Portanto, porque é que sempre que ligo o PC aparece a verificação do disco?
Por vezes, quando liga o computador, pode ver uma mensagem que diz “Verificação e reparação da unidade”. Isto significa que a verificação do disco está a ser efectuada automaticamente. Isto pode acontecer se o computador não tiver sido desligado correctamente ou se tiver havido uma falha de energia enquanto o computador estava a funcionar. Quando isto acontece, o Windows executa automaticamente uma verificação do disco para se certificar de que não ocorreram erros.
Quantas fases tem a verificação do disco?
A verificação do disco tem várias fases. A primeira fase é a verificação do “sistema de ficheiros”, que verifica a integridade do sistema de ficheiros na unidade. A segunda fase é a verificação da “superfície do disco”, que verifica se existem erros na superfície física do disco. Esta fase pode demorar muito tempo a ser concluída, especialmente se existirem muitos sectores defeituosos na unidade. A terceira e última fase é a verificação do “ficheiro”, que verifica se existem erros nos ficheiros individuais da unidade.
Qual é o objectivo da verificação do disco?
O objectivo da verificação do disco é detectar e corrigir erros no disco rígido. Estes erros podem ocorrer devido a uma variedade de razões, tais como cortes de energia, falhas de software e falhas de hardware. Se estes erros não forem corrigidos, podem causar perda ou corrupção de dados, o que pode ser muito problemático. A verificação do disco é uma ferramenta importante que pode ajudar a evitar a ocorrência destes problemas.
Como é que verifico o disco rígido a partir da linha de comandos?
1. Abra o prompt de comando como um administrador.
2. Digite “chkdsk” seguido da letra da unidade que deseja verificar (por exemplo, “chkdsk C:”).
3. pressione Enter.
Isto irá executar a verificação do disco na unidade especificada. Também é possível adicionar opções adicionais ao comando para personalizar a verificação (por exemplo, “chkdsk C: /f” irá corrigir quaisquer erros encontrados).
Ali, quanto tempo é que o chkdsk f demora?
O tempo que o chkdsk f demora a concluir depende de vários factores, como o tamanho do disco rígido, o número de erros encontrados e a velocidade do computador. Geralmente, uma verificação de disco pode demorar entre alguns minutos e várias horas. No entanto, se existirem muitos erros na unidade ou se a unidade for muito grande, pode demorar mais tempo a ser concluída. É importante ser paciente e deixar a verificação do disco seguir seu curso, pois interromper o processo pode causar mais problemas.
Quando aparece a mensagem “Preparar Reparação Automática”, significa que o computador está a ter problemas em arrancar. Para corrigir este problema, pode tentar arrancar o computador no Modo de Segurança e executar uma verificação de vírus. Também pode tentar executar a ferramenta Reparação do Arranque do Windows, que pode ajudar a corrigir quaisquer problemas que estejam a impedir que o computador arranque correctamente. Se estes métodos não funcionarem, poderá ser necessário reinstalar o sistema operativo ou procurar a ajuda de um técnico profissional.
Para remover a verificação do disco ao iniciar o PC, pode utilizar a Linha de Comandos para executar um comando que desactiva a verificação do disco. Abra o Prompt de Comando como administrador e digite “chkntfs /x C:” (sem aspas) e pressione Enter. Esse comando excluirá a unidade C da verificação de disco durante a inicialização. Se pretender excluir outras unidades, substitua C pela letra da unidade que pretende excluir. Tenha em atenção que desactivar a verificação do disco pode aumentar o risco de corrupção de dados e outros problemas, pelo que é recomendável deixar a verificação do disco ser executada se for solicitada durante o arranque.
Para executar o chkdsk antes de iniciar o Windows 7, terá de iniciar o seu computador utilizando o disco de instalação do Windows ou um disco de reparação do sistema. Depois de iniciar o computador com o disco, seleccione a opção “Reparar o computador” e, em seguida, seleccione “Linha de comandos”. A partir da linha de comandos, pode executar o comando chkdsk com os parâmetros adequados para verificar e reparar quaisquer erros no disco.