O que é o burn-in da TV?
O burn-in de TV é um fenómeno que ocorre quando uma imagem estática é apresentada no ecrã durante um período prolongado. É mais comum em modelos mais antigos de televisores que utilizam tecnologia de plasma ou CRT. A tecnologia LCD e OLED é menos propensa a este problema. O burn-in ocorre quando os fósforos que criam a imagem no ecrã ficam desgastados devido a uma utilização prolongada.
Como remover o efeito Burn-in do televisor?
Existem várias formas de remover o efeito burn-in do televisor. O primeiro método consiste em utilizar uma ferramenta de actualização de pixels incorporada em alguns modelos de TV. Esta ferramenta funciona fazendo piscar uma série de cores no ecrã para actualizar os pixels e remover qualquer efeito de burn-in. Para utilizar esta ferramenta, aceda ao menu de definições do seu televisor e procure a opção de actualização de pixels. Siga as instruções no ecrã para executar a ferramenta.
Outra forma de remover o efeito de burn-in do televisor é utilizar uma ferramenta de software de terceiros. Estas ferramentas foram concebidas para remover o efeito burn-in do ecrã do televisor. Uma dessas ferramentas é o PixelHealer, que está disponível gratuitamente online. Para utilizar esta ferramenta, ligue o televisor ao computador e execute o software. Siga as instruções no ecrã para remover o burn-in do ecrã do televisor.
Se os métodos acima referidos não funcionarem, pode também tentar utilizar um vídeo de ruído branco. Este vídeo funciona através da apresentação de uma série de cores aleatórias no ecrã para refrescar os pixéis e remover qualquer burn-in. Para utilizar este método, procure um vídeo de ruído branco online e reproduza-o no seu televisor. Deixe o vídeo a correr durante várias horas para eliminar o burn-in.
Em conclusão, o burn-in do televisor pode ser frustrante para os telespectadores, mas não é o fim do mundo. Existem várias formas de remover o efeito burn-in do ecrã do televisor. Utilize uma ferramenta de actualização de píxeis, uma ferramenta de software de terceiros ou um vídeo de ruído branco para remover o efeito burn-in do ecrã do televisor.