuração da aplicação. Aqui estão os passos a seguir:
1. Criar um arquivo JAR: Se já tiver um ficheiro JAR, avance para o passo 2. Caso contrário, crie um ficheiro JAR que contenha o código e os recursos da aplicação. Você pode usar a ferramenta de linha de comando jar que vem com o JDK para criar um arquivo JAR. Por exemplo, para criar um arquivo JAR a partir de todos os arquivos em um diretório, execute o seguinte comando:
`jar cvf myapp.jar *`
2. Crie um arquivo JNLP: Crie um novo arquivo com extensão .jnlp e adicione o seguinte código XML:
“`
Minha Empresa
“`
Substitua os atributos codebase, title, vendor, homepage, href e main-class pelos seus próprios valores. O elemento j2se especifica a versão mínima do Java necessária para executar o aplicativo.
3. assinar o ficheiro JAR: Se o ficheiro JAR não estiver assinado, o Java Web Start apresentará uma mensagem de aviso quando o utilizador tentar iniciar a aplicação. Para assinar o ficheiro JAR, é necessário um certificado de assinatura de código de uma autoridade de certificação (CA) fidedigna. Assine o ficheiro JAR utilizando a ferramenta jarsigner que vem com o JDK. Por exemplo, para assinar o arquivo JAR com um certificado armazenado em um arquivo keystore, execute o seguinte comando:
Substitua mykeystore, mypassword, myapp.jar e myalias pelos seus próprios valores.
4. Publique os ficheiros: Carregue os ficheiros JAR e JNLP para um servidor Web acessível aos utilizadores. Certifique-se de que o atributo codebase no ficheiro JNLP aponta para o URL correcto do ficheiro JAR.
Como abrir um arquivo JAR Para abrir um arquivo JAR, é necessário ter o Java instalado no computador. Clique duas vezes no arquivo JAR ou execute o seguinte comando em um prompt de comando ou terminal:
Substitua myapp.jar pelo nome do ficheiro JAR.
Java fornece várias classes para manipulação de arquivos e diretórios, como java.io.File, java.nio.file.Files e java.nio.file.Path. A principal classe para manipular arquivos em Java é java.nio.file.Files, que fornece um rico conjunto de métodos para trabalhar com arquivos e diretórios, como criar, excluir, renomear, copiar, mover e ler/escrever arquivos.
Para executar um programa em Java, é necessário ter o Java Development Kit (JDK) instalado no computador. Escreva o código do programa num editor de texto e guarde-o com uma extensão .java. Compile o programa usando a ferramenta de linha de comando javac que vem com o JDK. Por exemplo, para compilar um programa chamado MeuPrograma.java, execute o seguinte comando:
Isso criará um arquivo de classe chamado MeuPrograma.class. Execute o programa usando a ferramenta de linha de comando java. Por exemplo, para executar o programa, execute o seguinte comando:
Substitua MeuPrograma pelo nome do seu programa.
O Google Chrome já não suporta o plug-in Java desde a versão 45. Se ainda precisar de utilizar Java no Chrome, pode utilizar um navegador alternativo que suporte Java, como o Internet Explorer, o Firefox ou o Safari.
Que navegador suporta Java
A partir de 2021, apenas o Internet Explorer e o Safari suportam plug-ins Java. No entanto, o Java Web Start, que utiliza o formato de ficheiro JNLP, pode ser utilizado para iniciar aplicações Java em qualquer navegador que suporte Java.