Um cartão micro SD corrompido pode ser uma verdadeira dor de cabeça para quem armazena dados importantes nele. A boa notícia é que a formatação do cartão pode muitas vezes resolver o problema. Aqui está como formatar um cartão micro SD corrompido:
Passo 1: Conecte o cartão micro SD ao seu computador usando um adaptador. Certifique-se de que o seu computador o reconhece.
Passo 2: Abra o explorador de ficheiros do seu computador e clique com o botão direito do rato no cartão micro SD. Seleccione “Formatar”.
Passo 3: Escolha o sistema de ficheiros que pretende utilizar. Se estiver a utilizar o cartão micro SD para uma câmara ou outro dispositivo, escolha FAT32. Se o estiver a utilizar para um telemóvel ou tablet, escolha exFAT.
Passo 4: Clique em “Iniciar” para começar a formatar o cartão. Aguarde a conclusão do processo antes de desligar o cartão.
Se os passos acima não funcionarem, existem algumas outras coisas que pode tentar. Em primeiro lugar, verifique se o cartão micro SD tem um interruptor físico de protecção contra escrita. Se tiver, certifique-se de que está desligado.
Se o cartão micro SD ainda estiver protegido contra escrita, pode desactivar a protecção contra escrita através do Editor de Registo do Windows. Siga estes passos:
Passo 2: Digite “regedit” e prima enter para abrir o Editor do Registo.
Passo 4: Faça duplo clique na chave “WriteProtect” e altere o valor de 1 para 0.
Passo 5: Clique em “OK” e saia do Editor do Registo.
Se estiver a ter problemas com um bloqueio de telemóvel, o processo para o desactivar dependerá do tipo de bloqueio. No caso de um bloqueio por PIN ou padrão, deverá ser possível desactivá-lo através das definições do telemóvel. No caso de um bloqueio por impressão digital ou reconhecimento facial, poderá ser necessário apagar todas as impressões digitais ou dados de reconhecimento facial armazenados.
Para activar um cartão de memória, basta inseri-lo no dispositivo com o qual o pretende utilizar. Se o dispositivo reconhecer o cartão, deve poder começar a utilizá-lo de imediato.
Se se esqueceu da palavra-passe do seu cartão de memória, poderá ter de utilizar uma ferramenta de recuperação de palavra-passe. Existem várias ferramentas gratuitas disponíveis online que podem ajudá-lo a recuperar a sua palavra-passe.
Finalmente, para desbloquear um cartão Santander SX por telemóvel, terá de contactar o serviço de apoio ao cliente do Santander. Eles devem ser capazes de lhe fornecer os passos necessários para desbloquear o seu cartão.
Em conclusão, a formatação de um cartão micro SD corrompido é um processo simples que muitas vezes pode resolver o problema. Se tiver problemas com a protecção contra escrita ou com os bloqueios do telefone, existem medidas que pode tomar para os desactivar. E se se esqueceu da palavra-passe do seu cartão de memória ou precisa de desbloquear um cartão Santander SX, existem soluções disponíveis. Com um pouco de paciência e persistência, pode voltar a pôr o seu cartão micro SD a funcionar num instante.
Para formatar uma pen USB Sandisk, pode seguir estes passos:
1. Insira a pen USB Sandisk na porta USB do seu computador.
2. Abra “O Meu Computador” ou “Este PC” no seu computador.
Encontrar a pen USB Sandisk na lista de unidades e clicar com o botão direito do rato sobre a mesma.
Seleccione “Format” (Formatar) no menu pendente.
5. na janela Format (Formatar), seleccione o tipo de sistema de ficheiros que pretende utilizar (normalmente NTFS ou FAT32).
6. Escolha se pretende efectuar uma formatação rápida ou uma formatação completa. Uma formatação rápida é mais rápida, mas pode não apagar completamente os dados, enquanto uma formatação completa apaga todos os dados na unidade USB.
7. Clique em “Start” (Iniciar) para iniciar o processo de formatação.
8. Aguardar a conclusão do processo e clicar em “OK” para fechar a janela.
Para remover o atributo só de leitura de uma unidade flash, pode tentar os seguintes passos:
1. Insira a unidade flash no seu computador.
2. Abra o Explorador de Ficheiros e clique com o botão direito do rato na unidade flash.
3. seleccione “Propriedades” no menu pendente.
Clique no separador “Segurança” e, em seguida, clique em “Editar”.
5. Clique na sua conta de utilizador e assinale a caixa junto a “Controlo total”.
6. Clique em “Aplicar” e depois em “OK” para guardar as alterações.
Se os passos acima não funcionarem, pode tentar usar o Prompt de Comando para remover o atributo só de leitura. Abra o Prompt de Comando como administrador e digite o seguinte comando: attrib -r -s -h /s /d X:*.* (substitua X pela letra da unidade flash).
Se nenhum destes métodos funcionar, a pen pode estar permanentemente protegida contra escrita e não pode ser alterada.
Para desbloquear o cartão de memória de um telemóvel Samsung, pode tentar introduzir a palavra-passe predefinida, que normalmente é “0000” ou “1234”. Se isso não funcionar, pode tentar utilizar um leitor de cartões para ligar o cartão de memória a um computador e depois utilizar um software especializado para o desbloquear. Em alternativa, pode formatar o cartão de memória, o que apagará todos os dados nele contidos, mas também removerá qualquer palavra-passe de bloqueio. Pode utilizar os passos descritos no artigo “Como formatar um Micro SD corrompido: um guia completo” para formatar correctamente o cartão de memória.